Como usar fio dental? Saiba se você está fazendo corretamente
05 de dezembro de 2024
Atenção com a higiene bucal inclui o uso correto do fio dental
Antes de mais nada: você sabe para que serve o fio dental?
Você provavelmente já ouviu falar que o uso do fio dental é essencial quando o assunto é cuidado com a higiene bucal, certo? Mas você entende para que esse item serve de fato? Outro questionamento é: você sabe como usar fio dental da maneira correta?
Essas são dúvidas recorrentes, que precisam ser esclarecidas para que todos entendam a real importância do uso do fio dental no dia a dia. Considerado por muitos como um artigo utilizado apenas quando há um incômodo entre os dentes (restos de alimentos após refeições, por exemplo), o fio dental ajuda a prevenir:
- Cáries: porque elimina partículas de alimentos que alimentam bactérias
- Gengivite: pois previne a inflamação nas gengivas causada pelo acúmulo de placa bacteriana
- Doenças : já que impede que a gengivite avance para condições mais graves
- Mau hálito: porque remove restos de comida que causam odor desagradável na boca
A seguir, vamos explicar mais sobre os tipos de fio dental, como eles devem ser utilizados e a importância do uso do item durante a infância. Continue lendo!
Fita dental ou fio dental: qual é o mais indicado?
Você sabia que fita dental e fio dental são produtos diferentes? A diferença entre os dois itens está, principalmente, no formato e no material de suas composições, o que influencia no conforto e a eficiência na hora do uso, conforme a anatomia da boca e o formato dos dentes de cada pessoa. Entenda melhor:
Fio dental
- Tem um formato mais cilíndrico ou arredondado
- É indicado para pessoas com espaços interdentais menores (dentes mais juntos)
- Pode ser encerado (desliza mais facilmente) ou não encerado (oferece mais fricção, ajudando na remoção de placa)
Fita dental
- É mais larga e com formato achatado
- Ideal para quem tem dentes mais separados ou sente desconforto ao usar o fio dental comum
- Costuma ser mais suave para a região das gengivas, reduzindo o risco de cortes e sangramentos
Na hora de escolher entre as duas opções, não há certo e errado. No geral, a pessoa precisa optar pelo produto que a deixe mais confortável na hora do uso. Se houver dúvidas, é sempre bom consultar a opinião de um dentista.
Devo usar fio dental antes ou depois da escovação?
Essa é uma pergunta muito comum e que gera questionamentos. Afinal, qual é a hora certa de usar o fio dental: antes ou depois da escovação? Algumas pessoas dizem que é melhor utilizar o item antes, enquanto outras afirmam que o certo mesmo é usar depois.
Mas vamos esclarecer essa dúvida: a verdade é que não há uma regra de fato, mas é mais interessante fazer uso do fio dental antes da escovação, porque isso facilita o trabalho da escova. Ao remover restos de alimentos próximos à gengiva e entre os dentes, o fio dental garante maior eficiência na escovação.
Além disso, há uma questão de rotina. Ao inserir o uso de fio dental logo no início das práticas de higiene bucal, pode ser mais fácil não esquecer de utilizá-lo diariamente.
Mas, no geral, como já falamos, realmente não há regra. O importante é usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia, mas de preferência antes ou depois de todas as escovações.
Cuidado com a saúde bucal infantil: crianças também devem usar fio dental?
Sim, as crianças também devem usar fio dental, especialmente quando os dentes de leite começam a ficar mais próximos, o que costuma acontecer entre os 2 ou 3 anos de idade. Assim como nos adultos, o fio dental ajuda a remover resíduos de alimentos e placa bacteriana em áreas que a escova não alcança, prevenindo cáries e outras doenças bucais.
É necessário que os pais ou responsáveis tenham cuidado e façam a supervisão da higiene bucal das crianças pequenas, já que elas ainda não têm coordenação motora suficiente para usar o fio dental sozinhas.
Por conta disso, também, é indicado optar por fios dentais infantis ou que possuem suportes com haste (flossers), já que são mais fáceis de manusear. Algumas marcas fazem o item em cores e sabores diferentes, o que consegue tornar a experiência mais divertida para a criança, incentivando cada vez mais a prática diária.
Como passar fio dental? Confira o passo a passo
Agora você já entendeu a importância desse produto para a saúde bucal, mas você sabe como passar fio dental corretamente? Separamos um passo a passo simples para o dia a dia:
Corte o fio dental
Retire cerca de 40 a 50 cm de fio dental. Esse comprimento permite um bom manuseio e evita o uso repetido da mesma parte do fio nos dentes.
Enrole o fio nos dedos
Enrole a maior parte do fio em um dos dedos médios e o restante no dedo médio da outra mão, deixando cerca de 5 cm de fio entre os dedos para conseguir manusear.
Segure o fio firmemente
Use os polegares e indicadores para controlar o fio e guiá-lo entre os dentes.
Insira o fio entre os dentes
Deslize o fio suavemente entre os dentes, fazendo movimentos de “zigue-zague”. Tenha cuidado para não pressionar com força e não encostar o fio dental na gengiva, pois isso pode causar cortes, machucados e sangramentos.
Para remover o fio, faça movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes com delicadeza e cuidado.
Limpe a lateral dos dentes
Curve o fio em formato de “C” ao redor de cada dente e deslize-o gentilmente para cima e para baixo, alcançando até a linha da gengiva.
Troque a parte do fio usada
Use uma parte limpa do fio para cada espaço entre os dentes, enrolando o fio usado em um dedo e desenrolando uma nova parte do outro.
Não esqueça os últimos dentes
Lembre-se de limpar com atenção os últimos dentes, especialmente o siso, tanto superior quanto inferior, pois o esquecimento pode levar a surgimento de cáries.
Finalize com a escovação
Após o uso do fio dental, escove os dentes para remover os resíduos soltos. Para uma rotina de higiene bucal ainda mais eficaz, utilize enxaguantes bucais.
Posso usar fio dental mesmo com aparelho?
Sim! Além de ser possível, é recomendado utilizar o fio dental mesmo com aparelho ortodôntico. O processo, embora seja um pouco mais trabalhoso, é bem importante para evitar o acúmulo de placa bacteriana e restos de alimentos ao redor dos braquetes do aparelho.
Para facilitar o trabalho, é indicado utilizar um passa-fio, acessório que ajuda a inserir o fio dental no arco do aparelho. Além disso, a adaptação com fios dentais mais resistentes, como os encerados, também é capaz de facilitar a prática.
Lembre-se que é essencial ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano para fazer um check-up de rotina e assegurar que está tudo bem com a sua saúde bucal. Encontre dentistas perto de você agora mesmo!
Escrito por Vale Saúde
A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.