
Pneumologista
Especialista em Pneumologia trata todas as doenças das vias respiratórias inferiores
Qual a função do pneumologista?
A Pneumologia é a especialidade da Medicina responsável pela manutenção satisfatória da função do sistema respiratório (incluindo os pulmões, brônquios e alvéolos) e pelo tratamento das patologias das vias aéreas inferiores. O profissional habilitado para atuar na área é denominado pneumologista.
Geralmente, a Pneumologia é considerada uma especialidade dentro do campo maior da Medicina Interna, embora também atue na terapia intensiva, no atendimento de emergência e na cirurgia cardiotorácica. Várias situações de saúde podem ser avaliadas e tratadas por um pneumologista, incluindo condições hereditárias que afetam os pulmões, trauma pulmonar, condições crônicas, doenças adquiridas, infecções e cânceres.
Após entender as queixas do paciente, o médico realizará um exame clínico em consultório e, caso seja necessário, solicitará outros exames, como radiografias, ultrassonografias, tomografias ou função pulmonar. A maior parte dos exames são não-invasivos e essenciais na detecção de doenças.
Com o diagnóstico correto, o pneumologista pode iniciar o tratamento, que vai variar bastante a depender da doença apresentada. É importantíssimo seguir todo o tratamento prescrito, pelo tempo indicado pelo médico. Algumas doenças, como a tuberculose, apresentam melhora significativa dos sintomas antes da cura completa. Se o paciente abandona o tratamento, os problemas podem retornar com mais força.
Quais são as principais doenças tratadas pelo especialista?
Alguns exemplos de problemas que requerem a atenção de um médico pneumologista:
- Câncer de pulmão;
- Coqueluche;
- Asma;
- Bronquite;
- Apneia do sono;
- Embolia pulmonar;
- Pneumonias;
- Falta de ar;
- Insuficiência respiratória;
- Enfisema pulmonar;
- Pleurisia;
- Pneumonite por hipersensibilidade;
- Tosse crônica;
- Tuberculose;
- Fibrose cística;
- Deficiência de Alfa-1-antitripsina (DAAT);
- DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Micoses Pulmonares;
- Transtornos vasculares dos pulmões;
- Doenças autoimunes com comprometimento pulmonar.
Quando devo consultar um pneumologista?
O paciente deve estar sempre atento a saúde e procurar pelo médico quando sentir sintomas como: falta de ar, catarro, cansaço sem ter feito esforço, dificuldade em respirar, dor ou chiado no peito, rouquidão, apneia do sono, tosse constante (seca ou não) ou com sangue e infecções respiratórias frequentes. A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar doenças pulmonares. Por isso, é indicada a realização de check-ups com regularidade, e o pneumologista é um dos médicos que devem ser consultados. Realizando exames preventivos, é possível detectar anomalias precocemente e tratar qualquer problema antes que se torne algo grave.
Diferente do que algumas pessoas pensam, a consulta com pneumologista não existe somente para diagnosticar a pneumonia, mas também outros tipos de doenças. É importante procurar pelo atendimento para que exista o diagnóstico das doenças e rapidamente começar o tratamento adequado.
Pessoas com histórico de problemas pulmonares crônicos, como bronquite ou asma, devem visitar seu pneumologista frequentemente. Outras doenças pulmonares precisam de atenção especial e constante, como enfisemas e DPOC.
Por ser comum, a tosse é um sintoma que não é investigado por muitas vezes. A tosse pode ser uma manifestação, no caso mais leve, de alergias e inflamações como rinite, sinusite e faringite, ou de infecções na garganta. Porém, quando a tosse se prolonga por mais de uma semana pode ser um sinal de pneumonia ou tuberculose. Atenção também para a presença de catarro e de sangue nas secreções.
Não ignore os sintomas nem espere que eles desapareçam sozinhos. Se observar qualquer um desses sinais em você ou em algum familiar, procure o pneumologista e faça os exames.
Quem devo procurar em caso de alergia respiratória?
Quando ocorrem as alergias respiratórias, pode surgir a dúvida de qual especialista consultar: alergista ou pneumologista. Alguns pacientes costumam até procurar um otorrinolaringologista para tratar os sintomas. Ainda, em determinados contextos, pode ser necessária a execução de testes cutâneos (de pele) para estudo de alergia respiratória - cuja solicitação normalmente é feita pelo alergologista.
O pneumologista lida com as condições de saúde relacionadas às vias aéreas inferiores (brônquios, bronquíolos, alvéolos, pulmões), enquanto o alergista é especializado nessas situações quando o sistema imunológico está envolvido, em especial com as chamadas reações de hipersensibilidade mediada por imunoglobulinas.
Como regra geral, o pneumologista é o especialista em todas as doenças que afetam os pulmões, enquanto o alergista/imunologista é um médico especializado em distúrbios do sistema imunológico e como ele responde. O primeiro é especializado nos problemas pulmonares e respiratórios e é o profissional mais indicado para o acompanhamento futuro de asmas e bronquites, pois o segundo lida com todos os tipos de alergias.