Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Zika

Infecção pelo vírus Zika pode causar febre e vermelhidão na pele e nos olhos

O que é a infecção pelo Zika vírus?

A infecção causada pelo Zika vírus ocorre pela picada de um mosquito contaminado. No Brasil, esse mosquito é o Aedes aegypt, que também é o responsável pela transmissão da dengue e da chikungunya.

O vírus foi batizado com esse nome por ter sido encontrado a primeira vez na floresta Zika, em Uganda. No início de 2015, os primeiros casos da doença foram identificados no Brasil e pesquisadores indicam que o motivo foi a Copa do Mundo de 2014, que trouxe vários turistas para o país.

Além da picada do mosquito, pesquisas também indicam que a infecção pelo Zika vírus pode ser transmitida por meio de relações sexuais, mesmo que a pessoa contaminada não demonstre sintomas da doença.

Outro meio de contaminação pode acontecer da gestante para o feto no momento da gestação. Casos de microcefalia e outras má formações estão fortemente relacionadas com esse meio de transmissão do vírus.

Quais são os principais sintomas?

  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Dores nas articulações
  • Manchas vermelhas na pele
  • Coceira pelo corpo
  • Vermelhidão nos olhos

Devemos citar que 80% dos casos não chegam a apresentar sintomas e, no geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas tendem a desaparecer sozinhos, entre 3 a 7 dias após o início da contaminação.

Como tratar os sintomas de Zika vírus?

Ainda não existe um tratamento, nem uma vacina contra a infecção do Zika vírus. Em caso de sintomas, é recomendado ir ao médico, que irá receitar analgésicos para as dores e a febre.

Assim como a dengue, na suspeita da doença, não é indicado tomar medicamentos com base de ácido acetilsalicílico (AAS) e outros anti-inflamatórios, pois podem aumentar o risco de complicações hemorrágicas.

A hidratação oral e intravenosa, assim como o repouso e uma alimentação saudável, é essencial para que o organismo se recupere mais rápido da doença.

Como se prevenir da doença?

Como o vírus Zika é transmitido pela picada do Aedes aegypt, o melhor método de prevenção é evitar a proliferação do mosquito, que acontece principalmente em meses de verão e de chuva.

Por isso, devemos ter atenção ao acúmulo de água em latas, embalagens, pneus, vasos de plantas, garrafas e copos plásticos, caixas d’água e cisternas descobertas, entre outros locais onde se desenvolvem as larvas do inseto.

Em épocas de chuva (geralmente no início do ano), nossa atenção deve ser redobrada. Também é indicado colocar tela em janelas para impedir a entrada dos mosquitos nos cômodos das casas e utilizar repelente diariamente.

Assine e agende uma consulta

Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora:

Especialistas mais indicados para o tratamento

Clínico Geral

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Moções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil