Nutricionista
Especialista no controle e prevenção de doenças para melhoria da qualidade de vida por meio da alimentação
Consultas presenciais e por telemedicina com nutricionista
R$ 50*
Ligue Saúde: orientação médica por telefone
Incluso
Pronto atendimento online com Clínico geral e Pediatra
R$ 49,90/consulta
Revisado por
Dra. Danielle Toledo (Nutricionista - CRN 03100899)
Dra. Sara Singer (Nutricionista - CRN 96100038)
Qual a função do nutricionista?
O nutricionista é um profissional capacitado para atuar na prevenção e recuperação da saúde a partir da alimentação. Possui formação superior no curso de Nutrição, e para exercer a profissão deve ter registro no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) de cada estado.
A função do nutricionista é orientar e aconselhar as pessoas sobre hábitos alimentares, promovendo a saúde e o bem-estar. Ele estuda os alimentos, seus efeitos no organismo humano, e elabora planos alimentares adequados às necessidades individuais ou coletivas de cada pessoa, ou grupo. O nutricionista atua em diversas áreas, como alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde pública, nutrição esportiva, nutrição materno-infantil, entre outras.
Algumas das principais funções desse especialista são:
- Avaliar o estado nutricional dos pacientes, considerando o histórico médico, padrão alimentar, estilo de vida e as preferências alimentares
- Prescrever dietas e suplementações alimentares para pacientes enfermos ou sadios, conforme as suas condições de saúde, objetivos e necessidades
- Controlar a qualidade e a segurança dos alimentos em refeitórios, restaurantes, escolas, hospitais e outros estabelecimentos que oferecem refeições coletivas
- Desenvolver e avaliar produtos alimentícios, considerando os aspectos nutricionais, sensoriais, tecnológicos e mercadológicos
- Educar e conscientizar a população sobre a importância da alimentação saudável, prevenindo doenças crônicas e promovendo a qualidade de vida
Saiba mais sobre a função do nutricionista com a Dra. Olivia Fernandes
Quais doenças são tratadas por esse especialista?
Algumas doenças que podem ser tratadas pelo nutricionista são:
- Desnutrição
- Obesidade
- Diabetes
- Dislipidemia (alteração de colesterol, triglicerídeos e frações)
- Hipertensão
- Anemia
- Esteatose hepática
- Intolerâncias e alergias alimentares
- Transtornos alimentares (compulsão alimentar, anorexia, bulimia, transtornos restritivos evitativos)
- Doenças gastrointestinais (prisão de ventre, gastrite, úlcera, refluxo, síndrome do intestino irritável, doença celíaca¸ Hemorroidas, doença de chron)
- Doenças renais (insuficiência renal, cálculos renais, infecções urinárias)
- Doenças hepáticas (hepatite, cirrose, esteatose hepática)
- Queda de Cabelo
- Doenças Cardiovasculares
- Pancreatite
- Menopausa
- Osteoporose
- Síndrome do ovário policístico
Quando devo procurar um nutricionista?
Você deve procurar um nutricionista quando quiser melhorar a sua alimentação, prevenir ou tratar doenças relacionadas à nutrição, ou alcançar algum objetivo específico, como emagrecer, ganhar massa muscular, aumentar a imunidade, entre outros. Ele pode atender pessoas de todas as idades, desde gestantes, crianças, adolescentes, adultos e até idosos.
Confira algumas situações em que é recomendado procurar um nutricionista:
- Você tem alguma doença que exige uma dieta específica, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, alergias alimentares, etc
- Você quer perder ou ganhar peso de forma saudável, sem recorrer a dietas restritivas, milagrosas ou perigosas
- Você pratica alguma atividade física e quer melhorar o seu desempenho, a sua recuperação e a sua composição corporal
- Você está grávida, amamentando, ou planejando uma gestação, e quer garantir uma boa nutrição para você e seu bebê
- Você tem dificuldade em se alimentar de forma equilibrada, variada e adequada às suas preferências, rotina e objetivos
Esses são apenas alguns exemplos, existem muitos outros motivos para procurar esse especialista. Lembre-se de que a alimentação é um dos pilares da saúde, e que esse profissional é capaz de lhe ajudar a ter uma alimentação mais consciente, prazerosa e benéfica para o seu bem-estar.
Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?
O nutricionista e o nutrólogo são profissionais que ajudam na alimentação mais saudável e equilibrada, mas eles têm algumas diferenças na formação, nas funções e nas situações em que devem ser procurados.
O nutricionista é formado em Nutrição e prescreve o plano alimentar individualizado, conforme as necessidades e os objetivos de cada pessoa. Ele também pode indicar certa dose de suplementação e solicitar alguns exames. Você deve procurá-lo de acordo com as situações citadas no tópico anterior.
