Vale Saúde - Logomarca

Náusea

Sensação de mal-estar no estômago acompanha ânsia de vômito e pode ser sintoma de doenças graves

O que é náusea?

A náusea, também conhecida como enjoo, é caracterizada por uma sensação de dor ou mal-estar na região do estômago que é acompanhada de ânsias de vômito. O vômito, nesses casos, é comum, mas o paciente pode sentir apenas desconforto na barriga.

Mesmo que os principais sintomas da náusea surjam no estômago, essa reação está diretamente ligada ao cérebro, em uma região que é chamada popularmente como “centro do vômito”, localizada no sistema nervoso.

Existem várias causas para ficar enjoado e nem sempre é um sinal da alerta. Muitas pessoas sentem náuseas devido à sensibilidade ao movimento e podem passar mal em aviões, carros, ônibus ou navios, por exemplo.

No entanto, a náusea também pode ser uma reação do cérebro a estímulos de doenças como labirintite, viroses e gastrite, além de indicar casos de gravidez, por exemplo.

Quais são os principais sintomas da náusea?

Além do desconforto e da ânsia de vômito, a náusea também pode incluir:

O que causa náusea?

A náusea pode ser causada por diferentes motivos, preocupantes ou não. Por isso, nem sempre é necessário procurar atendimento médico, a não ser que seja um sintoma recorrente e mais agressivo.

Algumas doenças que podem causar náusea incluem:

A náusea ainda pode ser sinal de quadros mais graves, como apendicite, AVC, esclerose múltipla, câncer, infarto e meningite. Ao mesmo tempo, existem pessoas mais sensíveis, que sentem enjoos com aromas fortes, como o de alguns perfumes, e até mesmo com imagens que podem ser consideradas nojentas.

O estresse emocional também é uma causa para as náuseas. Isso acontece porque o trato digestivo está diretamente ligado ao sistema nervoso. Dessa forma, ao sentir estresse e ansiedade, o organismo libera na corrente sanguínea hormônios como adrenalina, noradrenalina e cortisol, que afetam rapidamente o estômago, causando enjoos, vômitos e até diarreia.

Em mulheres que estão em período fértil, a náusea pode ser sintoma de uma possível gravidez. O enjoo em grávidas é normal especialmente no primeiro trimestre de gestação, com maior incidência no período da manhã.

Outras razões comuns para enjoos são:

Quando devo procurar ajuda médica?

Muitas vezes, a náusea desaparece sozinha em poucas horas. Mesmo que o paciente vomite, não é um sinal de alerta. No entanto, é sempre bom ter atenção e, se a pessoa apresentar vômitos de 24 a 48 horas, ou se não conseguir manter líquidos (como água e suco natural) no estômago, é indicado procurar um médico.

A idade também é relevante nesses casos, porque crianças e idosos desidratam rapidamente e requerem maior preocupação e cuidados. Existem, ainda, outros sinais que acompanham as náuseas e que merecem cautela, como:

  • Sintomas de desidratação, como boca seca, apatia, olhos fundos, choro sem lágrima em crianças e diminuição na quantidade de urina
  • Dor abdominal que não passa e sensibilidade ao tocar o abdômen
  • Dores de cabeça
  • Confusão mental e perda de atenção
  • Inchaço na barriga

Esses sintomas podem indicar quadros severos de desidratação, além de doenças como meningite e apendicite. Por isso, são considerados casos de urgência e o paciente deve ir à uma emergência médica o mais rápido possível.

O que é bom para náusea? Qual é o tratamento?

O tratamento vai depender do motivo que causou a náusea. Em caso de viroses, o clínico geral normalmente prescreve descanso, hidratação com água, isotônico, sucos naturais e soros. Se a doença for causada por uma bactéria, antibióticos podem ser recomendados.

Casos suspeitos de meningite e apendicite devem ser investigados rapidamente por um neurologista e por um cirurgião do aparelho digestivo, respectivamente. Outras doenças do aparelho gastrointestinal precisam ser diagnosticadas e tratadas por um gastroenterologista.

Se não houver necessidade de atendimento médico, é possível aliviar a náusea com medidas simples, como:

Como prevenir náuseas e vômitos?

Alguns hábitos podem evitar o surgimento de náuseas e ânsia de vômito:

  • Não comer muito e optar por pratos leves, descartando frituras, alimentos gordurosos e doces em excesso
  • Comer devagar
  • Não misturar comidas quentes e frias
  • Ingerir líquidos com calma, entre as refeições, não enquanto come
  • Não fazer atividades físicas logo depois de comer
  • Não escovar os dentes logo depois de comer

Algumas pessoas ainda relatam náuseas logo depois de acordar. Nessas situações, é recomendado comer alimentos ricos em proteínas, como queijos. O gengibre também é indicado para evitar náuseas e pode ser consumido em bebidas, pratos ou até mesmo cristalizado.

Assine e agende uma consulta

Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora:

Especialistas mais indicados para o tratamento

Clínico Geral

Leia mais no nosso blog Saúde V