Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Saúde e Bem-estar

Alimentação

Dicas e Curiosidades

Exames

Saúde Mental

Top10 Saúde

Saúde e Bem-estar

Qual é a importância do lazer para a saúde mental?

18 de

julho

de 2023

saúde mental
assinatura vale saúde

Atividades prazerosas conseguem melhorar a qualidade de vida e aumentar a expectativa em até 4 anos

Mais do que um tempo para respirar: por que devemos aderir ao lazer?

Acordar cedo, sair para trabalhar, almoçar correndo, passar horas no transporte público ou no trânsito, chegar em casa, fazer uma janta rápida e dormir. Quantas pessoas têm essa rotina diariamente? Embora seja algo comum, essa correria do dia a dia, além de causar cansaço físico intenso, também é extremamente prejudicial para o nosso psicológico.

A importância do lazer para a saúde mental já é um tópico muito conhecido pelos especialistas, mas parte da sociedade ainda menospreza esse ponto. Várias pessoas não têm tempo para relaxar durante a semana, enquanto outras desconsideram a importância de atividades prazerosas.

De acordo com a National Cancer Institute, dos Estados Unidos, o lazer consegue aumentar a expectativa de vida em cerca de 4 anos. Isso acontece porque algumas atividades liberam hormônios como a ocitocina e ativam a serotonina, o que gera uma sensação de bem-estar, aliviando o estresse.

A seguir, te explicaremos por que você deve relaxar o máximo de tempo que conseguir – e qual é a melhor maneira de fazer isso. Confira!

Assine o App da Vale Saúde: Plano Individual por R$ 14,90/mês

O estresse está destruindo o seu corpo agora mesmo

A frase acima pode parecer exagerada, não é mesmo? No entanto, essa afirmação é verídica. O estresse diário de uma rotina exaustiva está tirando anos da sua vida por meio de sintomas que você pode nem relacionar à exaustão, como:

Pessoas que vivem estressadas acabam tendo essas complicações com muita frequência, o que é extremamente prejudicial para a saúde. Mas a boa notícia é que o lazer é um ótimo caminho para melhorar a qualidade de vida.

Assine o App da Vale Saúde: Plano Familiar por R$ 21,90/mês

Passear, viajar, praticar exercícios, ter um hobby ou fazer nada

Existem várias formas de relaxar, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Por isso, para que o lazer consiga ser realmente benéfico, há uma questão importante: você deve fazer aquilo que gosta.

E nem sempre o lazer está relacionado a longas viagens e vários dias fora da rotina. Tirar férias e viajar para um lugar que te agrade é realmente importante, mas você também pode relaxar durante a semana, mesmo trabalhando.

Nesses casos, é uma questão de possibilidade. Antes ou depois de trabalhar, você pode tirar um tempo para praticar exercícios físicos, que são essenciais para manter a saúde mental em dia.

Nos fins de semana, as opções são infinitas. Tente passear em um parque, saia para fazer compras, compre um ingresso para um show ou para ver o seu time de coração, ou até mesmo saia para almoçar em uma cidade próxima, para respirar novos ares.

E, claro, você também pode fazer nada! Quando ficamos muito tempo fora de casa, às vezes não tem nada melhor do que se deitar na cama ou no sofá da sala, não é mesmo? E fazer nada também faz bem. Ler um livro, ver uma série, pedir uma comida especial ou tirar um cochilo. Tudo isso é considerado lazer.

A busca pela produtividade pode ser improdutiva

No geral, vivemos em um sistema que cobra muito a produtividade. É normal querermos render ao máximo no trabalho e nas tarefas de casa, e parece absurdo separar um tempo apenas para relaxar.

Mas a verdade é que ser produtivo demais é improdutivo. Quando uma pessoa trabalha sem parar, existe maior chance de desenvolver estresse e outras condições que já citamos acima.

E uma pessoa doente não consegue produzir da melhor maneira possível. O estresse leva a uma repetição de trabalho, com pouca criatividade e com pouca qualidade. Isso também vale para projetos pessoais, por exemplo.

Dessa forma, entender que é preciso parar para descansar e aproveitar a vida não é um mero capricho, mas sim uma necessidade.

Aprenda a diferenciar tempo de lazer de pausas momentâneas

Muitas empresas, além do horário de almoço, também permitem que o funcionário pare ao longo do dia para fazer um lanche ou tomar uma água. E, mesmo que isso seja fundamental para que o colaborador consiga finalizar o expediente, esses momentos não podem ser considerados tempo de lazer.

Além de serem muito curtos, eles estão inseridos em um contexto de trabalho, em que a pessoa não vai relaxar completamente. Por isso, inclusive, o lazer precisa ser reservado dos problemas do dia a dia, com foco apenas no repouso e no descanso total.

E por falar em descanso: celulares são inimigos?

É possível utilizar celulares, computadores e notebooks para várias funções, inclusive para se distrair. Mas nem sempre eles colaboram com uma rotina saudável.

Com a expansão da internet, se tornou comum que o expediente oficial de trabalho se encerre, mas que a pessoa continue trabalhando informalmente pelo celular, respondendo o chefe ou os clientes, checando e-mails e resolvendo algumas pendências.

Então, se esse for o seu caso, procure outras maneiras de lazer e tente se desconectar, aproveitando o tempo livre consigo mesmo, com a família, com o parceiro ou com os amigos.

A Vale Saúde cuida da sua saúde!

E, se você acha que está se estressando além do normal e está sofrendo com as consequências disso, mantenha a calma. A Vale Saúde conta com mais de 60 especialidades médicas que podem te ajudar.

O mais recomendado é realizar, inicialmente, a terapia com um psicólogo para entender melhor as causas do seu estresse. Você também pode marcar um check-up médico com um clínico geral para realizar exames e começar a cuidar da sua saúde.

Saiba mais sobre as assinaturas da Vale Saúde e transforme a sua qualidade de vida agora mesmo!

Saúde mental



vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Posts Relacionados

depressão pós parto

Depressão pós-parto: fique atenta no Dia das Mães

Condição causa tristeza e falta de esperança logo após o parto, prejudicando a saúde da mãe e do bebê

check-up médico

Você sabe o que é um check-up médico?

Quer saber como se cuidar? Faça o seu check-up regularmente e veja os benefícios

Higiene do Sono

Você sabe o que é higiene do sono? Adote bons hábitos para dormir melhor

Mudanças de rotina e condições ambientais ajudam a aumentar a duração e a qualidade do repouso

Receba novidades em seu email

Inscreva-se na nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com os termos de uso, a política de privacidade e em ser contatado por SMS, e-mail e telefone.