O nutrólogo é formado em Medicina e tem especialização em Nutrologia. Está apto para prescrever medicamentos e suplementos em doses mais altas, se for necessário. Ele também diagnostica, trata e auxilia na prevenção de doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes. Você deve procurá-lo quando tiver deficiências nutricionais ou metabólicas sérias, ou se tiver doenças crônicas relacionadas à alimentação.
Quais são os tipos de tratamento?
O tratamento feito pelo nutricionista é baseado em uma avaliação nutricional, que consiste em analisar o estado de saúde, os hábitos alimentares e o estilo de vida do paciente. A partir dessa avaliação, ele elabora um plano alimentar personalizado, que visa atender às necessidades e aos objetivos do paciente, seja para prevenir ou tratar doenças, melhorar a qualidade de vida ou o desempenho esportivo.
Também o orienta sobre como combinar os alimentos, o que deve ser priorizado ou evitado na alimentação e como fazer suas próprias escolhas saudáveis. Além disso, o nutricionista pode solicitar exames complementares, medir a composição corporal e acompanhar a evolução do paciente ao longo do tratamento.
Quais exames o nutricionista solicita?
Apesar de ser uma dúvida geral, sim, o nutricionista pode solicitar exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico, conforme a Lei Federal n.º 8.234/1991, art. 4º, inciso VIII.
Alguns planos de saúde recusam os pedidos de exames feitos pelo nutricionista, alegando que eles devem ser solicitados por um médico assistente. Nesse caso, o especialista deve justificar tecnicamente a necessidade dos exames para a avaliação nutricional e o ajuste dietoterápico, e o paciente pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, ao Ministério Público ou à Justiça Federal para garantir o seu direito.
A solicitação de exames pelo nutricionista é uma atividade legal e importante para o seu trabalho, pois complementa a anamnese, a antropometria (medidas e dimensões corporais de uma pessoa), o exame clínico e a avaliação dietética, fornecendo informações fundamentais para a prescrição e o acompanhamento nutricional.
Alguns exames que podem ser solicitados são:
- Hemograma
- Creatinina
- Triglicérides
- Colesterol total e frações
- HDL, LDL e VLDL
- Glicemia
- Teste de tolerância a lactose
- TSH
- Ureia
- Ácido úrico
- GGT (Gama Glutamil Transferase)
- Ferro
- Ferritina
- TGO e TGP
- Insulina
- T3
- T4 livre
- Vitamina A, B, C, D, E, K, B6, B2 e B12
- Ácido fólico
Quanto custa uma consulta com um nutricionista?
Com a Vale Saúde, você pode marcar consultas presenciais ou por telemedicina (videochamada pelo aplicativo) com nutricionistas e outras 60 especialidades médicas!
Assinantes também têm descontos em exames e medicamentos. Saiba mais sobre as nossas assinaturas e comece a cuidar da sua saúde agora mesmo!
Dra. Danielle Toledo (CRN 03100899)
Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Nutrição Clínica pela UFRJ. Transtornos Alimentares - Santa Casa RJ. Especialista em Nutrição Clínica Funcional - Centro Valéria Pascoal-SP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida - Albert Einstein. Atua em consultório particular e na gestão e atendimento da Plataforma Conexa Saúde.
Dra. Sara Singer (CRN 96100038)
Formada pela Universidade Santa Úrsula; Especialista em Nutrição Clínica – São Camilo – SP. Nutrition Health and Performance – University of Colorado; Transtornos Alimentares – Santa Casa RJ; Pós Graduada em Gastronomia Funcional; Especialista em Mindful Eating; Pós Graduada em Medicina Do Estilo de Vida – Albert Einstein; Atua em consultório particular e na gestão e atendimento da Plataforma Conexa Saúde.
- Queda de Cabelo
- Infarto
- Pancreatite
- Anemia
- Osteoporose
- Obesidade
- Bulimia
- Síndrome do Intestino Irritável
- Hemorroidas
- Doença de Crohn
- Cirrose
- Hipotensão Arterial
- Disfunção Erétil
- Úlcera
- Artrose
- Doença Celíaca
- Esteatose Hepática
- Intolerância à Lactose
- Enxaqueca
- Anorexia Nervosa
- Esclerose Múltipla
- Síndrome dos ovários policísticos
- Ortorexia
- Compulsão Alimentar
- Fadiga
- Acne
- Fibrose Cística
- Estresse
- Desnutrição
- Afta
- Tireoidite de Hashimoto
- Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
- Vigorexia
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
- Síndrome de Burnout