Vale Saúde - Logomarca

Covid-19

Os principais sintomas das variantes do novo coronavírus, responsável por uma das maiores pandemias da história

Consulta presencial com infectologista

A PARTIR DE

R$ 63*

Consulta online com infectologista

A PARTIR DE

R$ 90*

Desconto em medicamentos

ATÉ

35%

O que é Covid-19?

A Covid-19 é a infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2, também conhecido como “novo coronavírus”. Responsável por uma das maiores pandemias de todos os tempos, a Covid-19 já matou quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo e contaminou pelo menos 420 milhões.

As manifestações da Covid podem ser diferentes de pessoa para pessoa e de variante para variante, apresentando sintomas que vão desde uma gripe moderada até uma grave pneumonia, responsável, muitas vezes, pelas mortes por insuficiência respiratória.

Como saber se estou com a doença?

Normalmente os sintomas da Covid-19 aparecem entre dois e quatorze dias após a exposição inicial ao vírus, e no geral incluem:

Esses são os sintomas mais comuns, que podem ser confundidos com uma gripe e que geralmente são tratados em casa. Mas é importante consultar um médico ou ir à uma farmácia para realizar o teste rápido ou RT-PCR.

Caso o resultado seja positivo, o ideal é se manter em isolamento por até quinze dias após o primeiro dia de sintomas.

Variantes Delta, Ômicron, Gama, Alfa...

Os vírus são organismos mutantes, e o coronavírus não é diferente. Desde que a cepa original foi descoberta, no fim de 2019, muitas variantes surgiram, levando a alertas mundiais, restrições e sintomas diversificados.

As variantes Delta e Ômicron foram as que mais causaram preocupação. No início de 2021, a variante Delta se revelou ser entre 50% a 100% mais contagiosa do que a cepa original do vírus. Além disso, contou com sintomas mais parecidos com uma gripe, sendo que a perda de olfato e paladar, e a tosse se tornaram menos comuns.

Já a Ômicron é uma das variantes mais recentes e é considerada a cepa mais transmissível da Covid-19. De acordo com o Instituto Butantan, a Ômicron já é responsável por 99,7% das infecções de Covid no estado de São Paulo. Assim como a variante Delta, os sintomas comuns são febre, coriza, dor de garganta e dor no corpo, sem a presença da perda de olfato e tosse seca.

Outras variantes, como a Gama e a Alfa (descoberta no Brasil) acabam sendo deixadas de lado exatamente pelas taxas mais altas de transmissão de outras variantes, como a Ômicron. Entretanto, essas cepas continuam em circulação e devem ser combatidas com o uso de máscara, higiene das mãos, distanciamento social e vacinação.

Estou com Covid-19: o que devo fazer?

Caso o seu teste conste positivo para Covid-19, você deve se consultar presencialmente ou por meio da telemedicina com um médico (mais indicada em relação ao isolamento social). Ele irá receitar medicamentos para a dor, febre e tosse. Além disso, é importante se manter hidratado.

Diferente de uma gripe normal, uma característica do novo coronavírus é a piora dos sintomas com o passar dos dias. Por isso, caso apresente sintomas mais fortes ou falta de ar, é importante voltar ao médico para que ele solicite exames, como um raio-x, e avalie a necessidade de internação.

Ainda não existe um tratamento específico contra a Covid-19. Dessa forma, o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social ainda são os principais aliados no combate ao vírus e ao surgimento de novas variantes.

A vacinação é o principal meio de impedir um quadro grave do vírus. É indicado tomar pelo menos duas doses das vacinas disponíveis nos postos de saúde de todo o Brasil para garantir maior proteção à doença. A dose de reforço também está disponível e é importante para assegurar uma resposta imune ainda melhor.

Assine e agende uma consulta

Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora:

Especialistas mais indicados para o tratamento

Clínico Geral