Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Dicas e Curiosidades

Homeopatia: o que é e como funciona

18 de abril de 2024

frasco de remédios de homeopatia e uma cumbuca branca rechada de folhas e ervas

Especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980.

assinatura vale saúde

O que é homeopatia e para que serve?

Você já deve ter ouvido ou até mesmo dito a expressão “doses homeopáticas”, correto? Ela é conhecida popularmente por se referir a algo que será feito aos poucos, em pequenas quantidades. Porém, muitos que a usam desconhecem a homeopatia e nem sabem que essas “doses mínimas” é um dos seus quatro princípios.

A homeopatia é uma ciência terapêutica que trata cada paciente de forma individual e integral, conforme o seu modo peculiar de adoecer, utilizando substâncias altamente diluídas como medicação. Partindo do diagnóstico do desequilíbrio físico, mental e emocional que a pessoa apresenta quando adoece e de remédios capazes de estimular a reação curativa do organismo, o método busca diminuir a predisposição às doenças, curar condições agudas e de longa duração, sem efeitos adversos e restabelecendo o equilíbrio de corpo e mente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a especialidade como uma prática da Medicina Tradicional e Complementar (MTC). Estudos trazem dados demonstrando que, internacionalmente, cerca de 7% da população utiliza a homeopatia como forma terapêutica em todo o planeta.

No Brasil, ela é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como especialidade médica desde 1980. Após cursar a graduação, o profissional necessita fazer uma especialização de 2 anos como formação complementar para exercer a prática.

O médico homeopata é habilitado para tratar diversas enfermidades, desde as alergias respiratórias até problemas emocionais. Bastante utilizada em casos de Influenza, dengue e até Covid-19, a homeopatia é também um recurso preventivo efetivo nas doenças epidêmicas e promove a redução do adoecimento coletivo.

Continue lendo o artigo para conhecer melhor este recurso, suas vantagens e princípios e saber quando ele é indicado para ajudar nos problemas de saúde.

Quando surgiu a homeopatia?

O Dia Mundial da Homeopatia é celebrado em 10 de abril, por ser a data de nascimento de Samuel Hahnemann (criador deste método terapêutico), na Alemanha, em 1755. Embora considerado um bom médico, ele estava desiludido com a pouca eficácia dos tratamentos utilizados na época e testou em si diversos remédios. Em 1796, Hahnemann publicou o importante ensaio “Um novo método para averiguar os princípios curativos das drogas”.

Em função da grande controvérsia em torno de seus experimentos, o alemão conseguiu autorização para a fabricação de seus medicamentos apenas em 1821. Nessa fase, escreveu seu último livro importante, “Doenças crônicas, sua natureza e tratamento homeopático” (1828).

Em 1831, Hahnemann ajudou a conter uma epidemia de cólera na Europa. Na França, o método ganhou adeptos e, nos Estados Unidos, foi fundada uma sociedade homeopática. Ele morreu em Paris, em 1843. Seus estudos foram rapidamente difundidos e serviram de inspiração para novas gerações de clínicos. O médico alemão e seus discípulos desenvolveram 100 substâncias curativas. Atualmente, há mais de 3 mil delas.

Então, o termo que nomeia a prática é mencionado na área da saúde há cerca de dois séculos. No Brasil, o Dia Nacional da Homeopatia é comemorado em 21 de novembro, pois foi nesta data, em 1840, que chegou ao país Benoit Jules Mure, um discípulo francês de Hahnemann.

A especialidade foi incorporada pelo Ministério da Saúde como uma prática integrativa e complementar somente em 2006.

Quais são os 4 princípios básicos da homeopatia?

Por ser uma abordagem terapêutica que busca tratar o paciente de forma integral, a homeopatia é baseada em quatro princípios fundamentais:

  1. Lei dos Semelhantes (citada por Hipócrates no ano 450 a.C.): a doença pode ser curada pela mesma substância que a provoca
  2. Experimentação em pessoa sadia: também chamada de experimentação patogenética, homeopática ou pura, é o procedimento de testar substâncias medicinais em indivíduos saudáveis para identificar os sintomas que irão refletir sua ação
  3. Diluição/doses mínimas: as substâncias utilizadas são diluídas diversas vezes (para potencializar seu efeito), tornando-se mais eficazes e seguras
  4. Medicamento único: o paciente deve tomar somente o medicamento que contenha o maior número de estímulos para os sintomas que ele apresenta

O processo de diluição do remédio é acompanhado de uma agitação vigorosa, potencializando os efeitos das substâncias. Esse processo (conhecido como dinamização ou sucussão) é fundamental para a homeopatia, pois é ele que transforma a substância em um medicamento capaz de estimular a capacidade de cura do organismo.

Para os médicos dessa especialidade, cada paciente é único e deve ser tratado de forma individualizada, considerando as particularidades de cada um. O método terapêutico considera não apenas os sintomas físicos, mas a personalidade, os hábitos, as emoções e a história da pessoa. Por isso, os medicamentos homeopáticos não devem ser compartilhados, lembrando que a prática é focada em cada doente especificamente, não trata a condição e não alivia sintomas de forma generalizada.

Quais os tipos de doenças tratadas pela homeopatia?

A especialidade desenvolveu uma certa tradição no tratamento de algumas condições em especial. É comum a procura da homeopatia para o tratamento de:

Quando a homeopatia é indicada?

A medicina ocidental possui duas correntes terapêuticas opostas: alopatia e homeopatia. Enquanto a homeopatia é embasada na cura pelo semelhante, a alopatia, relacionada à medicina convencional, trata doenças com medicamentos que produzem efeitos contrários aos sintomas provocados por aquela enfermidade.

De forma ampla, qualquer pessoa pode fazer tratamento homeopático, desde que seja recomendado e acompanhado por especialistas. A prática é utilizada como método principal ou coadjuvante, devendo ser alternativa e complementar à medicina tradicional, segundo a OMS.

Esse tipo de medicamento é indicado, principalmente, para organismos mais frágeis, como de crianças e idosos, por ser eficaz e seguro. Os remédios têm base em substâncias naturais, não viciam e diminuem os efeitos colaterais e reações adversas. Ainda há outra vantagem para os pacientes: uma administração mais fácil, com soluções líquidas em dose única e gotas ou glóbulos (pequenos grãos esféricos constituídos por sacarose).

A opção terapêutica é normalmente sugerida para quem não tem resultados positivos com tratamentos convencionais (medicação alopática) ou busca evitar a ingestão deste tipo de remédios por longo prazo.

Por ajudar a equilibrar o organismo, aumentar a qualidade de vida, auxiliar no rejuvenescimento do corpo e evitar novas doenças ou a sua reincidência, a prática também é um braço da Medicina Preventiva.

Homeopatia infantil

A homeopatia pediátrica não tem diferença da prática para os adultos. Ela está focada no restabelecimento do equilíbrio da energia vital.

O uso de medicamentos homeopáticos no tratamento infantil é cada vez mais presente. O médico especialista conversa com os pequenos e com os pais e responsáveis, para entender melhor tudo o que ocorre no dia a dia da família e da escola ou creche.

Na homeopatia pediátrica, a saúde infantil é restabelecida com um tratamento sutil e não agressivo. Mais do que controlar os sintomas, a especialidade objetiva tratar os desequilíbrios orgânicos (como a recorrência de infecções, gripes e resfriados), psicológicos (como fobias e medos) e emocionais (como estresse).

Ela é uma grande aliada no crescimento infantil e para crianças com dificuldades para dormir, agitação, ansiedade e problemas respiratórios.

Encontre os especialistas na Vale Saúde

Uma assinatura Vale Saúde garante os cuidados que você precisa! Você pode marcar consultas presenciais ou por telemedicina (videochamada pelo aplicativo), com médicos especialistas e qualquer profissional de saúde que faça parte da nossa rede de atendimento.

Contamos com profissionais qualificados em mais de 60 especialidades, incluindo homeopatas. De forma rápida, simples e segura, as sessões custam a partir de R$ 70,00*!

Além disso, também é possível coletar exames de laboratório sem filas e de uma maneira muito mais prática, agendar exames de imagem solicitados pelos especialistas, obter receitas e atestados médicos online e ainda aproveitar descontos em medicamentos nas farmácias parceiras.

Basta escolher a assinatura ideal para as suas necessidades e pronto! Comece a cuidar da sua saúde agora mesmo com mais agilidade, eficiência e com diversos benefícios. Saiba mais!

Homeopatia


vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil