Vale Saúde - Logomarca
Especialidade trata doenças e problemas de saúde variados, relacionados a ossos e articulações

Ortopedista e Traumatologista

Especialidade trata doenças e problemas de saúde variados, relacionados a ossos e articulações

Qual a função do especialista?

A Ortopedia é uma área específica da medicina que tem como objetivo tratar doenças e deformidades dos ossos, além de complicações nas articulações e suas estruturas associadas, que permitem o movimento do corpo humano (ligamentos, tendões, músculos e nervos). Esta especialidade médica dedicada ao aparelho locomotor é classificada oficialmente como Ortopedia e Traumatologia.

Existem vários tipos de especialidade dentro da Ortopedia. Os médicos ortopedistas são divididos por sua autoridade em uma parte do corpo, por exemplo, especialista em pé e tornozelo, joelho, quadril, coluna, ombro, mão e oncológico. Também cabe aos especialistas dessa área operarem os problemas relacionados a todas essas regiões.

Já a** Traumatologia** é o ramo proveniente da Ortopedia responsável por cuidar de casos que envolvam algum tipo de traumatismo. Normalmente, são lesões relacionadas a fratura de braço, perna, torções e ruptura de ligamentos - ocorrências de alta gravidade e muito específicas que necessitam de um médico que possua um foco maior nesse tipo de situação. O traumatologista tem a função de recuperar e tratar problemas que possam interferir no sistema responsável pela mobilidade do corpo.

Mais focados na parte clínica, ortopedistas com formação qualificada analisam, junto ao paciente, os exames para identificar possíveis lesões, indicam o tratamento e acompanham a recuperação das condições limitantes e que causam dor recorrente.

Saiba mais sobre a função do ortopedista com o Dr. Noel O. Foni

Quais são as doenças que podem ser tratadas pelo ortopedista e traumatologista?

  • Problemas de coluna
  • Hérnias de disco
  • Deformidades ósseas
  • Fraturas, luxações, avulsões, torções e lesões de ligamentos
  • Inflamações, contraturas e distensões musculares
  • Artrose/artrite
  • Tendinites
  • Bursites
  • Lesões ocupacionais por esforço repetitivo (LER)
  • Osteoporose
  • Câncer ósseo

Quando devo consultar um ortopedista e traumatologista?

Quando os problemas de saúde que atingem o paciente envolvem ossos, ligamentos, articulações, tendões e problemas musculares, ele deve procurar como médico especialista o ortopedista e traumatologista para averiguar as queixas de dor e limitação de movimentos, além de solicitar os exames mais adequados para diagnóstico e tratamentos corretos.

Existe diferença entre ortopedista e traumatologista?

A principal diferença entre a função de um ortopedista e de um traumatologista é o fato do primeiro ter seu trabalho mais voltado para o tratamento de condições existentes desde o nascimento ou desencadeadas devido ao desgaste natural que ocorre com o avançar da idade. Seu foco são as deformidades de origem anatômica e fisiológica, como hérnias de disco, desvios de coluna (escoliose, lordose e cifose), lombalgia, doenças congênitas, inflamações e infecções no sistema de locomoção humano.

Os médicos que se especializam em Ortopedia são capazes de restaurar os movimentos e funções, possibilitando o mínimo de desconforto e risco, ao final de um tratamento bem-sucedido. Isso é muito importante, pois, na falta do manejo adequado, complicações ortopédicas podem deixar sequelas duradouras ou danos permanentes.

A residência para essa área tem duração mínima de 3 anos. Nem todo ortopedista precisa se especializar em Traumatologia (que é uma subespecialização posterior), mas todo traumatologista deve obrigatoriamente possuir uma formação como ortopedista. Muitos especialistas escolhem atuar em ambas as especialidades.

O traumatologista costuma atender principalmente casos de urgência, envolvendo traumatismos causados em músculos e ossos de todo o corpo humano, provocados por impactos imediatos provenientes de fontes externas. Torções, contusões, fraturas, distensões, luxações e estiramentos são alguns tipos de ferimentos que demandam tratamento com este profissional, que pode ajudar um paciente a recuperar e restaurar o uso máximo da área lesionada.

Como estão na linha de frente do atendimento emergencial de casos graves que podem, inclusive, ser fatais, os traumatologistas também estão habilitados a realizar cirurgias, quando necessário.

Costocondrite

Problemas de joelho

Osteoporose

Esclerodermia

Dor na nuca

Joanete

Artrite

Lombalgia

Escoliose

Bursite

Dor nas pernas

Fibromialgia

Osteopenia

Neuropatia

Leia mais no nosso blog Saúde V

Cigarro eletrônico faz mal? Entenda

Cigarro eletrônico faz mal? Entenda

O que é alergia emocional e como ela se manifesta?

O que é alergia emocional e como ela se manifesta?

Coletor menstrual: cuidado com o meio ambiente e com a saúde íntima

Coletor menstrual: cuidado com o meio ambiente e com a saúde íntima