Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Saúde V


Saúde e Bem-estar

Alimentação

Dicas e Curiosidades

Exames

Saúde Mental

Saúde e Bem-estar

Tosse seca persistente: o que pode ser?

17 de

outubro

de 2023

tosse seca persistente
assinatura vale saúde

Coceira e irritação na garganta? Saiba as causas mais comuns e o que fazer

O que é a tosse seca e como ela se diferencia da tosse comum?

Já vamos começar este artigo reforçando que nenhum sintoma recorrente deve ser ignorado. Assim como episódios avulsos e repetitivos de febre devem ser investigados pois são indicativos de infecção, a tosse seca persistente também não pode ficar muito tempo sem passar por uma revisão em consultório médico.

A condição revela que algo no organismo não vai bem, por isso um especialista deve ser consultado quando ela não desaparecer sozinha após uma semana ou com remédios caseiros (chás e gargarejos, por exemplo), principalmente se estiver acompanhada de sintomas como febre, fraqueza e dores musculares.

Tossir é um mecanismo de defesa do corpo para expulsar qualquer elemento que esteja causando irritação na garganta ou tentando penetrar no interior das vias respiratórias. Quando a tosse dura dias ou semanas, ela pode ser sinal de alguma doença que precisa ser identificada.

Bastante incômoda, principalmente à noite, causando desconforto para dormir e descansar, a tosse seca é aquela em que não há a eliminação de catarrodiferentemente da chamada “tosse produtiva”, em que há a produção de secreções (muco) pelas vias aéreas do organismo.

A seguir, vamos falar mais sobre este sintoma que pode parecer simples, mas aponta para a descoberta de doenças crônicas ou ainda exposição a substâncias nocivas. Continue lendo para saber o que fazer para lidar com este problema!

Assine o App da Vale Saúde: Plano Individual por R$ 14,90/mês

Qual o motivo da tosse seca persistente?

Nem sempre a origem da tosse é facilmente detectada, já que pode ser desencadeada por diversos fatores.

Existem várias causas possíveis, entre elas, uma alergia provocada pela exposição a algum elemento presente no ar. A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

Geralmente, o sintoma é o resultado de condições como:

O que fazer quando a tosse seca não passa?

É importante reforçar que a tosse seca é um sintoma de muitas condições clínicas diferentes. Se ela for persistente, durando mais de uma semana, e interferir de alguma forma na rotina do paciente, é preciso consultar um médico para entender melhor a origem desta reação natural do nosso organismo.

Quando ela estiver relacionada a alguma doença e aparecerem outros sintomas associados, o especialista pode prescrever o tratamento correto para que a tosse cesse. Se ela vier junto a desconfortos gripais, congestão nasal, dor de garganta e de ouvido, o mais indicado é procurar um otorrinolaringologista, pois as vias aéreas superiores parecem ser as afetadas.

Havendo ainda falta de ar e dor nas costas e no tórax, principalmente em fumantes, o ideal é buscar a ajuda de um pneumologista, pois o problema parece estar no sistema respiratório.

Agora, se os incômodos maiores, além da tosse seca constante, forem irritação e coceira na garganta, nariz, olhos e ouvidos, especialmente ao sentir algum cheiro ou em um tipo específico de ambiente, o atendimento de um alergista é a recomendação mais acertada.

Se você usar algum medicamento para controle da pressão arterial ou a vontade de tossir recorrentemente vier à noite, associada à falta de ar e inchaços no corpo, sentindo necessidade de levantar a cabeceira da cama, marque logo um check-up com o seu cardiologista.

Já no caso de ter distúrbios estomacais recorrentes, sentindo azia, indigestão e outros desconfortos, a tosse seca persistente pode ser consequência de refluxo. Com este quadro, o gastroenterologista pode lhe auxiliar a confirmar a causa e tratar o problema.

Mesmo assim, se restar dúvidas sobre qual médico consultar, o clínico geral, após a avaliação inicial do paciente, pode receitar medicamentos para alívio dos sintomas e solicitar exames para fechar o diagnóstico com maior segurança. Se o profissional tiver alguma suspeita e julgar necessário encaminhar para um especialista para acompanhamento posterior, ele certamente o fará.

