
Reumatologista
Médico é especialista no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam ossos e articulações
Qual a função de um reumatologista?
Muitas pessoas podem ter dúvida sobre as diferenças entre a Reumatologia e a Ortopedia. Afinal, se as duas especialidades são focadas nos ossos, então posso consultar qualquer um dos profissionais, certo?
Errado! E te explicamos o porquê: o médico reumatologista é especializado em tratar doenças que atacam o sistema musculoesquelético, desde que elas não sejam traumáticas ou tumorais. Nesses casos, a responsabilidade de atendimento e tratamento já é do ortopedista.
A Reumatologia foca principalmente em doenças inflamatórias das articulações e dos tecidos em volta dessas áreas. Além disso, o tratamento é apenas clínico, enquanto a Ortopedia também trata por meio cirúrgico.
Os reumatologistas cuidam para conter o avanço e minimizar os efeitos de dois grandes grupos de doenças, que são classificados como:
- Doenças autoimunes: são doenças em que o corpo do paciente produz células ou anticorpos que atacam os próprios tecidos articulares;
- Doenças metabólico-degenerativas: acontecem quando há um desgaste das estruturas das articulações.
Quais são as principais doenças tratadas?
Provavelmente, você já ouviu falar em “reumatismo” como uma doença. Entretanto, esse é um termo genérico que engloba mais de 200 doenças dos dois grupos citados acima.
Alguns dos problemas mais comuns tratados pelo reumatologista são:
- Osteoartrose
- Artrose
- Lúpus
- Artrite reumatoide
- Osteoporose
- Tendinite
- Gota
- Febre reumática
- Bursite
- Esclerodermia
- Espondiloartrites
- Espondilite anquilosante
- Fibromialgia.
Quando devo consultar um reumatologista?
Doenças reumáticas podem ser graves e difíceis de diagnosticar. Por isso, precisam de maior atenção, cuidado e experiência que só um médico reumatologista consegue oferecer.
Mas a hora certa de procurar por esse especialista não é clara para todos, já que os sintomas não são tão óbvios e podem ser indicativos de diversas outras doenças. Como os reumatismos podem causar muita dor, infelizmente é comum que os pacientes sofram por algum tempo antes de ter um diagnóstico ou tratamento correto.
Dessa forma, ao ter sintomas como fadiga excessiva, muito mal-estar, dores nos ossos e nas juntas, perda de peso sem dieta ou rotina de exercícios, nódulos abaixo da pele, comprometimento das válvulas cardíacas e membros que apresentam movimentos involuntários, é hora de procurar o auxílio de um reumatologista.
Na consulta com esse profissional, ele irá solicitar uma série de exames – alguns mais comuns, como exame de sangue, raio-X, ressonância magnética e densitometria óssea, e alguns mais específicos, que só poderão ser prescritos pelo médico quando ele tiver uma análise mais certeira sobre o caso.