Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Saúde e Bem-estar

Alimentação

Dicas e Curiosidades

Exames

Saúde Mental

Top10 Saúde

Dicas e Curiosidades

Saúde é sua meta de ano novo? A Vale Saúde pode ajudar

19 de

dezembro

de 2023

assinatura vale saúde

Saúde é um item que não pode faltar nos desejos de ano novo. Confira como garantir seu bem-estar ano que vem!

Meta para o ano que vem: melhorar a saúde física e mental

Com a chegada do fim de ano, é comum começar a pensar nos desejos e metas para o ano novo. Pedidos de prosperidade, felicidades e saúde são frequentemente lembrados nessa data, e muitas pessoas usam cores para representar seus pedidos. O verde é a cor da saúde, e você pode representá-la em peças de roupas, acessórios e unhas.

Além de usar a cor verde, que tal estabelecer metas e objetivos claros para aumentar sua imunidade e fugir de doenças? Um bom jeito de começar é adquirindo novos hábitos, como se alimentar melhor, praticar atividades físicas e beber mais água. Contar com uma assinatura de saúde também pode auxiliar na melhora da saúde física e mental, já que você tem acesso facilitado a consultas e exames.

Com a Vale Saúde, por exemplo, você conta com mais de 60 especialidades médicas para se consultar, descontos em exames, medicamentos e pacotes cirúrgicos, além de orientação médica por telefone 24 horas por dia. Todos os benefícios são sem carência, ou seja: você pode usar assim que escolher sua assinatura, não precisa esperar o ano começar!

Como criar metas de saúde para o ano novo?

Para que você possa cumprir suas metas de ano novo, é importante criar objetivos atingíveis e realistas. O planejamento e os prazos para atingir cada meta também influenciam o cumprimento delas. Confira nossas dicas para realizar suas metas de saúde:

  1. Planeje-se com antecedência: separe um tempo durante o mês para pensar e traçar planos para seus objetivos. Metas impulsivas e criadas durante as datas festivas podem não ser tão eficientes
  2. Crie objetivos realistas: se você consome 2 litros de álcool por fim de semana, é improvável que você fique sem beber por 1 ano. Que tal tentar diminuir para 200ml por semana?
  3. Divida em etapas: escreva as ações que você pode tomar para ajudar na sua meta. Prefira “comer uma fruta por dia” em vez de “melhorar a alimentação”, por exemplo
  4. Separe em curto, médio e longo prazo: quais objetivos são fáceis de serem realizados hoje e quais durarão o ano inteiro? Marcar médicos e exames é rápido na Vale Saúde, mas mudar um hábito requer tempo
  5. Priorize: elenque quais metas são mais importantes para começar por elas, e deixe seus planos em um local que você veja com frequência para não os esquecer

Agora que você já sabe como criar suas metas, confira nossas sugestões para adquirir novos hábitos e melhorar sua saúde física e mental.

Assine o App da Vale Saúde: Plano Individual por R$ 14,90/mês

Primeira meta de ano novo: praticar mais exercícios físicos

Praticar exercícios e atividades físicas é uma das principais recomendações médicas para a manutenção de uma vida saudável. A atividade física pode prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, além de trazer benefícios para a saúde mental, como melhora na qualidade do sono e redução dos sintomas de  e ansiedade, e melhora na qualidade do sono, depressão e ansiedade.

Para ajudar na sua meta, lembre-se que qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma, e que qualquer tipo de atividade conta. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), até mesmo caminhadas e atividades domésticas contribuem para evitar o sedentarismo. A quantidade ideal recomendada pela OMS é de pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos, mas você pode começar com o que estiver no seu alcance.

A recomendação da OMS é que adultos comecem a prática realizando pequenas quantidades de atividade física e, então, aumentar gradualmente a frequência, intensidade e a duração ao longo do tempo.

Assine o App da Vale Saúde: Plano Familiar por R$ 21,90/mês

Segunda meta de ano novo: marcar consultas e fazer exames de rotina

Com a correria do dia a dia, é fácil esquecer de marcar consultas e exames. Os exames de rotina são importantes para manter a saúde, prevenindo ou tratando deficiências nutricionais, adotando ações de prevenção como imunização, mudando a alimentação ou adotando novos hábitos (parar de fumar, por exemplo). Ir ao médico e fazer exames regularmente também aumenta as chances de sucesso no tratamento de doenças, pois auxilia no descobrimento rápido das patologias.

Com a Vale Saúde, você pode marcar sua consulta e exames de rotina com descontos e começar a cuidar da sua saúde hoje. Na avaliação médica rotineira, o médico pode pedir exames específicos de acordo com idade, sexo, históricos pessoal e familiar e os comportamentos do paciente.

Em um check-up comum, é normal realizar os procedimentos:

Para realizar seus exames de rotina, você pode contar com uma assinatura da Vale Saúde e marcar uma consulta online ou presencial com um clínico geral. Converse com o profissional sobre seus hábitos e os últimos exames realizados. Você também pode consultar a rede de atendimento da Vale Saúde  para saber onde realizar cada exame.

Assine o App da Vale Saúde: Desconto em medicamentos de até 35%

Terceira meta de ano novo: melhorar a alimentação e beber mais água

Manter uma alimentação equilibrada é uma tarefa difícil quando não temos tanto tempo disponível. O estresse cotidiano e a facilidade de consumir alimentos processados também não ajudam a fazer escolhas mais saudáveis.

O que define uma dieta saudável varia para cada indivíduo, pois depende de características como idade, sexo, estilo de vida e grau de atividade física. Outros fatores que influenciam são os contextos regionais, econômicos e culturais da pessoa, os alimentos disponíveis no local e seus hábitos alimentares.

Se você tem como meta melhorar sua alimentação, é importante entender o que você precisa mudar nos seus hábitos alimentares. Com uma ida a um nutricionista da Vale Saúde, você pode ter um plano alimentar personalizado para suas necessidades. Caso você precise investigar alguma doença relacionada a alimentação, o nutrólogo é o profissional mais indicado.

Para adultos, uma dieta saudável inclui:

  • Frutas, verduras, legumes (como lentilha e feijão), nozes e cereais integrais (como milho, aveia, trigo e arroz integral)
  • Pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia (exceto raízes como batata, batata-doce e mandioca)
  • Menos de uma colher de chá de sal por dia

Em relação ao consumo de água, a OMS recomenda 2 litros de água potável por dia por adulto. A quantidade ideal exata pode variar para cada indivíduo por itens como esforço físico, idade, gênero, temperatura do local e gravidez. Se você possui dificuldades para ingerir a quantidade ideal de água por dia, tente optar por alimentos ricos em água.

A água possui muitos elementos químicos necessários para o funcionamento saudável do corpo, como:

  • Cálcio (importante na saúde óssea e possivelmente na saúde cardiovascular)
  • Magnésio (importante na saúde óssea e cardiovascular)
  • Fluoreto (eficaz na prevenção de cáries dentárias)
  • Sódio
  • Cobre (importante na função antioxidante, utilização de ferro e saúde cardiovascular)
  • Selênio (importante na função antioxidante geral e no sistema imunológico)

A água garante o funcionamento do organismo através da absorção de nutrientes, transporte sanguíneo e outras funções. A falta de água, por sua vez, pode acarretar a formação de cálculo renal (pedras nos rins).

Assine o App da Vale Saúde: Desconto em mais de 100 pacotes cirúrgicos

Quarta meta de ano novo: dormir melhor

Cansaço, falta de disposição e desatenção podem prejudicar a rotina de qualquer pessoa. Depressão, ansiedade, problemas hormonais e uso de medicamentos podem causar insônia e prejudicar seu descanso.

As causas da insônia e outros problemas relacionados ao sono podem ser investigadas por um médico do sono, que investigará as causas e tratamentos ideais para cada caso.

Confira nossas recomendações para melhorar sua noite de sono, que incluem:

  • Evitar nicotina, cafeína e álcool pelo menos até 5h antes de dormir
  • Comer alimentos de fácil digestão no jantar
  • Fazer atividades físicas para que o corpo se canse mais
  • Evitar dormir muito durante o dia
  • Cuidar da saúde mental com psicólogos

Evitar telas (celular, computador, televisão) antes de dormir, incluir práticas de meditação na rotina e consumir chás calmantes (como camomila e maracujá) também podem ajudar.

Assine o App da Vale Saúde: Orientação médica por telefone 24h

Quinta meta de ano novo: cuidar da saúde mental

Conciliar relacionamentos, trabalho, gestão financeira e da casa pode ser um desafio sem a ajuda de um profissional, principalmente para as mulheres. Elas sofrem mais com discriminação no trabalho, pressões de imagem corporal, responsabilidades domésticas e falta de apoio.

Psicólogos são os profissionais mais recomendados para a promoção da saúde mental de qualquer indivíduo. Eles identificam possíveis transtornos e ajudam com as queixas dos pacientes. Independentemente da abordagem do psicólogo, a psicoterapia busca compreender o modo com que as pessoas agem, sentem, falam, aprendem, pensam e se comportam de um modo geral. Em alguns casos, também é necessário investigar causas e tratamentos de doenças com um psiquiatra.

A prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada são essenciais para a saúde mental, mas outros hábitos também podem ajudar:

  • Tenha momentos de descanso: atividades prazerosas e de entretenimento como passear e rever amigos podem ajudar
  • Durma pelo menos 7h para garantir o descanso físico e mental
  • Busque ajuda profissional para desenvolver autoconhecimento. A Vale Saúde possui uma rede de atendimento ampla com profissionais que podem ajudar, como psicólogos
  • Autocuidado: inclua ações como meditação e leituras prazerosas nas suas metas de ano novo e estabeleça limites para suas relações

O autocuidado também inclui fazer exames médicos e manter hábitos saudáveis, como não fumar e não consumir álcool.

Sexta meta de ano novo: diminuir álcool e tabaco

Não é novidade que álcool e tabaco são prejudiciais à saúde. Além de serem cancerígenos, o álcool em excesso pode provocar doenças no fígado como cirrose. Fumar também pode causar mais de 50 doenças, incluindo câncer e infarto.

Se você tem como meta parar de fumar ou beber, um bom primeiro passo é investigar as causas do vício, que pode ser feito com ajuda de psicólogos, psiquiatras e clínicos gerais. Algumas dicas também podem auxiliar:

  • Evitar momentos associados aos hábitos de beber e fumar
  • Praticar exercícios físicos
  • Procurar grupos de apoio
  • Não desistir na primeira tentativa

Seguindo essas dicas, será mais fácil conseguir mais saúde no ano que vem.

Sétima meta de ano novo: fazer uma assinatura de saúde

Os altos preços de consultas e exames, assim como a dificuldade para agendar procedimentos médicos, podem ser fatores que nos afastam de uma vida saudável.

Com a Vale Saúde, você escolhe entre o plano individual ou familiar e tem acesso a mais de 3.000 clínicas e laboratórios de qualidade, até 35% de desconto em medicamentos, consultas online e presenciais e orientação por telefone. Conheça todos os benefícios que o Vale Saúde oferece.

Ano novo

Meta



vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Saúde V

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Posts Relacionados

atividade fisica

Atividades físicas: Importância e benefícios

A prática está relacionada a prevenção de doenças, manutenção do peso e melhora da saúde mental

como saber se a imunidade esta baixa

Como saber se minha imunidade está baixa?

Alguns sinais podem indicar que o seu sistema imunológico não está saudável

Como se hidratar rapidamente

Como se hidratar rapidamente: 8 alimentos ricos em água

Alguns alimentos saudáveis, como frutas e legumes, colaboram com a hidratação do organismo

Receba novidades em seu email

Inscreva-se na nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com os termos de uso, a política de privacidade e em ser contatado por SMS, e-mail e telefone.