Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Poliomielite

Infecção aguda é causada pelo poliovírus e atinge principalmente crianças

Consulta presencial com neurologista

A PARTIR DE

R$ 63*

Consulta online com neurologista

A PARTIR DE

R$ 90*

Desconto em medicamentos

ATÉ

35%

O que é poliomielite?

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecciosa causada pelo poliovírus. Ela afeta principalmente crianças com menos de 5 anos e pode ocasionar paralisia muscular irreversível em alguns casos graves, mas também é capaz de infectar adultos.

A transmissão ocorre por meio da ingestão de alimentos ou água contaminados com o microrganismo. A melhor maneira de prevenir a poliomielite é pela vacinação.

Felizmente, graças à imunização em massa, a poliomielite foi praticamente erradicada do mundo, com apenas alguns casos isolados relatados em alguns países. No Brasil, por exemplo, não há nenhum caso registrado da doença desde 1990.

Existem dois tipos de pólio: a paralítica e a não paralítica , que pode levar à paralisia total ou parcial dos membros inferiores.

Quais são os sintomas da poliomielite?

A maioria das pessoas infectadas com o poliovírus não apresentam sintomas e se recuperam completamente sem complicações. No entanto, em cerca de 1% dos casos , o vírus invade o sistema nervoso central e causa paralisia muscular.

Os sintomas da poliomielite incluem:

Quais as causas da poliomielite?

Devido à falta de condição habitacional, saneamento básico, limpeza e higiene pessoal adequados , a transmissão da poliomielite ocorre das seguintes formas:

  • Ingestão de alimentos ou água contaminados com o vírus
  • Contato direto com as fezes de uma pessoa infectada
  • Contato com secreções orais ou nasais de uma pessoa infectada, como gotículas expelidas pela tosse ou espirro

A doença pode ser transmitida por uma pessoa que não apresenta sintomas da doença, mas que esteja infectada com o poliovírus. Portanto, a prevenção é essencial para evitar a disseminação da enfermidade.

A vacinação é a melhor forma de prevenir a poliomielite. A ampla disponibilidade dos imunizantes é responsável pelo sucesso na eliminação da doença na maioria dos países.

Quais as complicações da poliomielite?

A poliomielite pode causar complicações graves em alguns casos. É possível destacar:

  • Debilidade muscular permanente e atrofia muscular
  • Perda da função motora, principalmente nos membros inferiores
  • Escoliose (curvatura da coluna vertebral)
  • Problemas na respiração, quando afeta os músculos do sistema respiratório
  • Osteoporose
  • Pé torto, conhecido como pé equino (pessoa não consegue andar porque os calcanhares não alcançam o chão)
  • Infecções secundárias, como pneumonia, que podem ser graves

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da poliomielite é feito com base na avaliação clínica dos sintomas pelo neurologista ou pediatra , se o paciente for ainda criança , em conjunto com a confirmação laboratorial da presença do poliovírus no organismo.

Geralmente, o diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, incluindo amostras de sangue, fezes ou líquido cefalorraquidiano (líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal). O teste mais comum é o de isolamento viral por cultura em células , especialmente útil em complicações neurológicas.

É importante que os médicos e profissionais de saúde suspeitem de casos de poliomielite e notifiquem rapidamente às autoridades de saúde, especialmente se houver um surto da doença em alguma região. A notificação precoce permite a identificação rápida do caso, o controle da cadeia de transmissão e a implementação de medidas de prevenção e controle da doença.

Há tratamento para a poliomielite?

Infelizmente, não há um tratamento específico para a poliomielite. Por isso, o tratamento é baseado na redução dos sintomas e na prevenção de possíveis complicações.

No caso de pessoas que apresentam sintomas leves da doença, é comum que o médico recomende repouso, analgésicos, antitérmicos e acompanhamento clínico para monitorar a evolução da doença.

Já nas formas mais graves da doença, com paralisia muscular, é necessário um tratamento mais intensivo e individualizado, que envolve fisioterapia, terapia ocupacional e, em alguns casos, uso de aparelhos ortopédicos ou intervenções cirúrgicas.

Por isso, a prevenção, por meio da vacinação em massa, é a melhor forma de evitar a poliomielite.

Como a vacina da poliomielite é feita e aplicada?

A vacina da poliomielite é feita a partir de vírus inativados, que são incapazes de causar danos ao organismo humano. Esses microrganismos são cultivados em laboratório e, posteriormente, tratados com substâncias químicas, como o formaldeído, para que percam sua capacidade de se reproduzir e causar a enfermidade.

O imunizante é administrado por meio de uma injeção intramuscular ou oral , dependendo do tipo de vacina utilizada. A versão oral é a mais comum e consiste em algumas gotas de líquido, administradas diretamente na boca do paciente.

As vacinas contra a poliomielite são altamente eficazes e seguras, sendo uma das principais ferramentas para prevenir essa doença que pode causar graves problemas neurológicos nas pessoas infectadas.

Assine e agende uma consulta

Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora:

Especialistas mais indicados para o tratamento

Pneumologista

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil