Náusea
Sensação de mal-estar no estômago acompanha ânsia de vômito e pode ser sintoma de doenças graves
Consulta presencial com clínico geral
A PARTIR DE
R$ 60*
Consulta online com clínico geral
A PARTIR DE
R$ 90*
Desconto em medicamentos
ATÉ
60%
O que é náusea?
A náusea, também conhecida como enjoo, é caracterizada por uma sensação de dor ou mal-estar na região do estômago que é acompanhada de ânsias de vômito. O vômito, nesses casos, é comum, mas o paciente pode sentir apenas desconforto na barriga.
Mesmo que os principais sintomas da náusea surjam no estômago, essa reação está diretamente ligada ao cérebro, em uma região que é chamada popularmente como “centro do vômito”, localizada no sistema nervoso.
Existem várias causas para ficar enjoado e nem sempre é um sinal da alerta. Muitas pessoas sentem náuseas devido à sensibilidade ao movimento e podem passar mal em aviões, carros, ônibus ou navios, por exemplo.
No entanto, a náusea também pode ser uma reação do cérebro a estímulos de doenças como labirintite, viroses e gastrite, além de indicar casos de gravidez, por exemplo.
Quais são os principais sintomas da náusea?
Além do desconforto e da ânsia de vômito, a náusea também pode incluir:
- Suor frio
- Vômito
- Salivação em excesso
- Tontura
- Falta de apetite
- Indisposição
- Cólicas abdominais
- Alterações no paladar
O que causa náusea?
A náusea pode ser causada por diferentes motivos, preocupantes ou não. Por isso, nem sempre é necessário procurar atendimento médico, a não ser que seja um sintoma recorrente e mais agressivo.
Algumas doenças que podem causar náusea incluem:
- Viroses
- Intoxicação alimentar
- Gastroenterite
- Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
- Gastrite
- Duodenite (inflamação do duodeno, uma parte do intestino delgado)
- Síndrome do intestino irritável
- Esofagite
- Doenças diarreicas agudas (DDA)
- Úlcera gástrica
- Cálculo biliar (pedra na vesícula)
- Enxaqueca
- Labirintite
- Hepatite
- Pancreatite
- Diabetes
- Mal do desembarque (ocorre quando a pessoa continua se sentindo em movimento mesmo após de desembarcar de barcos, aviões, carros, ônibus e outros veículos)
- Mal do movimento (acontece quando a pessoa sente náuseas em meios de transportes e é causado por uma confusão que o cérebro faz ao ver o corpo parado e o ambiente em movimento)
A náusea ainda pode ser sinal de quadros mais graves, como apendicite, AVC, esclerose múltipla, câncer, infarto e meningite. Ao mesmo tempo, existem pessoas mais sensíveis, que sentem enjoos com aromas fortes, como o de alguns perfumes, e até mesmo com imagens que podem ser consideradas nojentas.
O estresse emocional também é uma causa para as náuseas. Isso acontece porque o trato digestivo está diretamente ligado ao sistema nervoso. Dessa forma, ao sentir estresse e ansiedade, o organismo libera na corrente sanguínea hormônios como adrenalina, noradrenalina e cortisol, que afetam rapidamente o estômago, causando enjoos, vômitos e até diarreia.
Em mulheres que estão em período fértil, a náusea pode ser sintoma de uma possível gravidez. O enjoo em grávidas é normal especialmente no primeiro trimestre de gestação, com maior incidência no período da manhã.
Outras razões comuns para enjoos são:
- Tabagismo
- Ingestão excessiva de álcool
- Indigestão
- Alguns medicamentos, como antidepressivos, antibióticos, vitaminas, analgésicos e anticoncepcionais
- Atividades físicas em excesso
- Comer muito
- Intolerância à lactose e doença celíaca
- Quimioterapia
Quando devo procurar ajuda médica?
Muitas vezes, a náusea desaparece sozinha em poucas horas. Mesmo que o paciente vomite, não é um sinal de alerta. No entanto, é sempre bom ter atenção e, se a pessoa apresentar vômitos de 24 a 48 horas, ou se não conseguir manter líquidos (como água e suco natural) no estômago, é indicado procurar um médico.
A idade também é relevante nesses casos, porque crianças e idosos desidratam rapidamente e requerem maior preocupação e cuidados. Existem, ainda, outros sinais que acompanham as náuseas e que merecem cautela, como:
- Sintomas de desidratação, como boca seca, apatia, olhos fundos, choro sem lágrima em crianças e diminuição na quantidade de urina
- Dor abdominal que não passa e sensibilidade ao tocar o abdômen
- Dores de cabeça
- Confusão mental e perda de atenção
- Inchaço na barriga
Esses sintomas podem indicar quadros severos de desidratação, além de doenças como meningite e apendicite. Por isso, são considerados casos de urgência e o paciente deve ir à uma emergência médica o mais rápido possível.
O que é bom para náusea? Qual é o tratamento?
O tratamento vai depender do motivo que causou a náusea. Em caso de viroses, o clínico geral normalmente prescreve descanso, hidratação com água, isotônico, sucos naturais e soros. Se a doença for causada por uma bactéria, antibióticos podem ser recomendados.
Casos suspeitos de meningite e apendicite devem ser investigados rapidamente por um neurologista e por um cirurgião do aparelho digestivo, respectivamente. Outras doenças do aparelho gastrointestinal precisam ser diagnosticadas e tratadas por um gastroenterologista.
Se não houver necessidade de atendimento médico, é possível aliviar a náusea com medidas simples, como:
- Respirar ar fresco
- Ingerir pratos ou bebidas com gengibre
- Beber líquidos gaseificados e gelados
- Manter-se hidratado
- Comer comidas leves e sem gorduras
- Evitar locais quentes, abafados e lotados
- Evitar a exposição a odores muito fortes
Como prevenir náuseas e vômitos?
Alguns hábitos podem evitar o surgimento de náuseas e ânsia de vômito:
- Não comer muito e optar por pratos leves, descartando frituras, alimentos gordurosos e doces em excesso
- Comer devagar
- Não misturar comidas quentes e frias
- Ingerir líquidos com calma, entre as refeições, não enquanto come
- Não fazer atividades físicas logo depois de comer
- Não escovar os dentes logo depois de comer
Algumas pessoas ainda relatam náuseas logo depois de acordar. Nessas situações, é recomendado comer alimentos ricos em proteínas, como queijos. O gengibre também é indicado para evitar náuseas e pode ser consumido em bebidas, pratos ou até mesmo cristalizado.
Assine e agende uma consulta
Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora: