Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Profissional é responsável por diagnosticar e tratar doenças não cirúrgicas em adultos

Clínico Geral

Profissional é responsável por diagnosticar e tratar doenças não cirúrgicas em adultos

Qual a função do clínico geral?

Normalmente, o clínico geral é o primeiro profissional de saúde a ser acionado para tratar questões mais urgentes em emergências médicas, para esclarecer possíveis dúvidas e avaliar sintomas diversos em consultas de rotina, por exemplo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), esse especialista está apto para diagnosticar e tratar mais de 80% dos problemas de saúde, ou seja, todas as doenças que não necessitam de alguma intervenção cirúrgica, exceto as relacionadas a ginecologia e obstetrícia, levando sempre em consideração as necessidades do paciente.

O clínico geral também é responsável por solicitar check-ups médicos, o que é essencial para a medicina preventiva. Para isso, o profissional prescreve uma bateria de exames capaz de detectar diferentes problemas de saúde. Conforme os resultados desses testes, é possível que ele encaminhe o paciente para a especialidade mais capacitada para tratar corretamente a doença em questão.

Saiba mais sobre a importância do check-up com o Dr. Fábio P. Giannini

Quais as principais doenças tratadas?

Dentre as diversas doenças que o clínico geral trata, as mais comuns são:

Qual a diferença entre um médico da família, médico generalista e clínico geral?

Popularmente, as funções do clínico geral tendem a ser confundidas com as do médico da família e com as do médico generalista. Entretanto, para a regulamentação, as características e papéis de cada um são diferentes. Entenda cada um deles

Médico generalista

É todo profissional que se formou na faculdade de Medicina, que ainda não passou pela residência em clínica médica e não se especializou em nenhuma área. Ele tem autorização para atuar pelo CRM e pode exercer a profissão, mas para ser chamado de especialista, precisa passar por alguma especialização.

Clínico Geral

É o profissional formado na faculdade de Medicina, que fez a especialização em Clínica Médica (conhecida como medicina interna) e obteve registro da especialidade pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

A sua atuação é centrada no cuidado do paciente adulto e abrange desde a atenção básica até funções no ambiente hospitalar. O foco do clínico está no tratamento dos sintomas mais urgentes que o paciente apresenta durante a consulta e na promoção de acompanhamento para a prevenção de doenças. Além disso, colabora com outros especialistas no tratamento de condições preexistentes do paciente.

Médico da família

Este é o profissional que, após a faculdade de Medicina, se especializou em Medicina da Família e Comunidade. Diferente do clínico geral, o médico da família atende crianças, gestantes e adultos, mas seu foco é maior na atenção básica. Seus atendimentos são mais individualizados e costumam se aprofundar na situação de cada paciente, seus hábitos e histórico familiar.

Quando procurar um clínico geral?

A consulta com o clínico geral deve acontecer sempre quando um sintoma for notado. Hoje em dia, muitas pessoas buscam por especialistas específicos quando detectam algum sintoma, mas nosso corpo é um organismo muito complexo e nem sempre a origem do problema é onde aparenta ser.

Por isso, consultar um clínico geral ajudará a iniciar uma investigação mais precisa e, dependendo do estágio da doença, esse especialista também está apto para diagnosticar e prescrever tratamentos.

Dito isso, é possível procurar um clínico geral em casos de:

  • Exames de rotina
  • Check-ups
  • Prevenção de doenças
  • Quando apresentar sintomas relacionados ao sistema gastrointestinal, respiratório, cardíaco, muscular e neurológico
  • Orientação nutricional
  • Avaliação médica antes de iniciar uma atividade física

O papel do clínico geral é oferecer os primeiros cuidados em ambulatórios e prontos-socorros, priorizando casos de emergência. É importante ressaltar que esse profissional não realiza intervenções cirúrgicas e não atende situações em que é necessário o conhecimento de um especialista, como na ginecologia e obstetrícia.

Quando a complexidade do caso demanda uma avaliação mais profunda, o clínico geral encaminha o paciente para um especialista adequado.

Como é a consulta com o clínico geral?

O profissional especializado nessa área da medicina consegue atuar em diversas frentes, tanto no setor público, quanto no setor privado, e está presente em hospitais, ambulatórios e, mais recentemente, na telemedicina. Esta modalidade agiliza o atendimento para sintomas urgentes, que demandam tratamento imediato e não apresentam alta complexidade.

No pronto atendimento, o clínico assume o papel de ajudar os pacientes em situações leves, como resfriados, até condições mais graves, como um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Suas principais responsabilidades nesse ambiente incluem realizar a triagem e avaliação inicial do paciente, indicando a gravidade dos sintomas para determinar a ordem de atendimento, estabilizações de emergências e orientações em relação ao tratamento, cuidados pós-atendimento, prescrição de medicamentos e possíveis complicações. Se necessário, fará o encaminhamento para outro especialista.

No consultório, o especialista atende seus pacientes de forma integral. Nesses casos, o clínico executa a anamnese, levando em consideração o histórico familiar, sintomas apresentados e exame físico, para, assim, diagnosticar e prescrever um tratamento.

Ele também monitora condições crônicas, ajustando medicamentos ou terapias conforme as necessidades de cada paciente. Costuma solicitar exames de rotina para fazer cuidados preventivos, orienta e aconselha o paciente e, quando necessário, encaminha para outros profissionais como cardiologistas, neurologistas, psicólogos, entre outros.

Quais exames o clínico geral solicita?

Como o papel do clínico geral é abrangente, ele também é capaz de solicitar uma ampla gama de exames, desde os mais simples, até os mais complexos. Por exemplo:

Por possuir habilidades em diversas áreas, o esse especialista pode identificar e diagnosticar muitas doenças. No entanto, antes de fazer qualquer intervenção, o médico analisa individualmente cada caso e o tratamento ideal para cada paciente é determinado por uma série de fatores, envolvendo a prescrição de medicamentos ou a recomendação de outros profissionais.

Quanto custa uma consulta com clínico geral?

Na Vale Saúde, uma consulta com um clínico geral custa a partir de R$ 70,00*!

Além de consultas presenciais, você também pode marcar via telemedicina (videochamada pelo aplicativo Vale Saúde) com mais de 60 especialidades.

Escolha a assinatura da Vale Saúde, cuide da sua saúde e aproveite os benefícios disponíveis para você e sua família.

Labirintite

Colesterol

Astigmatismo

Neoplasia pulmonar

Rubéola

Câncer no fígado

Botulismo

Alergia

Bicho geográfico

Lipodistrofia

Endometriose

Nefrite

Gripe

Câncer

Ansiedade

Alzheimer

Apneia do sono

Hérnia de Hiato

Prisão de Ventre

Hérnia de Disco

Choque anafilático

Zika

Enxaqueca

Endocardite

Hemorroidas

Linfoma

Sudorese

Catapora (varicela)

Costocondrite

Menopausa

Cisto na Mama

Resfriado

Arritmia

Asperger

Apendicite

Língua geográfica

Hipermetropia

Herpes Zóster

Monilíase

Febre Tifoide

Varíola dos Macacos

Vasculite

Cirrose

Aterosclerose

Tontura

Anemia falciforme

Autismo Leve

Bradicardia

Uretrite

Sarna

Hérnia epigástrica

Hipotensão Arterial

Câncer de Pulmão

Taquicardia

Caxumba

Esclerodermia

Desmaio

Rinite

Insuficiência Cardíaca

Miosite

Gastroenterite

Cólica abdominal

Eczema

Malária

Meningite

Alcoolismo

Febre Amarela

Dor de garganta

TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo)

AVC

Insuficiência renal

Infecção Bacteriana

Esofagite

Chikungunya

Lúpus

Vitiligo

Artrite

Albinismo

Pneumonia

Miocardite

Leptospirose

Convulsão

Faringite

Tétano

Enterobíase

Obesidade

Paralisia de Bell

Diabetes

Sinusite

Câncer de pele

Virose

Vertigem

Sopro no coração

Hepatite

Tendinite

Vômito

IST (Infecção Sexualmente Transmissível)

Doença de Chagas

Sífilis

Microcefalia

Síndrome de Burnout

Anorexia Nervosa

Náusea

Derrame pleural

Embolia Pulmonar

Colite

Sarcoidose

Cálculo Renal (pedra no rim)

Terçol

Problemas de coluna

Falta de Ar

Pancreatite

Insônia

Neuralgia do Trigêmeo

Doença de Crohn

Psoríase

Hipertensão

Depressão

Bronquite

Melasma

Candidíase

Osteomielite

Síndrome do Pânico

Unha encravada

Infarto

Doença Celíaca

Estrabismo

Cólera

Insolação

Talassemia

Aneurisma

Enfisema Pulmonar

Amigdalite

Febre Maculosa

Leucoplasia

Hipotireoidismo

Dor de cabeça

Encefalite

Anemia

Acne

Herpes labial

Sedentarismo

Covid-19

Febre Reumática

Gastrite

Hipertireoidismo

Osteoporose

Azia

Micose

Pielonefrite

Neuropatia

Diarreia

Gota

Asma

Glaucoma

Queda de cabelo

Febre

Bursite

Epilepsia

Sarampo

Urticária

Síndrome de Guillain-Barré

Icterícia

Dor na nuca

Angina

Incontinência urinária

Tuberculose

Tricomoníase

Dengue

Sintomas de HIV

Otite

Infecção urinária

Nevralgia

Artrose

Varíola

Úlcera

Enterorragia

Toxoplasmose

Refluxo

Xantelasma

Trombose

Quando devo procurar um clínico geral?

A missão do clínico geral é realizar um atendimento inicial em ambulatórios e prontos-socorros, principalmente em casos de emergência, em que o paciente apresente febre, falta de ar, taquicardia, sangramentos, entre outros.

Sintomas urgentes, como cortes, picadas ou mordidas de animais, desmaios, fraturas, entre outros, também devem ser primeiramente analisados por um clínico geral, que irá verificar a necessidade de encaminhamento para um médico especialista.

Qual a diferença de um médico de família para um clínico geral?

Embora o médico de família e o clínico geral exerçam funções semelhantes, para ser categorizado como um médico de família, é preciso ter feito residência na área e/ou realizado uma prova para ser titulado na especialização de Medicina de Família e Comunidade.

Já o clínico geral é definido, no Brasil, como um médico com residência em clínica médica. Ele consegue atender os mesmos pacientes que um médico de família, mas a diferença está, principalmente, na forma do atendimento, já que o médico familiar mantém o foco muito mais em uma experiência individual e mais aprofundada na situação de cada paciente, hábitos e histórico familiar, enquanto o clínico foca no tratamento dos sintomas urgentes que estão sendo apresentados pelo paciente adulto no momento da consulta, como também promovendo o acompanhamento para a prevenção de doenças e atuando em parceria com outros especialistas no caso de doenças preexistentes.

Quanto custa uma consulta com um Clínico Geral?

O clínico geral é o médico responsável por acompanhar pacientes com os mais diversos sintomas e indicar a um especialista, se for necessário.

Na Vale Saúde, uma consulta com um clínico geral custa a partir de R$ 70,00*!

Além de consultas presenciais, você também pode marcar via telemedicina(videochamada pelo aplicativo Vale Saúde) com qualquer especialidade que faça parte da nossa rede de atendimento.

Lembre-se que consultas com clínico geral particulares custam, em média, entre R$ 250,00 e R$ 300,00. E em rede pública, o SUS (Sistema Único de Saúde) podem demorar muito tempo, por conta das grandes esperas.

Escolha a assinatura da Vale Saúde, cuide da sua saúde e aproveite os benefícios disponíveis para você e sua família.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Moções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil