Nefrite
Inflamação pode alterar a capacidade do rim de filtrar líquido em excesso e resíduos tóxicos
Consulta presencial com nefrologista
A PARTIR DE
R$ 125*Consulta online com clínico geral
A PARTIR DE
R$ 90*Desconto em medicamentos
ATÉ
60%O que é a nefrite?
Condição do sistema urinário, a nefrite (ou glomerulonefrite) é o nome usado na descrição de um conjunto de doenças que provocam uma inflamação nos glomérulos (componentes dos rins). Também pode ocorrer em outra parte dos rins, nos túbulos ou interstício (espaço entre os néfrons e vasos sanguíneos e linfáticos), nesse caso sendo chamada de nefrite túbulo-intersticial.
Nos glomérulos, estão presentes os vasos sanguíneos responsáveis por filtrar o sangue nos rins. Nos túbulos, ficam os componentes responsáveis por remover resíduos tóxicos e o líquido em excesso que, mais adiante, se transformarão na urina.
A nefrite é provocada por doenças autoimunes que atingem muitos órgãos, muito embora possa ser ainda resultado de uma infecção. O problema causa o acúmulo de líquido no corpo e a eliminação de proteína na urina em excesso.
A condição atinge pessoas de todas as idades, mas suas causas são diferentes dependendo da faixa etária e de fatores de risco. Nas crianças, a nefrite costuma ser resultado de infecções causadas por uma bactéria (estreptococo), enquanto em adultos pode ser consequência de hepatite ou vasculite, de modo geral.
Quais são os tipos de nefrite?
Há dois principais tipos de nefrite:
Nefrite glomerular ou glomerulonefrite: é o tipo mais comum e danifica os filtros do rim, os glomérulos. Pode ser uma nefrite aguda (temporária) ou nefrite crônica, quando se desenvolve sem sintomas, de maneira silenciosa, ao longo de anos.
Nefrite intersticial: atinge a área entre os túbulos e, em geral, acompanha a inflamação dos próprios túbulos (nefrite tubulointersticial crônica). Os túbulos são 80% do volume do rim, por isso é raro ter nefrite intersticial sem que os túbulos também sejam afetados.
Quais são os sintomas da doença?
Os sinais da nefrite podem variar dependendo se a pessoa tem a forma aguda ou crônica e também de acordo com a sua causa. O paciente pode não notar nenhum sintoma de doença crônica. A primeira indicação de que algo está errado pode vir dos resultados de um exame de urina de rotina (urinálise).
Os sinais podem incluir:
- Fadiga
- Náusea e vômito
- Cãibras musculares
- Hipertensão arterial (pressão alta)
- Urinar menos do que o habitual
- Hematúria (urina rosa ou cor de cola por causa de glóbulos vermelhos)
- Proteinúria (urina espumosa ou borbulhante devido ao excesso de proteína)
- Retenção de líquidos (edema) com inchaço evidente na face, mãos, pés e abdômen
Quais são as causas da doença?
Muitas condições podem causar o problema. Às vezes, a doença ocorre em famílias e tem causa desconhecida. Fatores que podem levar à inflamação incluem:
Infecções
As doenças infecciosas podem levar direta ou indiretamente à nefrite. Essas infecções incluem:
Glomerulonefrite pós-estreptocócica (nefrite bacteriana): o problema pode se desenvolver após a recuperação de uma infecção estreptocócica na garganta ou de pele causada por uma bactéria estreptocócica (impetigo). A inflamação ocorre quando os anticorpos contra as bactérias se acumulam nos glomérulos.
Endocardite bacteriana: infecção do revestimento interno das válvulas e câmaras do coração. Não está claro se a inflamação nos rins é resultado apenas da atividade do sistema imunológico ou de outros fatores.
Infecções renais virais: infecções como hepatite B e hepatite C causam inflamação dos glomérulos e de outros tecidos renais.
HIV: a infecção pelo HIV, o vírus que causa a Aids, pode levar à nefrite e danos progressivos aos rins, mesmo antes do início da Aids.
Doenças autoimunes
As doenças autoimunes são causadas pelo ataque do sistema imunológico a tecidos saudáveis. As doenças autoimunes que podem causar nefrite incluem:
Lúpus: doença inflamatória crônica, o lúpus eritematoso sistêmico pode afetar muitas partes do corpo, incluindo pele, articulações, rins, células sanguíneas, coração e pulmões.
Síndrome de Goodpasture: nesta doença rara, também conhecida como doença anti-GBM, o sistema imunológico cria anticorpos para tecidos nos pulmões e rins. Pode causar danos progressivos e permanentes aos rins.
Nefrite por IgA: imunoglobulina A (IgA) é um anticorpo de defesa contra agentes infecciosos. A nefrite por IgA ocorre quando os depósitos do anticorpo se acumulam nos glomérulos. A inflamação e os danos subsequentes podem passar despercebidos por muito tempo. Sangue na urina é o sintoma mais comum.
Vasculite
A inflamação dos vasos sanguíneos é chamada de vasculite. Tipos dessa condição que podem causar nefrite incluem:
Poliarterite: afeta vasos sanguíneos médios e pequenos em muitas partes do corpo, incluindo rins, pele, músculos, articulações e trato digestivo.
Granulomatose com poliangeíte: atinge vasos sanguíneos pequenos e médios nos pulmões, vias aéreas superiores e rins.
Condições escleróticas
Algumas doenças ou condições causam cicatrizes nos glomérulos que resultam em função renal deficiente e em declínio. Esses incluem:
Pressão alta: a hipertensão arterial mal controlada, a longo prazo, pode causar cicatrizes e inflamação dos glomérulos. A nefrite inibe o papel do rim na regulação da pressão arterial.
Doença renal diabética (nefropatia diabética): níveis elevados de açúcar no sangue contribuem para a cicatrização dos glomérulos e aumentam a taxa de fluxo sanguíneo através dos néfrons (estruturas nos rins).
Glomeruloesclerose segmentar focal: nessa condição, a cicatrização está espalhada entre alguns dos glomérulos. Isso pode ser o resultado de outra doença ou pode ocorrer sem motivo conhecido.
Outras causas
É raro que a nefrite crônica aconteça em famílias. A síndrome de Alport, um tipo hereditário, também pode afetar a visão ou a audição. O problema está ligado a certos tipos de câncer, como de pulmão, gástrico e leucemia linfocítica crônica.
Como é feito o diagnóstico da nefrite?
A nefrite pode ser identificada com testes se a pessoa tiver o tipo agudo ou ainda via exames de rotina. Ela também pode ser descoberta quando houver acompanhamento clínico de uma doença crônica, como diabetes.
Os testes para avaliar sua função renal e estabelecer o diagnóstico do problema incluem:
Teste de urina: Um exame de urina pode revelar sinais de má função renal, como glóbulos vermelhos e proteínas que não deveriam estar na urina. Ou ainda glóbulos brancos que são um sinal de inflamação. Também pode haver uma falta dos níveis esperados de produtos residuais.
Exames de sangue: A análise de amostras de sangue pode revelar níveis mais altos do que o esperado de produtos residuais na corrente sanguínea. Também mostra a presença de anticorpos que podem indicar uma doença autoimune, infecção bacteriana ou viral ou níveis de açúcar no sangue indicando diabetes.
Exames de imagem: Se o médico detectar evidências de doença renal, ele poderá recomendar exames de imagem que possam mostrar uma irregularidade na forma ou no tamanho do rim. Esses testes podem ser um raio-X, um exame de ultrassom ou uma tomografia computadorizada.
Biópsia renal: Este procedimento envolve o uso de uma agulha para extrair pequenos pedaços de tecido renal para olhar ao microscópio. Uma biópsia é usada para confirmar um diagnóstico e avaliar o grau e a natureza do dano tecidual.
Qual é o tratamento para a nefrite?
O tratamento da condição deve ser feito com um nefrologista e depende de:
- Causa relacionada
- Forma aguda ou crônica da doença
- Tipo e a gravidade dos sinais e sintomas
Alguns casos de nefrite aguda, especialmente aqueles que seguem uma infecção por bactérias estreptocócicas, podem melhorar por conta própria, apenas com repouso, ou o médico pode prescrever um antibiótico, dependendo do caso.
Se houver uma causa relacionada, como pressão alta, infecção ou doença autoimune, o tratamento será direcionado para ela. Em geral, o objetivo do tratamento é proteger os rins de mais danos e preservar a função renal.
Terapias para insuficiência renal associada
A insuficiência renal é a perda de 85% ou mais da função renal. A insuficiência renal aguda devido à nefrite por infecção é tratada com diálise. Este procedimento usa um dispositivo que funciona como um rim externo artificial que filtra o sangue.
A doença renal em estágio terminal é uma doença renal crônica que só pode ser controlada por diálise renal regular ou transplante de rim.
Estilo de vida
Se você tem doença renal, o médico pode recomendar certas mudanças no estilo de vida:
- Parar de fumar
- Manter um peso saudável
- Tomar seus medicamentos conforme o indicado
- Controlar os níveis de açúcar no sangue
- Consumir menos proteína e potássio para retardar o acúmulo de resíduos no sangue
Como é a prevenção da nefrite?
Pode não haver maneira de prevenir algumas formas de nefrite. No entanto, aqui estão algumas medidas que podem ser úteis:
Procurar tratamento imediato de uma infecção estreptocócica com dor de garganta ou impetigo
Para prevenir infecções que podem levar a algumas formas de nefrite, como HIV e hepatite, fazer sexo seguro e evitar o uso de drogas injetáveis
Controlar a pressão alta, o que diminui a probabilidade de danos aos rins devido à hipertensão
Controlar o açúcar no sangue para ajudar a prevenir a nefrite diabética
Diminuir a ingestão de sal para prevenir ou minimizar a retenção de líquidos, inchaço e hipertensão
Qual a diferença entre nefrite e pielonefrite?
A principal diferença entre nefrite e pielonefrite é que esta última é a inflamação do rim devido às infecções do trato urinário que atingem a região da pelve. A nefrite é a inflamação dos rins e pode envolver os glomérulos, os túbulos e o tecido intersticial que envolve os glomérulos e os túbulos. Em geral, a nefrite é causada por infecções ou toxinas ou as demais causas já citadas acima.
*Artigo revisado pelo Dr. Fábio Poianas Giannini (CRM 100.689)*
Assine e agende uma consulta
Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora: