Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Alimentação

Fonte de nutrientes: água de coco faz bem para a saúde

23 de julho de 2024

Bebida é pouco calórica e rica em vitamina C e sais minerais.

assinatura vale saúde

Água de coco é bom para quê?

Refrescante, hidratante, isotônica, antioxidante, antifúngica, desintoxicante, anti-hipertensiva e pouco calórica. São diversas as propriedades conhecidas da água de coco, que facilita a eliminação de líquidos e toxinas, manda as gorduras embora do organismo pela urina, diminui o inchaço e ajuda no funcionamento do intestino, além dos benefícios nutricionais.

A bebida se encontra no interior do coco ainda verde. Basicamente, a água provém de cocos jovens, com aproximadamente seis a sete meses. Depois, esse líquido se transforma em polpa de coco, que também é comestível.

Nos países tropicais e produtores do fruto do coqueiro, como Brasil, Indonésia e Filipinas, a tradição de beber este sumo vem da antiguidade: as populações recorriam a ele para contrariar o efeito das altas temperaturas características dessas regiões. Em função de seus atributos de hidratação, também o usavam como remédio.

Por ser rica em potássio, a água de coco previne câimbras e dores musculares, além de ser indicada para recuperação de quadros de desidratação após viroses, com vômitos e diarreias. Benéfica à flora intestinal, alivia a constipação (prisão de ventre) e fortalece o sistema imunológico.

Um copo de 100 ml tem somente cerca de 20 calorias. De cor transparente e sabor adocicado, esse suco natural é uma ótima pedida para os intervalos entre as refeições, porque engana a fome, podendo ser utilizado para substituir o consumo de infusões açucaradas e repor eletrólitos. Ainda é usado com a finalidade de melhorar o desempenho físico, pois hidrata e repõe os minerais perdidos pelo suor, como sódio, potássio e magnésio.

Se você se interessou pelas vantagens da ingestão dessa bebida, continue lendo o texto para saber mais sobre seus benefícios e características e conferir as orientações nutricionais.

Quais são os 10 benefícios da água de coco?

Confira os 10 principais benefícios da água de coco:

  1. Hidratação rápida: o coco verde possui alta porcentagem de água e minerais que evitam a desidratação. Além disso, em dias muito quentes é capaz de saciar rapidamente a sede. Os eletrólitos como o potássio ajudam a acelerar a hidratação no corpo, por isso a bebida é chamada de “isotônico natural”. Dessa forma, também é uma aliada para combater efeitos da ressaca (resultado do consumo de bebidas alcoólicas).
  2. Regulação do intestino: tem a capacidade de fomentar o trânsito intestinal, melhorando seu funcionamento e eliminando toxinas.
  3. Melhora da função dos rins: contribui para eliminar as toxinas do organismo, estimulando o funcionamento dos rins, ajudando na produção e eliminação de urina. Quanto mais urina é produzida, maior é a eliminação de pequenos cristais, que podem se formar e dar origem a pedra nos rins, prevenindo, assim, os cálculos renais.
  4. Prevenção das doenças cardiovasculares e controle da pressão arterial: o potássio é um mineral importante para a saúde cardíaca, necessário para manter o equilíbrio da quantidade de água nas células e compensar os efeitos do excesso de sódio na dieta, porque contribui para a sua eliminação via urina. Quando há um desequilíbrio desse mineral, ocorre a hipertensão, um dos fatores de risco para as doenças cardíacas. Desse modo, o consumo regular do líquido reduz riscos de doenças como acidente vascular cerebral (AVC) ou infartos.
  5. Redução e prevenção de câimbras e dores musculares: que são causadas pelas deficiências nutricionais de minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio.
  6. Fortalecimento da imunidade: por ser rica em vitamina C, um potente antioxidante (protege as células de danos, o que previne o envelhecimento precoce), vitamina B6 (favorece a formação de anticorpos e de células de defesa) e o aminoácido arginina, a bebida é capaz de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo e ajudando a combater vírus, bactérias e fungos, tornando o organismo mais resistente a resfriados, gripes e infecções.
  7. Prevenção do envelhecimento precoce: além da propriedade antioxidante (neutralizar os radicais livres e evitar o estresse oxidativo), a vitamina C favorece a formação de colágeno no corpo, prevenindo o envelhecimento das células e o surgimento de doenças, e protegendo a pele, evitando a formação de rugas e marcas, além de diminuir a oleosidade, o que causa acne.
  8. Controle do colesterol: compostos antioxidantes desempenham inúmeras funções, dentre elas, promover a redução das placas de gordura nas artérias e equilibrar os níveis de colesterol no sangue.
  9. Melhora da digestão: o potássio e o magnésio contribuem para o combate da má digestão, azia e refluxo, sendo uma boa opção para quem sofre com náuseas e vômitos constantes, como grávidas e pessoas que fazem sessões de quimioterapia. A água de coco limpa e hidrata o esôfago, acalmando a irritação que pode ser causada pela acidez do estômago, ajudando a controlar enjoos.
  10. Saúde óssea: os minerais contidos na bebida (cálcio e magnésio) fortalecem dentes e ossos.

Quantas calorias tem? Água de coco engorda?

Entre suas vantagens, a água de coco quase não tem gordura e apresenta baixíssimo índice calórico: para cada meio copo (100mL) são cerca de 20 calorias. 

Em excesso, a bebida pode engordar, como acontece com qualquer outro alimento. Não há evidências científicas de que o consumo do líquido por si só leve ao ganho ou perda de peso.

A união de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos é sempre a receita mais segura para manter o peso ou tentar ficar com o corpo mais saudável.

Pelo seu gosto mais agradável e sabor adocicado comparado à água mineral, o uso do líquido também é uma boa estratégia para incrementar preparações de sucos naturais, quando se quer fugir da adição de açúcar. O ideal é que se procure um nutricionista para que seja feito um plano alimentar conforme suas necessidades e objetivos.

Quem tem diabetes pode tomar água de coco?

A água de coco é natural e segura para a maioria dos adultos, mas, em grandes quantidades, consegue causar aumento acentuado dos níveis de potássio no sangue, provocando problemas renais e batimentos cardíacos irregulares. Além disso, em alguns pacientes, a propriedade laxante pode se tornar acentuada, piorando quadros de desidratação.

Gestantes e lactantes (mulheres que amamentam), pacientes renais, com fibrose cística, pessoas com pressão baixa (hipotensão) e que tomam medicamentos para pressão arterial devem evitar consumir a bebida, pois seus altos níveis de sódio e potássio são capazes de trazer consequências à saúde.

Quem tem diabetes precisa procurar recomendação profissional para saber a quantidade de água de coco adequada para seu quadro clínico. Ela não é expressamente proibida, mas como tem cerca de 4 a 5% de açúcares em sua composição, é capaz de alterar a glicemia, apesar de ser uma quantidade baixa. O médico endocrinologista vai saber avaliar cada caso e orientar melhor sobre o consumo da bebida.

Água de coco faz mal? Informação nutricional

A água de coco é fonte de vitaminas (complexo B e C), enzimas, minerais e aminoácidos livres benéficos à saúde. Atrativa para quem dá importância aos cuidados pessoais, a bebida é recomendada pelos profissionais de saúde.

Em sua composição, 95% é água e somente 5% são de carboidratos, destacando-se por quase não conter gordura. Esse “suco natural” é rico em sais minerais (potássio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo).

Um copo de água de coco apresenta 600 miligramas de potássio, enquanto uma banana média traz 420 miligramas desse nutriente – sendo a fruta conhecida como a fonte mais popular desse mineral.

A mesma quantidade do líquido contém 60 miligramas de magnésio e 56 miligramas de cálcio, prevenindo e aliviando cólicas. O magnésio também proporciona vantagens físicas por atuar nas fibras e tecidos dos músculos, colaborando na sua contração e lhes dando maior estrutura.

Com alto teor de vitamina C, a bebida natural ainda fixa a absorção do ferro no organismo. Por todos esses componentes, o impacto da água de coco no corpo é bastante diversificado.

Hoje, existem cada vez mais opções artificiais para hidratação e reposição de nutrientes, mas a verdade é que tudo que for original da natureza e não industrializado é a melhor alternativa para a saúde. Ao escolher tomar a bebida de dentro do próprio fruto, é preciso nos certificar de que ele é verde e fibroso e, ao mexê-lo, devemos sentir o líquido mexer.

Mantenha o seu corpo saudável com a Vale Saúde

Com a Vale Saúde, você tem acesso a mais de 60 especialidades médicas, incluindo nutricionista, para cuidar da sua alimentação em prol da sua qualidade de vida!

Aproveite para realizar consultas presenciais ou online, por meio da telemedicina, com descontos especiais, além de também ter condições exclusivas na realização de exames.

Saiba mais sobre as nossas assinaturas e comece a cuidar da sua saúde agora mesmo!

 

Água de Coco


vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil