Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Especialista trata todas as doenças que afetam as vias respiratórias inferiores

Pneumologista

Especialista trata todas as doenças que afetam as vias respiratórias inferiores

Qual a função do pneumologista?

A Pneumologia é a especialidade da Medicina responsável pela manutenção da função do sistema respiratório como um todo, o que inclui pulmões, brônquios e alvéolos.

O aparelho respiratório realiza funções vitais no corpo humano. É por meio da respiração que acontece a captação de oxigênio e a eliminação de gás carbônico (produzido pelas células) do organismo.

Dessa forma, a atuação do pneumologista é essencial, pois abrange o diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as vias aéreas inferiores e que vão desde crises de asma e bronquite, até quadros de câncer de pulmão, por exemplo.

Após entender as queixas do paciente por meio da anamnese, o médico realiza um exame clínico em consultório e, caso seja necessário, solicita outros exames, como radiografias, ultrassonografias, tomografias computadorizadas ou testes de função pulmonar. A maior parte dos exames são não invasivos e essenciais na detecção de enfermidades.

Com o diagnóstico correto, o pneumologista consegue iniciar o tratamento adequado para cada situação, o que varia bastante dependendo da condição apresentada.

É fundamental seguir todo o tratamento prescrito, pelo tempo indicado pelo médico. Algumas doenças, como a tuberculose, manifestam melhora significativa dos sintomas antes da cura completa. Se o paciente abandona o uso dos medicamentos, os problemas podem retornar com mais força.

Quais são as principais doenças tratadas pelo especialista?

Alguns exemplos de problemas que requerem a atenção de um médico pneumologista são:

  • Câncer de pulmão
  • Coqueluche
  • Asma
  • Bronquite
  • Apneia do sono
  • Embolia pulmonar
  • Pneumonia
  • Insuficiência respiratória
  • Enfisema pulmonar
  • Pleurisia, uma inflamação que afeta as membranas que revestem os pulmões
  • Pneumonite por hipersensibilidade
  • Tosse crônica
  • Tuberculose
  • Fibrose cística
  • Deficiência de Alfa-1-antitripsina (DAAT), uma condição genética que pode causar alterações nos pulmões
  • DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)
  • Micoses pulmonares
  • Transtornos vasculares dos pulmões
  • Doenças autoimunes com comprometimento pulmonar
  • Covid-19 (quando há comprometimento dos pulmões)

Quando devo consultar um pneumologista?

O paciente deve estar sempre atento a sua saúde e procurar pelo médico quando sentir sintomas como:

A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar doenças pulmonares. Por isso, é indicada a realização de check-ups com regularidade, e o pneumologista é um dos médicos que devem ser consultados. Realizando exames preventivos, é possível detectar anomalias precocemente e tratar qualquer problema antes que se torne algo grave.

Diferente do que algumas pessoas pensam, a consulta com pneumologista não existe somente para diagnosticar a pneumonia, mas também outros tipos de enfermidades. É importante procurar pelo atendimento para que exista o diagnóstico das condições e rapidamente começar o tratamento adequado.

Pessoas com histórico de problemas pulmonares crônicos, como bronquite ou asma, devem visitar seu pneumologista frequentemente. Outras doenças pulmonares também precisam de atenção especial e constante, como enfisemas e DPOC.

Pacientes tabagistas precisam ter cuidados redobrados com a saúde dos pulmões. Embora a recomendação geral seja parar de fumar o quanto antes, é fundamental fazer exames preventivos para evitar complicações graves, como câncer de pulmão, enfisema pulmonar e bronquite crônica.

Por ser comum, a tosse é um sintoma que não é investigado por muitas vezes. Ela pode ser uma manifestação, no caso mais leve, de alergias e inflamações como rinite, sinusite e faringite, ou de infecções na garganta. Porém, quando o sintoma se prolonga por mais de três semanas, talvez seja um indicativo de pneumonia ou tuberculose. É necessário ter atenção também para a presença de catarro e de sangue nas secreções.

Não ignore os sintomas nem espere que eles desapareçam sozinhos. Se observar qualquer um desses sinais em você ou em algum familiar, procure o especialista e faça os exames.

Quais exames um pneumologista solicita?

Para diagnosticar doenças que afetam as vias aéreas e garantir a saúde do sistema respiratório, o pneumologista é capaz de solicitar uma série de exames, incluindo:

  • Espirometria (teste de função pulmonar), utilizado para avaliar o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões
  • Raio-X do tórax, para mostrar a capacidade dos pulmões em movimentar o fluxo de ar
  • Tomografia computadorizada do tórax, para analisar a estrutura torácica do paciente
  • Oximetria, para medir a frequência cardíaca e o percentual de oxigênio no sangue
  • Broncoscopia, também conhecida como a endoscopia do aparelho respiratório, serve para analisar os pulmões e coletar materiais diretamente do órgão
  • Teste de caminhada de 6 minutos (TC6M), usado para avaliar as condições respiratórias do paciente simulando atividades diárias

Quem devo procurar em caso de alergia respiratória?

Quando ocorrem as alergias respiratórias, pode surgir a dúvida de qual especialista consultar: alergista ou pneumologista. Alguns pacientes costumam até procurar um otorrinolaringologista para tratar os sintomas. Ainda, em determinados contextos, será necessária a execução de testes cutâneos (de pele) para estudo de alergia respiratória (cuja solicitação normalmente é feita pelo alergologista).

O pneumologista lida com as condições de saúde relacionadas às vias aéreas inferiores (brônquios, bronquíolos, alvéolos, pulmões), enquanto o alergista é especializado nessas situações quando o sistema imunológico está envolvido, em especial com as chamadas reações de hipersensibilidade mediada por imunoglobulinas.

Como regra geral, o pneumologista é o especialista em todas as doenças que afetam os pulmões, enquanto o alergista/imunologista é um médico especializado em distúrbios do sistema imunológico e em suas respostas. O primeiro é indicado para tratar pulmonares e respiratórios e é o profissional mais recomendado para o acompanhamento futuro de asmas e bronquites, enquanto o segundo lida com todos os tipos de alergias.

Quanto custa uma consulta com um pneumologista?

Com a Vale Saúde, você pode marcar consultas presenciais ou por telemedicina (videochamada pelo aplicativo) como o pneumologista e outras 60 especialidades médicas a partir de R$ 70,00*!

Assinantes também têm descontos em exames e medicamentos, e possuem acesso ao pronto atendimento online com um médico generalista. Saiba mais sobre as nossas assinaturas e comece a cuidar da sua saúde agora mesmo!

Alergia

Tuberculose

Distúrbio do sono

Covid longa

Tosse seca

Esclerodermia

Tabagismo

Derrame pleural

Pneumonia

Asma

Fibrose pulmonar

Bronquite

Neoplasia pulmonar

Sarcoidose

Apneia do sono

Poliomielite

Câncer de Pulmão

Falta de Ar

Fadiga

Embolia Pulmonar

Enfisema Pulmonar

Fibrose Cística

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Moções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil