Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Especialista diagnostica e trata doenças que afetam articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos

Reumatologista

Especialista diagnostica e trata doenças que afetam articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos

Qual a função do reumatologista?

A reumatologia é a especialidade médica que estuda e trata as doenças que afetam os tecidos conjuntivos, como articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos. O reumatologista é o médico especializado nessa área, responsável por diagnosticar e tratar de doenças inflamatórias, autoimunes, degenerativas ou genéticas que afetam não apenas o sistema musculoesquelético, mas também órgãos internos como coração, olhos, pele e pulmões.

Quais doenças são tratadas por esse especialista?

O reumatismo, ou doença reumática, é um conjunto de patologias que engloba mais de 200 condições diferentes, onde grande parte é pouco comum. Entretanto, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, essas condições afetam mais de 15 milhões de brasileiros.

As principais doenças reumáticas são:

Quando devo procurar um reumatologista?

Você deve procurar um reumatologista sempre que apresentar sintomas que indicam uma possível inflamações nas articulações, como:

  • Cansaço
  • Febre
  • Dor, calor, inchaço e vermelhidão nas articulações
  • Dificuldade para se movimentar
  • Pernas inchadas
  • Manchas vermelhas na pele
  • Dor no peito e tosse
  • Mal-estar

É importante ressaltar que as doenças reumáticas, apesar de serem associadas a pessoas idosas, podem afetar indivíduos de todas as idades. Por isso, é essencial conhecer os sintomas e procurar um médico para uma avaliação adequada quando houver suspeita.

Qual a diferença entre o reumatologista e ortopedista?

Na medicina, a distinção entre essas especialidades é essencial para o tratamento adequado de diversas condições que afetam o sistema musculoesquelético.

O ortopedista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento de problemas mecânicos relacionados aos ossos, como fraturas, luxações e lesões ligamentares ou meniscais (estruturas internas do joelho), muitas vezes decorrentes de atividades esportivas. Quando um indivíduo sofre um trauma, como uma torção durante a prática esportiva, resultando em dor ou inchaço, a busca por esse profissional é recomendada.

Por outro lado, o reumatologista foca no tratamento de problemas inflamatórios das articulações e dos tecidos adjacentes, incluindo ossos, músculos, tendões e ligamentos. Se os sintomas são crônicos e acompanhados de sinais inflamatórios, dor persistente, calor local, vermelhidão e dificuldade de movimento, ele é o especialista mais indicado para conduzir o tratamento.

A ortopedia é uma especialidade cirúrgica, voltada para a correção de deformidades e para a recuperação de traumas musculoesqueléticos. Já a reumatologia é uma especialidade clínica, que não envolve procedimentos cirúrgicos, mas sim o uso de medicamentos e a reabilitação física para tratar das doenças.

A escolha de qual especialista consultar deve ser baseada na natureza do problema e nos sintomas apresentados. Ambos os profissionais podem trabalhar juntos para oferecer o melhor tratamento ao paciente.

Quais são os tipos de tratamento?

Existe uma variedade de tratamentos para as doenças reumáticas, com o objetivo de aliviar a dor, reduzir a inflamação e preservar a função das articulações, proporcionando uma melhora na qualidade de vida dos pacientes que sofrem com essas condições. Alguns dos métodos são:

Em alguns casos, a cirurgia é necessária para corrigir deformidades e danos graves.

Como é a consulta com o reumatologista?

A consulta com o reumatologista se inicia com uma anamnese, para detalhar o histórico médico, histórico familiar, estilo de vida e os sintomas do paciente. Em seguida, o médico realiza um exame físico, onde examina as áreas afetadas, verificando possíveis anormalidades no aparelho locomotor, através da observação e palpação.

O especialista também solicita exames adicionais para auxiliar no diagnóstico. Após analisar os sintomas e os resultados dos exames, ele dará início ao tratamento mais adequado para a condição do paciente.

Quais exames o reumatologista solicita?

Para realizar o diagnóstico e acompanhamento das doenças reumatológicas, o especialista pode solicitar diversos exames. Alguns deles são:

Exames de sangue, como:

  • VHS (velocidade de hemossedimentação)
  • PCR (proteína C reativa)
  • ASLO (antiestreptolisina O)
  • FR (fator reumatoide)
  • FAN (fator antinuclear)
  • ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo)
  • Ácido úrico

E exames de imagem, como:

Cada um deles ajuda a confirmar o diagnóstico ou a descartar outras condições com sintomas semelhantes.

Quanto custa uma consulta com um reumatologista?

Com a Vale Saúde, você pode marcar consultas presenciais ou por telemedicina (videochamada pelo aplicativo) com reumatologistas e outras 60 especialidades médicas a partir de R$ 70,00*!

Assinantes também têm descontos em exames e medicamentos. Saiba mais sobre as nossas assinaturas e comece a cuidar da sua saúde agora mesmo!

Costocondrite

Problemas de joelho

Lúpus

Miosite

Chikungunya

Artrite

Lombalgia

Artrose

Bursite

Fibromialgia

Sarcoidose

Nefrite

Gota

Osteopenia

Nevralgia

Neuralgia do Trigêmeo

Neuropatia

Vasculite

Febre Reumática

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Moções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil