Virose
Termo é utilizado para se referir a infecções causadas por diferentes vírus, que geralmente causam sintomas de gastroenterite
Consulta presencial com clínico geral
A PARTIR DE
R$ 60*Consulta online com clínico geral
A PARTIR DE
R$ 90*Desconto em medicamentos
ATÉ
60%O que é a virose?
A virose é um termo genérico que se refere a qualquer tipo de doença causada por vários tipos de vírus, sendo que os mais comuns são o Adenovírus e o Rotavírus. Geralmente, a infecção dura entre 2 e 4 dias em adultos saudáveis, mas pode chegar a 10 dias de sintomas, principalmente em crianças e bebês.
Crianças são mais suscetíveis à virose porque o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, e os pequenos não possuem a mesma resistência à doença do que adultos. Entretanto, a doença também é bastante frequente em pessoas maiores de idade, mas os sintomas costumam ser mais brandos.
Como citado acima, a virose pode ser causada por vários vírus. Porém, doenças como sarampo, dengue, zika e Covid-19, apesar de também serem provocadas por vírus, não são consideradas viroses por serem mais graves.
Quais são os principais sintomas da virose?
Geralmente as viroses causam sintomas de gastroenterite, como:
- Mal-estar
- Diarreia
- Náuseas e enjoo
- Vômito
- Falta de apetite
- Cólicas abdominais
- Febre baixa
Mas também podem causar outros sintomas, que são:
- Dores musculares
- Dores de cabeça ou atrás dos olhos
- Espirros e secreção nasal
- Tosse
Como é feito o diagnóstico e o tratamento?
Geralmente, a virose é diagnosticada por um clínico geral, que irá analisar os sintomas do paciente e fazer um exame físico. O médico ainda irá perguntar se outras pessoas do círculo de convívio possuem sintomas semelhantes, porque isso também é um indicativo de virose, já que infecções virais são muito contagiosas.
Se o médico suspeitar de uma doença viral mais grave, como dengue, Covid-19 ou zika, ele irá solicitar exames específicos para confirmar ou descartar esses diagnósticos.
Caso contrário, ele irá prescrever o tratamento comum para virose, que envolve bastante repouso e alimentação mais leve, visto que não existem medicamentos para a doença e o corpo tende a se recuperar sozinho em poucos dias.
Beber muito líquido, ingerir alimentos de fácil digestão, como sopas, frutas e carnes brancas, dar preferência a pratos mais macios, como purês de batata ou cenoura, e manter o corpo em repouso são algumas dicas essenciais para se recuperar mais rápido da virose.
Como evitar a contaminação?
Por ser causada por vírus, a virose é de fácil contaminação. Dessa forma, a melhor maneira de evitar o contágio é mantendo uma boa higiene ao lavar bem as mãos com frequência.
Além disso, manter a distância social e utilizar máscaras, indicações recomendadas para evitar a infecção por Covid-19, por exemplo, também são úteis para não contrair virose.
Por que virose é um diagnóstico tão comum?
“Virose” é um termo genérico muito comum. Provavelmente, você já recebeu esse diagnóstico mais de uma vez na vida, certo? Mas isso não significa que os médicos são incapazes de diagnosticar outras doenças ou que são negligentes com os sintomas apresentados.
A virose apresenta um risco baixo e como o próprio sistema imunológico combate a doença e acaba com os sintomas em uma média de 4 dias, realizar exames para identificar o vírus que está causando a infecção só iria atrasar o início do tratamento adequado e gerar custos financeiros e de tempo para o paciente.
Por isso, de acordo com a avaliação médica, o profissional irá optar pelo diagnóstico de virose, indicando que se os sintomas não melhorarem, o paciente deve retornar ao consultório para um novo atendimento.
Assine e agende uma consulta
Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora: