Vale Saúde - Logomarca
Entenda como atua o especialista na terapia milenar que promove a saúde física e mental

Acupunturista

Entenda como atua o especialista na terapia milenar que promove a saúde física e mental

Qual a função do especialista?

Parte fundamental da medicina chinesa, a Acupuntura é uma técnica terapêutica milenar. O conceito principal é a busca pelo equilíbrio, pois segundo a filosofia taoística: “A pessoa sã é a que se encontra em equilíbrio e harmonia em relação ao meio social em que vive”. Ela é reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina.

A abordagem também defende que a energia flui através do corpo por meio de canais quando a pessoa está saudável e, em caso de doença, surge um distúrbio energético, que provoca inflamação, causando sintomas como dor, cansaço e fraqueza. A acupuntura consiste em desbloquear e restaurar o fluxo normal de energia para levar o paciente ao equilíbrio energético. As agulhas extremamente finas são inseridas nesses locais de concentração de energia, chamados de meridianos. Estes pontos específicos do corpo constituem a extensão mais exterior dos órgãos internos. Pela aplicação, é possível acessá-los e tratá-los.

Além da inserção de agulhas para aumentar a imunidade, ajudar com problemas emocionais e até mesmo tratar algumas doenças físicas, a acupuntura faz uso de técnicas de moxabustão e ventosaterapia para restabelecimento do fluxo energético. Também são trabalhadas práticas mais contemporâneas, como a auriculoterapia com sementes.

A técnica produz os hormônios antiestressantes encefalinas, endorfinas, serotonina e dopamina, que geram uma sensação de bem-estar geral, com analgesia, efeito anti-inflamatório, relaxante muscular e calmante. Um relatório da Organização Mundial de Saúde recomenda o uso de Acupuntura para mais de 200 doenças e sintomas (lombalgia, cefaleias, enxaquecas, náuseas e vômitos, rinite alérgica, depressão e ansiedade, efeitos colaterais da quimioterapia, apenas para citar alguns). Muito mais que medicina alternativa, a Acupuntura ocupa um lugar de terapia complementar aos tratamentos convencionais.

Quais são as doenças que podem ser tratadas pela acupuntura?

A gama de doenças passíveis de tratamento com essa abordagem é bastante ampla, com maior foco em quadros dolorosos e depressivos como:

  • Cefaleias (dores de cabeça de diversos tipos)
  • Artrose/artrite
  • Cervicalgia
  • Fibromialgia
  • Hérnia de disco
  • Dor lombar
  • Desconfortos gastrointestinais
  • Ansiedade/Pânico/Depressão
  • Insônia
  • Dificuldade de concentração
  • Doenças oftalmológicas como conjuntivite e catarata
  • Doenças respiratórias (sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite)
  • Problemas na boca (dor após extração de dente, gengivite ou faringite)

Quando devo consultar um acupunturista?

Qualquer pessoa pode fazer Acupuntura, mesmo quando não tem nenhuma doença ou queixa, pois esta técnica pode ser usada apenas para melhorar o bem-estar. Também pode ser feita em crianças com problemas de saúde, como hiperatividade e dores provocadas pela anemia falciforme. A acupuntura também pode ser usada por mulheres grávidas, já que ajuda a reduzir os efeitos das variações hormonais durante a gravidez e também auxilia no alívio de dores nas costas e no desconforto causado pelo peso da barriga. A abordagem é muito segura e, geralmente, não gera riscos à saúde e nem provoca efeitos colaterais. No entanto, deve ser realizada por profissional qualificado e em clínicas certificadas que seguem as normas da Anvisa. As agulhas utilizadas na acupuntura devem ser descartáveis, pois sua reutilização aumenta as chances de contrair doenças, como a hepatite, por exemplo. Pessoas que fazem uso de medicamentos para afinar o sangue devem informar o médico antes da realização de acupuntura, porque a aplicação das agulhas pode causar pequenos sangramentos. Além disso, se uma pessoa apresentar dor intensa, inchaço, sangramentos e hematomas no local da aplicação das agulhas é necessário consultar um clínico geral para avaliar estes sinais e indicar um tratamento mais adequado.

Tipos de acupuntura

Existem diversas técnicas que definem os tipos de Acupuntura e que são indicadas por um acupunturista em parceria com um médico, dependendo da doença ou problema de saúde de cada pessoa. Os tipos mais populares são:

1. Auricular A Acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. Esta técnica consiste na aplicação de diferentes tipos de agulhas finas, ou sementes de mostarda, em pontos específicos das orelhas. Os benefícios deste tipo de Acupuntura são comprovados cientificamente. Ele é muito recomendado para tratamento de dor nas costas, pois já nas primeiras sessões é possível verificar a redução da intensidade da dor.

2. Estética A Acupuntura para fins estéticos é utilizada para melhorar a elasticidade da pele, estimulando a produção de colágeno, e também ajuda na recuperação dos músculos e no crescimento das células de sustentação, combatendo as rugas e até a gordura localizada. Este tipo é realizado por meio da aplicação de pequenas agulhas na região da cabeça, face e pescoço.

3. Para emagrecer Na medicina chinesa, acredita-se que o sobrepeso e a obesidade provocam um desequilíbrio no corpo, causando problemas no fígado, baço, rins, tireoide e alterações hormonais. Por isso, a Acupuntura pode ser indicada para emagrecer, pois aumenta o metabolismo e reduz o apetite por meio da aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo. A acupuntura também pode estimular o fluxo de energia do corpo e alterar os níveis de hormônios que dão fome, ajudando na perda de peso. Entretanto, é importante manter uma dieta saudável e fazer restrições alimentares, pois em combinação com acupuntura, a perda de peso pode ser mais eficaz.

4. Eletroacupuntura A eletroacupuntura é usada para** aliviar dores crônicas causadas por problemas na coluna e fibromialgia, por exemplo, e ajuda a melhorar o sono** através da liberação, pelo cérebro, de substâncias ligadas ao bem-estar. Neste tipo de aplicação, é usado um aparelho que tem agulhas finas acopladas em eletrodos que emitem pequenos impulsos elétricos pelo corpo. Além de melhorar a dor, a eletroacupuntura promove o relaxamento, reduzindo o estresse e a ansiedade, sendo que pode ser realizado por profissionais da área de Fisioterapia e acupunturistas treinados. É importante buscar locais certificados para realização deste tipo de tratamento. --.

Insônia

Problemas de coluna

Alergia

Dor de garganta

Distúrbio do sono

Sinusite

Borderline

Problemas de joelho

Zumbido no ouvido

Tosse seca

Rinite

Enxaqueca

Leia mais no nosso blog Saúde V