Fique tranquilo, na Vale Saúde, você tem assistência médica completa para manter a sua saúde em dia!

Assine o App da Vale Saúde: Plano Familiar por R$ 21,90/mês

Qual o melhor remédio para tosse seca persistente?

A tosse seca persistente não será curada da noite para o dia. Confira a seguir algumas dicas para diminuir o desconforto:

  • Beber bastante água para manter as vias aéreas hidratadas, diminuir a irritação da garganta e expectorar (liberar) secreções presas
  • Tomar bebidas mornas como chás para amenizar a irritação da garganta
  • Evitar ambientes com ar-condicionado
  • Colocar uma toalha molhada ou bacia de água no quarto para umidificar o ar do ambiente
  • Manter a cabeça mais elevada que o corpo ao deitar-se
  • Manter casa e ambiente de trabalho limpos e arejados para combater alergias
  • Evitar contato com os agentes que desencadeiam a tosse, tais como poeira e pelos de animais

Lembrando que, como são diversas as possíveis causas clínicas desse sintoma, tomar algum remédio por conta própria pensando em um aparente motivo pode complicar o real fator desencadeante da tosse. Até pastilhas e xaropes são capazes de piorar quadros de refluxo, por exemplo.

Pacientes com doenças cardiovasculares e pulmonares também precisam cuidar com interações medicamentosas. Use medicamentos somente com prescrição médica, sob orientação de um profissional de saúde de confiança.

Quando a tosse seca pode ser perigosa e devo procurar um médico?

A tosse seca persistente é uma manifestação que mostra que o seu organismo está com algum problema. Geralmente, ela é interrompida após uma semana ou 10 dias.

Se o sintoma persistir após esse período ou se ele vier acompanhado por outros sinais, é fundamental buscar ajuda médica.

Confira, a seguir, algumas situações em que o paciente precisa redobrar a atenção:

  • Febre alta maior que 38 graus
  • Emagrecimento sem causa aparente
  • Obstrução nasal
  • Cansaço e dificuldade para respirar
  • Dores musculares
  • Muco com cor irregular como marrom ou marcas de sangue, ainda, se vier acompanhada de falta de ar, fadiga ou sensação de aperto no peito

Se o problema for ignorado e não tratado adequadamente, complicações acontecem a longo prazo: nas cordas vocais, rouquidão e até mesmo afonia (perda da voz), além de cansaço muscular do diafragma e dos músculos do tórax. Em casos extremos, pode ocorrer até fraturas de costelas ou perfuração da traqueia, dos brônquios e dos pulmões, levando a condições sérias com potencial de morte, como pneumomediastino (presença de ar no mediastino, como é chamada a parte central do tórax) e pneumotórax (acúmulo de ar entre as membranas do pulmão).

Na dúvida, procure assistência médica para investigar os incômodos do dia a dia e desconfortos que diminuem a sua qualidade de vida! Pacientes com tosse de origem alérgica ainda encontram tratamento com bons resultados em terapias alternativas como a homeopatia e acupuntura.

Encontre a ajuda necessária na Vale Saúde

Ao assinar a Vale Saúde, você tem acesso a mais de 60 especialidades, incluindo otorrinolaringologista e pneumologista.

Além disso, também é possível coletar exames, como os testes de urina e sangue, sem filas e de uma maneira muito mais prática, e agendar exames de imagem solicitados pelos especialistas.

Saiba mais sobre as assinaturas e comece a tratar de si mesmo!

Tosse Seca



vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Posts Relacionados

engasgo: o que fazer em uma situação como esta

Engasgo: saiba o que fazer em uma situação como esta

Tossir é uma alternativa para engasgos, mas é importante saber como proceder em situações graves

ânsia de vômito constante

Ânsia de vômito constante: veja 8 motivos e saiba o que fazer

Algumas doenças e a ingestão de alguns alimentos podem causar esse sintoma

consulta telemedicina

Quando posso fazer uma consulta por telemedicina?

Saiba quais são as especialidades que atendem em consultas online

Receba novidades em seu email

Inscreva-se na nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com os termos de uso, a e em ser contatado por SMS, e-mail e telefone.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil