
Psiquiatra
Compreenda o papel do médico especialista em saúde mental
Qual a função do psiquiatra?
O psiquiatra é um profissional da saúde formado em Medicina e com residência em Psiquiatria. Este especialista dedica-se aos transtornos mentais e comportamentais dos indivíduos. É responsável por diagnosticar e tratar as questões de ordem mental, como ansiedade, depressão, fobias, bipolaridade, luto patológico, dependência química e diversos tipos de síndromes.
O psiquiatra pode se especializar em psicoterapia, psicanálise, psiquiatria infantojuvenil, forense, psicogeriatria e saúde mental da mulher. É fundamental esclarecer que somente esse tipo de especialista pode prescrever medicamentos.
Recentemente, a consulta psiquiátrica é uma das que mais foi difundida pela telemedicina, ou seja, é possível agendar um horário online – via computador ou celular/tablet – para conversar com o seu médico especialista em saúde mental.
Saiba mais sobre a função do psiquiatra com o Dr. Arthur Danila
Quais são as principais doenças tratadas?
- Ansiedade
- Depressão
- Estresse/ Bournout
- Síndrome do Pânico
- Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
- Síndrome Pós-Traumática
- Transtornos de personalidade
- Dependência química
- Alzheimer
- Problemas do sono
- Obesidade
Quando devo procurar um psiquiatra?
A manutenção da sua saúde mental merece e deve ter a mesma atenção que você reserva à sua saúde física. Porém, os sintomas de distúrbios mentais podem ser mais difíceis de serem percebidos por cada um. Por isso, é bom ficar atento às suas emoções e comentários de pessoas próximas sobre alterações no comportamento ou na rotina.
O primeiro passo importante é avaliar a frequência das mudanças de humor, com reações desproporcionais, como dificuldade para controlar raiva ou choro, por exemplo. Frustrar-se com facilidade ou baixa tolerância a imprevistos normais do dia a dia podem ser indicativos da presença de transtornos de humor.
As alterações no sono e no apetite também podem ficar no radar para se observar melhor. Alguns transtornos mentais, como Síndrome do Pânico e outros tipos de ansiedade, estão relacionados a distúrbios no sono e precisam ser investigados para receberem o diagnóstico correto. O mesmo ocorre com compulsões alimentares ou perda de apetite.
Dificuldades em lidar com algum vício ou descontrole de hábitos pouco saudáveis como beber, fumar ou usar drogas é outro problema que pode encontrar apoio e ajuda em um psiquiatra.
Qual a diferença de tratamento com psiquiatria ou psicologia?
Mesmo que tanto psiquiatras e psicólogos possam se especializar em psicoterapia e psicanálise após a graduação, o primeiro é um médico especialista e o segundo é um profissional da saúde mental formado em Psicologia. Após os seis anos do curso de Medicina, o psiquiatra necessita de mais três anos de especialização, realizar a residência nessa área específica de atuação, com relação à mente e comportamento humanos. Portanto, somente o psiquiatra pode assinar receitas de medicações.
Já o psicólogo é um profissional cuja habilitação permite que ele atue em problemas de ordem psicológica ou comportamental por meio de técnicas como sessões de psicoterapia. Para alcançar o atendimento integral das necessidades do paciente e melhores resultados no tratamento, o ideal é que os dois - médico psiquiatra e psicólogo - trabalhem em conjunto para a busca do equilíbrio do ambiente interno da pessoa.