Complexo de Inferioridade
Apesar de não ser doença nem um transtorno mental, característica da personalidade pode prejudicar a vida do paciente
Consulta presencial com psiquiatra
A PARTIR DE
R$ 60*
Consulta online com psicólogo
A PARTIR DE
R$ 53*
Desconto em medicamentos
ATÉ
60%
O que é o Complexo de Inferioridade?
O Complexo de Inferioridade é um sentimento de incapacidade, de culpa, de baixa estima, inerentes ao indivíduo, mas que, em demasia e sem tratamento psicológico, pode causar limitações na vida pessoal, social e profissional.
A expressão “Complexo de Inferioridade” foi criada pelo psicólogo austríaco Alfred Adler, fundador da Psicologia do Desenvolvimento Infantil. De acordo com o conceito de Adler, a condição se desenvolve principalmente durante a infância, a partir de experiências negativas, com a criança assimilando críticas desproporcionais e sem receber apoio, elogios e incentivos.
O Complexo de Inferioridade se forma em crianças reprimidas, que levam em seu inconsciente um bloqueio para a fase adulta: acham que estão sempre erradas e que não têm capacidade para realizar uma série de desafios no seu dia a dia.
De acordo com a psicanálise, este complexo consiste no sentimento que determinada pessoa tem de que é inferior aos outros indivíduos.
Alguns dos sintomas básicos que caracterizam o complexo de inferioridade são: sensação de culpa, baixa estima, tristeza, insegurança, afastamento dos contatos sociais e incapacidade inconsciente.
Saiba mais sobre Complexo de Inferioridade com o psicólogo Everton Mendes
Quais são os principais sintomas psicológicos?
Não existe um diagnóstico médico chamado "Complexo de Inferioridade", mas alguns sinais podem ajudar na sua identificação. A seguir, uma lista dos comportamentos e atitudes mais comuns da condição:
- Falta de autoestima e só enxergar defeitos em si
- Sentimentos de incapacidade e de inferioridade
- Comparação constante e preocupação com a opinião dos outros
- Hábito de fugir das situações por medo de tentar
- Falta de motivação
- Constante busca por reconhecimento e perfeccionismo
- Alta sensibilidade a críticas
- Ausência de amor-próprio
- Esquiva, tendência ao isolamento
- Comportamento defensivo
- Mania de apontar defeitos nas pessoas para se proteger
- Demonstração de inveja
- Baixo desempenho no trabalho ou na escola
- Comportamento ansioso
- Vitimismo
Quais podem ser as causas da condição?
As causas do Complexo de Inferioridade têm muitos fatores relacionados, mas se estruturam principalmente mediante três situações: abusos emocional, físico e sexual. Os traços de autodepreciação podem ser intensificados se a pessoa apresentar distúrbios como ansiedade, depressão, fobia social, síndrome do pânico, transtorno de personalidade, entre outros.
Quando a criança é exposta a diferentes ambientes sociais e sofre comparações negativas perante outros indivíduos, o sentimento de inferioridade pode se acentuar. Outros fatores de risco para a condição são atitude negativa e negligenciadora dos pais, defeitos físicos e/ou mentais (quando são alvos de comparações desfavoráveis) e preconceitos (comentários constantemente negativos e discriminatórios).
Como tratar o Complexo de Inferioridade?
A principal indicação de tratamento para o Complexo de Inferioridade são as psicoterapias, como a psicanálise e a terapia cognitivo-comportamental, que podem ajudar na melhora dos sintomas e no funcionamento interpessoal. Para isso, o indivíduo deve primeiramente reconhecer o seu complexo (conscientização do problema).
Outras estratégias são meditação, prática de mindfulness, exercícios físicos e atividades como música ou teatro para auxiliar na interação social e autoestima. A próxima etapa consiste em adotar atitudes mais positivas e construtivas no cotidiano. O processo de reação pode ser lento e deve ser sempre acompanhado por um profissional qualificado na área da Psicologia.
Não existem medicamentos específicos para a condição, mas dependendo da intensidade dos sintomas e do impacto que os mesmos têm sobre o funcionamento da pessoa, pode ser necessária uma avaliação psiquiátrica.
Além disso, o amor, a compreensão e o apoio da família e dos amigos são fundamentais para a pessoa superar essa condição. A oportunidade de estudar, trabalhar, viver em família, ter amigos, momentos de lazer dará condições de iniciar um processo de resgate da sua autoestima. Ela poderá melhorar o conceito sobre si mesma e se perceber como alguém digno de ser feliz e ter sucesso.
E o que é o Complexo de Superioridade?
O Complexo de Superioridade está relacionado ao de Inferioridade. Trata-se de um mecanismo subconsciente de defesa que alguns indivíduos que sofrem com o Complexo de Inferioridade desenvolvem.
As pessoas com este complexo projetam as suas características negativas em outros que julgam ser mais fracos ou inferiores.
Normalmente, o indivíduo com Complexo de Superioridade é taxado de arrogante, prepotente ou insolente, principalmente devido ao seu comportamento exagerado de orgulho e vaidade.
Entre outras características do complexo de superioridade, estão o sentimento de dominar os indivíduos considerados mais fracos ou importantes, a tendência em desacreditar as opiniões alheias, o afastamento social, as divagações e a extravagância visual (como modo de chamar atenção).
Assine e agende uma consulta
Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora: