Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Artrite

Inflamações nas articulações do nosso corpo causam dores

Consulta presencial com ortopedista

A PARTIR DE

R$ 60*

Consulta online com ortopedista

A PARTIR DE

R$ 105*

Desconto em medicamentos

ATÉ

35%

O que é Artrite?

A artrite ou osteoartrite é uma doença que causa inflamação nas articulações, causando dores e limitações na movimentação do corpo. Ela pode afetar qualquer articulação, porém é mais comum nas mãos, joelhos e quadris.

O termo artrite é uma forma simplificada de se referir a muitas doenças que estão relacionadas a uma inflamação da articulação. Art quer dizer articulação e ite se refere a inflamação. Então, existem várias doenças que podem causar essa inflamação na articulação.

Quando falamos em artrite, pensamos na artrite clássica que dá em pessoas mais velhas, mas existem outros tipos e outras doenças que levam a esse tipo de problema.

Independente de qual doença esteja causando artrite, os sintomas geralmente são bem parecidos, que em geral é inchaço, dor, rigidez na articulação e vermelhidão.

A artrite é um problema de saúde muito comum que pode afetar qualquer pessoa, mas existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Quais os sintomas da Artrite?

Um dos principais sintomas da artrite é dor nas articulações do corpo, mas existem outros sintomas da doença que podem surgir em qualquer pessoa independentemente da idade. São eles:

  • Rigidez nas articulações e dificuldade para movimentar o corpo
  • Vermelhidão no local
  • Inchaço nas articulações
  • Dores, que podem ser intensas

Quais os tipos de artrite?

Artrite degenerativa

O tipo de artrite mais comum é a que está relacionada a idade, chamada de artrite degenerativa. A articulação com o tempo se desgasta, porque existe uma capa que protege nossos ossos e nossas articulações. Com o tempo essa capa fica mais fina e perde o efeito de proteção. Por isso que a pessoa com artrite sente dor.

Artrite psoriática

É uma artrite que atinge pessoas que tem psoríase, lesões avermelhadas e escamosas que aparecem nos joelhos, couro cabeludo e cotovelos. Ela é considerada grave quando atinge as articulações em mais de 5 lugares ao mesmo tempo.

Artrite inflamatória

A artrite inflamatória está relacionada com doenças autoimunes (mau funcionamento do sistema imunológico), como lúpus e artrite reumatoide, que faz com que o nosso próprio corpo ataque as articulações por conta dessas doenças, inflamando as articulações.

Artrite infecciosa ou séptica

É quando nosso corpo é invadido por bactérias ou fungos, como, hepatite C ou gonorreia. Essas bactérias podem atacar as articulações causando os sintomas da artrite.

Artrite reativa

É chamada de reativa por que é causada por uma reação a infecções no corpo, inflamações nas articulações e dos ligamentos.

Artrite metabólica

Artrite metabólica, mais conhecida como gota, é o tipo de artrite causada por acúmulo de ácido úrico no corpo. Esse ácido úrico, se acumula na articulação causando inchaço, vermelhidão, rigidez e dor.

Como diagnosticar a Artrite?

Para diagnosticar a artrite, é necessária uma avaliação médica no reumatologista ou ortopedista a partir dos sintomas apresentados pelo paciente.
Além do exame médico, é importante também fazer um raio-X ou um exame de laboratório para ser verificado o tipo de artrite para um tratamento mais eficaz.

Tem como prevenir a Artrite?

Existem alguns hábitos que ajudam a prevenir a artrite. São eles:

Manter bons hábitos alimentares

Uma dieta balanceada é fundamental para garantir que seu corpo funcione bem e absorva todos os nutrientes necessários para construção e bom funcionamento dos músculos e articulações.

Praticar exercícios físicos regularmente

Não é novidade que praticar exercícios físicos previne doenças e mantém um envelhecimento saudável. Para prevenir a artrite, é importante que mantenha regularmente em sua rotina: caminhar, alongar, andar de bicicleta, nadar ou fazer hidroginástica.
Se houver quaisquer desconfortos nas articulações, peça orientação médica para continuar a se exercitar.
Vale lembrar que o excesso de peso também está relacionado com quadros de inflamação nos joelhos e nos quadris, o que deixa mais claro a importância do exercício físico regular.

Dormir bem

Dormir bem ajuda a prevenir a artrite, porque a qualidade do sono está diretamente relacionada ao bom funcionamento do sistema imunológico. Um bom repouso físico e mental durante a noite ajuda o organismo a resistir de infecção ou inflamação, por exemplo.

Não fumar

Fumar é um hábito que causa muitos danos à saúde e que afeta pulmões, coração, rins e vários outros órgãos, podendo aumentar o risco de desenvolver artrite.

O que causa artrite?

Uma das causas da artrite é o desgaste natural das articulações, porém ela pode ser causada também por excesso de peso, traumatismo, fator genético ou bactérias e vírus.

E para saber ao certo o que está causando, é muito importante que um médico acompanhe do diagnóstico até o tratamento.

Existe tratamento para a artrite?

Atrite não tem cura, mas existe tratamento que vai depender do que causou a doença. Mas, em geral, o indicado é procurar um médico para que ele indique corretamente o tratamento, porque cada caso deve ser tratado de acordo com os sintomas.
As formas mais comuns de se tratar atrite, são:

Fisioterapia

Pode ajudar o paciente a aliviar as inflamações nas articulações e ajudar nos movimentos do corpo.

Remédios

Os remédios que podem ser receitados por um médico ortopedista ou clínico geral são: ibuprofeno, paracetamol ou pomadas com piroxicam e cetoprofeno.

Tratamentos naturais

É natural que o paciente faça esse tipo de tratamento para complementar o que já foi recomendado por um médico. Um ótimo tratamento natural para artrite é tomar chás e infusões de gengibre e açafrão.

Cirurgia

A cirurgia para artrite é para casos mais extremos, quando a articulação já está muito desgastada. Lembre-se de consultar um médico especialista para que seja tratado da forma correta.

Assine e agende uma consulta

Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora:

Especialistas mais indicados para o tratamento

Clínico Geral

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil