Alcoolismo
Alcoolismo ou Síndrome de Dependência do Álcool é uma doença caracterizada pela dependência de bebidas alcoólicas
Consulta presencial com psiquiatra
A PARTIR DE
R$ 60*Consulta online com psicólogo
A PARTIR DE
R$ 53*Desconto em medicamentos
ATÉ
60%O que é alcoolismo?
O alcoolismo é uma doença causada por vários fatores, caracterizada pelo vício em álcool. Na realidade brasileira, é comum que adolescentes iniciem o consumo de bebidas alcoólicas antes dos 17 anos.
Tanto o uso do álcool quanto do tabaco são mais frequentes por serem drogas permitidas e incentivadas. Entretanto, o consumo excessivo e progressivo pode trazer danos à saúde física e social das pessoas.
Quais são os principais sintomas do alcoolismo?
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência é o conjunto de comportamentos que se desenvolvem após consumo repetitivo de uma droga, associados ao forte desejo de consumir a substância, fazendo com o que o indivíduo a use persistentemente, apesar das consequências negativas.
Além disso, o paciente dá maior prioridade ao uso da droga em detrimento de outras atividades e obrigações, causando aumento da tolerância.
Quais complicações ocorrem por conta do alcoolismo?
Os efeitos do álcool que geram danos à saúde podem ocorrer a partir de um episódio de consumo excessivo, mesmo que a pessoa não beba com frequência. As doenças indiretamente provocadas pelo consumo do álcool são:
- Câncer hepático (de fígado), de estômago e de mama
- Deficiências nutricionais
- Doenças neurológicas
- Cirrose
- Hepatite
- Agravamento de doenças psiquiátricas como ansiedade e depressão
- Síndrome alcoólica fetal
- Consequências de acidentes provados pelo álcool
Para alertar sobre os riscos do consumo de álcool e outras drogas, criou-se o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.
Qual a principal causa do alcoolismo?
O alcoolismo e suas consequências possuem fatores múltiplos, relacionados a:
- Fatores sociais, como renda e nível de estudo
- Psicológicos, como sintomas de depressão ou ansiedade
- Biológicos, como idade e familiares alcoolistas
Um estudo da Secretaria da Saúde de Porto Alegre mostrou que, em uma amostra de 129 pacientes alcoolistas, 84,4% eram do sexo masculino e 25,6% do feminino, sendo que a maioria era fumante (67%).
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) aponta que padrões de masculinidade podem ser alguns dos fatores que influenciam no consumo de álcool. Segundo a Organização, homens podem assumir comportamentos de risco, como dependência de álcool ou de tabaco, para se encaixar nesses padrões. Como consequência, acontecem prejuízos nas relações pessoais do dependente, como família e amizades.
Como é feito o diagnóstico do alcoolismo?
Existem diversos impedimentos para diagnosticar o alcoolismo, assim como tratar e encaminhar aos serviços de saúde os pacientes que apresentam problemas resultantes do consumo de álcool. Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce da dependência do álcool tem papel fundamental no resultado do tratamento.
Um dos fatores que prejudica a identificação da dependência é que, geralmente, o indivíduo procura cuidados médicos para tratar somente as consequências do vício em álcool (como câncer, cirrose e hepatite), e não a causa.
Alcoolismo tem cura? Como é feito o tratamento?
Existe uma crença incorreta de que alcoolismo não tem cura. Para o Ministério da Saúde, é preciso uma abordagem multiprofissional para auxiliar no tratamento do alcoolismo, que deve contar com o acolhimento dos profissionais de saúde e evitar a culpabilização do paciente.
Os profissionais que podem fazer parte do tratamento vão desde clínicos gerais a psicólogos, passando por enfermeiros, psiquiatras e outros profissionais especialistas. Para quem desenvolve câncer, será necessário acompanhamento de um oncologista. Com fins de monitoramento dos problemas relacionados ao fígado, o indicado é fazer consultas periódicas com o hepatologista.
Além disso, o Brasil é um dos países com maior número de grupos de Alcoólicos Anônimos (AA) no mundo. As reuniões dos grupos proporcionam aos seus membros a oportunidade de olharem para suas condutas e entenderem melhor o problema do alcoolismo, a partir do compartilhamento de depoimentos pessoais.
Essas partilhas narram experiências vividas antes e depois da entrada no AA, para que assim, os participantes, se ajudem mutualmente na recuperação do alcoolismo.
Cada grupo de AA possui seus próprios ritos, que podem ser encontros, reuniões temáticas, festas comemorativas, entre outros. Assim, o indivíduo alcoolista pode, através do resgate de sua responsabilidade, reorganizar os sentidos de suas experiências e mudar suas ações.
Assine e agende uma consulta
Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora: