Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Saúde e Bem-estar

Alimentação

Dicas e Curiosidades

Exames

Saúde Mental

Top10 Saúde

Dicas e Curiosidades

Dia do Pediatra: o valor desse especialista na infância

27 de

julho

de 2023

dia do pediatra
assinatura vale saúde

Data é celebrada todo dia 27 de julho e tem como objetivo celebrar a importância desses profissionais

O papel do pediatra além do tratamento de doenças em crianças

Durante a primeira infância, o pediatra precisa estar presente na vida das crianças. Isso acontece porque a atuação desse profissional não se restringe ao tratamento de doenças, mas avança, também, na percepção de sinais dos pequenos que podem passar despercebidos pelos pais, principalmente os de “primeira viagem” (sem experiência).

O pediatra é um especialista fundamental, que auxilia também na evolução da criança. Até os seis anos, é recomendado que os pais levem os filhos ao pediatra semestralmente, ou seja, a cada seis meses. Dessa forma, é possível acompanhar de perto a alimentação, o crescimento, a caderneta de vacinas e outros cuidados básicos com a saúde infantil.

Pensando em valorizar e celebrar ainda mais essa especialidade médica, no Brasil nós comemoramos o Dia do Pediatra em 27 de julho. A seguir, vamos explicar por que essa data foi escolhida, a importância desses profissionais na evolução saudável de crianças e adolescentes e os desafios atuais dos pediatras. Confira!

Por que dia 27 de julho é o Dia do Pediatra no Brasil?

Essa data foi escolhida no Brasil por corresponder à fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, que aconteceu em 27 de julho de 1910. O principal objetivo é valorizar o primeiro médico com que temos contato em nossa vida – e uma das profissões mais importantes na história da humanidade.

Até o século XIX, a mortalidade na infância costumava ser muito elevada e isso impulsionou a necessidade da especialização médica para cuidados exclusivos de crianças. O primeiro hospital focado apenas no atendimento infantil foi o Hospital des Enfants Malades, em Paris, na França. Em 1881, no Brasil, foi criada a Policlínica Geral do Rio de Janeiro pelo Dr. José Carlos Rodrigues, com o mesmo objetivo.

No entanto, a pediatria só foi oficializada como especialidade médica de fato no final dos anos 1800. No Brasil, foi somente em 1957 que a Policlínica Geral do Rio de Janeiro se nacionalizou e ajudou a tornar o atendimento pediátrico de qualidade e atendimento mais plural.

Hoje em dia, a pediatria passou (e ainda passa) por vários avanços e, como falamos, já não atua exclusivamente no tratamento e controle de doenças. Além disso, os pediatras encaram uma série de novos desafios, que citaremos na sequência.

Os desafios da pediatria neste século

Algumas doenças são muito comuns durante a infância. Esse é o caso da catapora, da sinusite, das viroses e das mais diversas alergias. Também há quadros, como os de sarampo e poliomielite, que foram controlados em todo o mundo graças à orientação sobre vacinação oferecida também pelos pediatras.

Entretanto, sempre surgem novos desafios que a pediatria, como especialidade, precisa se adaptar para oferecer informação, diagnóstico, tratamento e apoio, tanto para a criança, quanto para as famílias. Alguns exemplos são:

  • Baixa adesão vacinal para diversas doenças, que coloca em risco a possibilidade de surtos de enfermidades que já estavam erradicadas
  • Aumento dos casos de doenças crônicas que eram mais comuns em adultos, como obesidade, dislipidemia (nível elevado de gordura no sangue) e síndrome metabólica
  • Casos de disforia de gênero identificados ainda na infância
  • Aumento de doenças psiquiátricas entre crianças e adolescentes, incluindo quadros de ansiedade e depressão, que ajudam a elevar os casos de suicídio nessa faixa etária
  • Aumento no número de internações por desnutrição infantil, que atingiu uma média de 11 crianças menores de 5 anos internadas por dia em 2022 – maior número registrado no Brasil desde 2012

Para lidar com essas situações da melhor maneira possível, o pediatra pode se especializar em várias outras áreas, como a psiquiatria infantil, nutrologia pediátrica e infectologia pediátrica.

É importante dizer que esses são apenas alguns exemplos e a pediatria consegue abranger um número muito maior de especializações atualmente, buscando um maior benefício para as crianças.

Até que idade uma pessoa precisa se consultar com um pediatra?

A faixa etária de atendimento coberta pelos pediatras varia de país para país. No Brasil, nas emergências, o atendimento pediátrico costuma ir até os 13 anos de idade. Mas, em consultas de acompanhamento, a Sociedade Brasileira de Pediatria indica que o atendimento pode ser feito até os 18 anos.

Durante os primeiros meses de vida, as consultas com o pediatra são essenciais para garantir uma evolução saudável do bebê. Depois, até os seis anos, o acompanhamento tem como finalidade analisar o comportamento de criança e possíveis sintomas que possam indicar casos de doenças crônicas ou psiquiátricas.

O pediatra também vai acompanhar de perto todo o ciclo vacinal dos pequenos, além de orientar corretamente as famílias sobre a necessidade de uma alimentação balanceada, evitando a desnutrição ou a obesidade.

Na adolescência, o papel do pediatra no diagnóstico de doenças continua sendo muito importante, inclusive nos cuidados com a saúde mental, que precisa de uma atenção especial nesse momento da vida.

A Vale Saúde parabeniza e agradece os cuidados e a dedicação de todos os pediatras

A Vale Saúde entende que a pediatria é uma área imprescindível, que precisa de muito incentivo a estudos científicos e valorização de profissionais, a fim de continuar evoluindo no cuidado das crianças.

Neste 27 de julho, queremos parabenizar todos os pediatras pela data tão importante, além de também agradecermos por todos os serviços prestados para a população brasileira, incluindo as crianças e as famílias no geral.

Sem a pediatria, não teríamos a orientação, os diagnósticos e os tratamentos essenciais na primeira infância e, com certeza, a taxa de mortalidade infantil seria elevada. Então, deixamos a nossa homenagem a essa especialidade tão fundamental!

Encontre pediatras e outros especialistas na Vale Saúde

Se você precisa de atendimento pediátrico para o seu filho, a Vale Saúde consegue te ajudar. Contamos com mais de 60 especialidades médicas, incluindo a pediatria, para atendimento emergencial ou para consultas de acompanhamento.

Conheça a nossa assinatura familiar e tenha acesso a vários benefícios a partir de R$ 29,90 por mês!

Dia do Pediatra



vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Posts Relacionados

o que faz um enfermeiro

O que faz um enfermeiro e qual sua importância?

A enfermagem é uma das áreas da saúde mais importantes na história

diferença entre psicólogo e psiquiatra

Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

O primeiro é um profissional da saúde mental formado em Psicologia, e o segundo é médico especialista

saúde ocular fique de olho nessas informações

Saúde ocular: fique de olho nessas informações!

Confira os hábitos simples que você pode adotar agora mesmo para garantir a saúde dos seus olhos

Receba novidades em seu email

Inscreva-se na nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com os termos de uso, a política de privacidade e em ser contatado por SMS, e-mail e telefone.