Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Complexo de Inferioridade

Apesar de não ser doença nem um transtorno mental, característica da personalidade pode prejudicar a vida do paciente

Consulta presencial com psiquiatra

A PARTIR DE

R$ 60*

Consulta online com psicólogo

A PARTIR DE

R$ 53*

Desconto em medicamentos

ATÉ

35%

O que é o Complexo de Inferioridade?

O Complexo de Inferioridade é um sentimento de incapacidade, de culpa, de baixa estima, inerentes ao indivíduo, mas que, em demasia e sem tratamento psicológico, pode causar limitações na vida pessoal, social e profissional.

A expressão “Complexo de Inferioridade” foi criada pelo psicólogo austríaco Alfred Adler, fundador da Psicologia do Desenvolvimento Infantil. De acordo com o conceito de Adler, a condição se desenvolve principalmente durante a infância, a partir de experiências negativas, com a criança assimilando críticas desproporcionais e sem receber apoio, elogios e incentivos.

O Complexo de Inferioridade se forma em crianças reprimidas, que levam em seu inconsciente um bloqueio para a fase adulta: acham que estão sempre erradas e que não têm capacidade para realizar uma série de desafios no seu dia a dia.

De acordo com a psicanálise, este complexo consiste no sentimento que determinada pessoa tem de que é inferior aos outros indivíduos.

Alguns dos sintomas básicos que caracterizam o complexo de inferioridade são: sensação de culpa, baixa estima, tristeza, insegurança, afastamento dos contatos sociais e incapacidade inconsciente.

Saiba mais sobre Complexo de Inferioridade com o psicólogo Everton Mendes

Quais são os principais sintomas psicológicos?

Não existe um diagnóstico médico chamado "Complexo de Inferioridade", mas alguns sinais podem ajudar na sua identificação. A seguir, uma lista dos comportamentos e atitudes mais comuns da condição:

  • Falta de autoestima e só enxergar defeitos em si
  • Sentimentos de incapacidade e de inferioridade
  • Comparação constante e preocupação com a opinião dos outros
  • Hábito de fugir das situações por medo de tentar
  • Falta de motivação
  • Constante busca por reconhecimento e perfeccionismo
  • Alta sensibilidade a críticas
  • Ausência de amor-próprio
  • Esquiva, tendência ao isolamento
  • Comportamento defensivo
  • Mania de apontar defeitos nas pessoas para se proteger
  • Demonstração de inveja
  • Baixo desempenho no trabalho ou na escola
  • Comportamento ansioso
  • Vitimismo

Quais podem ser as causas da condição?

As causas do Complexo de Inferioridade têm muitos fatores relacionados, mas se estruturam principalmente mediante três situações: abusos emocional, físico e sexual. Os traços de autodepreciação podem ser intensificados se a pessoa apresentar distúrbios como ansiedade, depressão, fobia social, síndrome do pânico, transtorno de personalidade, entre outros.

Quando a criança é exposta a diferentes ambientes sociais e sofre comparações negativas perante outros indivíduos, o sentimento de inferioridade pode se acentuar. Outros fatores de risco para a condição são atitude negativa e negligenciadora dos pais, defeitos físicos e/ou mentais (quando são alvos de comparações desfavoráveis) e preconceitos (comentários constantemente negativos e discriminatórios).

Como tratar o Complexo de Inferioridade?

A principal indicação de tratamento para o Complexo de Inferioridade são as psicoterapias, como a psicanálise e a terapia cognitivo-comportamental, que podem ajudar na melhora dos sintomas e no funcionamento interpessoal. Para isso, o indivíduo deve primeiramente reconhecer o seu complexo (conscientização do problema).

Outras estratégias são meditação, prática de mindfulness, exercícios físicos e atividades como música ou teatro para auxiliar na interação social e autoestima. A próxima etapa consiste em adotar atitudes mais positivas e construtivas no cotidiano. O processo de reação pode ser lento e deve ser sempre acompanhado por um profissional qualificado na área da Psicologia.

Não existem medicamentos específicos para a condição, mas dependendo da intensidade dos sintomas e do impacto que os mesmos têm sobre o funcionamento da pessoa, pode ser necessária uma avaliação psiquiátrica.

Além disso, o amor, a compreensão e o apoio da família e dos amigos são fundamentais para a pessoa superar essa condição. A oportunidade de estudar, trabalhar, viver em família, ter amigos, momentos de lazer dará condições de iniciar um processo de resgate da sua autoestima. Ela poderá melhorar o conceito sobre si mesma e se perceber como alguém digno de ser feliz e ter sucesso.

E o que é o Complexo de Superioridade?

O Complexo de Superioridade está relacionado ao de Inferioridade. Trata-se de um** mecanismo subconsciente de defesa que alguns indivíduos que sofrem com o Complexo de Inferioridade desenvolvem**.

As pessoas com este complexo projetam as suas características negativas em outros que julgam ser mais fracos ou inferiores.

Normalmente, o indivíduo com Complexo de Superioridade é taxado de arrogante, prepotente ou insolente, principalmente devido ao seu comportamento exagerado de orgulho e vaidade.

Entre outras características do complexo de superioridade, estão o sentimento de dominar os indivíduos considerados mais fracos ou importantes, a tendência em desacreditar as opiniões alheias, o afastamento social, as divagações e a extravagância visual (como modo de chamar atenção).

Assine e agende uma consulta

Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora:

Especialistas mais indicados para o tratamento

Psiquiatra

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil