Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Médico é especializado no cuidado integral de adolescentes

Hebiatra

Médico é especializado no cuidado integral de adolescentes

Qual a função do hebiatra?

O hebiatra é um médico especializado no cuidado de adolescentes. A especialidade existe desde 1974, tendo sido reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) em 1998. A palavra hebiatra vem do grego “hébe” (que significa juventude) e “iatra” (derivado de “iatrós” e significa médico).

Esse especialista é treinado para lidar com temas específicos dessa fase da vida, como puberdade, estirão de crescimento, maturação sexual e mudanças físicas. Além disso, características emocionais e comportamentais da adolescência, como oscilações de humor, e a busca por identidade e pertencimento.

Para se tornar um hebiatra, o médico precisa primeiro fazer uma especialização em pediatria e, em seguida, mais dois anos de especialização em medicina do adolescente.

O papel desse médico nessa fase de transição é importante, pois ele oferece suporte e orientação para os jovens.

O que é tratado por esse especialista?

Alguns dos temas tratados pelo hebiatra incluem:

  • Acompanhar o desenvolvimento físico, emocional e comportamental durante a puberdade
  • Monitorar e orientar o período de crescimento acelerado
  • Avaliar problemas de coluna relacionados ao estirão de crescimento
  • Discutir sobre sexualidade, menstruação, alterações hormonais e mudanças físicas
  • Tratar condições como ginecomastia (crescimento transitório da glândula mamária em adolescentes do sexo masculino)
  • Controlar peso e preocupações com a forma corporal
  • Tratar doenças como acne, alergias, asma e rinite
  • Identificar doenças mais graves como hipertensão e varicocele (dilatação anormal das veias dos testículos)
  • Acompanhar problemas como ansiedade, transtornos alimentares, vícios e compulsões
  • Ajudar no entendimento de questões como sexualidade, prevenção da gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
  • Indicar vacinação

Quando devo procurar um hebiatra?

As transformações corporais típicas da pré-adolescência começam por volta dos 10 anos. Recomenda-se que, a partir dessa idade, os jovens consultem um hebiatra anualmente, aumentando a frequência durante a puberdade, a fim de garantir um acompanhamento adequado e diagnósticos precisos.

A transição do pediatra para o hebiatra não possui uma idade fixa, devendo ocorrer entre 10 e 14 anos, conforme o desenvolvimento e as necessidades individuais do adolescente. Durante esse período, é importante que o jovem se sinta à vontade para expressar suas dúvidas e preocupações ao médico.

Qual a diferença entre o hebiatra e o pediatra?

A pediatria acompanha o desenvolvimento desde o nascimento até a adolescência, incluindo consultas de acompanhamento periódico e tratamento de doenças infantis como caxumba, sarampo, viroses, poliomielite, infecção de ouvido ou garganta, entre outras.

Já a hebiatria lida com questões específicas da adolescência, como crescimento, amadurecimento, puberdade e mudanças psicofísicas. Também aborda temas como a relação com a escola, maturação sexual, ganho de liberdade e independência. Muitas vezes, as consultas são exclusivas com os pacientes e, somente quando necessário, contam com a participação dos responsáveis.

Sendo assim, enquanto o pediatra atende desde o nascimento até a adolescência, o hebiatra se concentra nos cuidados com os adolescentes, oferecendo uma abordagem mais direcionada para essa fase da vida.

Quais são os tipos de tratamento?

Alguns dos tratamentos e abordagens que um hebiatra utiliza são:

  • Acompanhamento clínico por meio de consultas regulares para monitorar o desenvolvimento físico e emocional dos adolescentes, incluindo avaliar o crescimento, a maturação sexual, a saúde mental e outras questões específicas dessa faixa etária
  • Tratamento de problemas de saúde comuns, como acne, alergias, distúrbios menstruais, sobrepeso, obesidade e outras condições
  • Suporte emocional e aconselhamento sobre autoimagem, relacionamentos, ansiedade, depressão e estresse, por exemplo
  • Fornecimento de informações sobre saúde sexual, contracepção e prevenção de ISTs. Também abordam temas como identidade de gênero, orientação sexual e relacionamentos saudáveis
  • Tratamento multidisciplinar com outros profissionais de saúde, como psicólogos, nutricionistas e ginecologistas e urologistas
  • Prevenção e promoção da saúde por meio de hábitos saudáveis, como realizar atividades físicas, manter uma alimentação balanceada e sono adequado

Como é a consulta com o hebiatra?

A consulta com o hebiatra é adaptada às necessidades específicas dos adolescentes, permitindo que eles se sintam confortáveis para discutir abertamente suas preocupações. Sendo assim, a privacidade é valorizada e a participação dos pais não é obrigatória, somente quando necessário.

No começo da consulta, o médico começa perguntando sobre o histórico de saúde e realiza um exame físico, seguido por discussões sobre temas como saúde mental, comportamento, sexualidade, prevenção, vacinação, nutrição e estilo de vida saudável.

Quais exames o hebiatra solicita?

O hebiatra solicita uma variedade de exames, dependendo das queixas e necessidades do paciente. Eles podem ser de laboratório, como os de sangue, urina e fezes, e os exames de imagem, como ultrassom, raio-X e tomografia, por exemplo.

No entanto, a sua principal ferramenta de diagnóstico e tratamento é por meio do exame físico, em que são avaliados aspectos gerais como aparência física, peso, altura, índice de massa corporal (IMC), pressão arterial, estado nutricional e maturação sexual.

Quanto custa uma consulta com um hebiatra?

Com a Vale Saúde, você pode marcar consultas presenciais ou por telemedicina (videochamada pelo aplicativo) com hebiatras, pediatras e outras 60 especialidades médicas.

Assinantes também têm descontos em exames e medicamentos. Saiba mais sobre as nossas assinaturas e comece a cuidar da sua saúde agora mesmo!

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Moções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil