Vale Saúde - Logomarca
Confira as doenças tratadas pelo profissional especializado em cuidar da pele

Dermatologista

Confira as doenças tratadas pelo profissional especializado em cuidar da pele

Qual a função do especialista?

A dermatologia é uma especialidade médica dedicada exclusivamente ao cuidado** do maior órgão do corpo: a pele . A pele é uma estrutura complexa, formada pela epiderme**(umacamada externa, que fica em contato com o ar) e aderme (camada mais profunda).

Além disso, fazem parte de seus anexos os cabelos, as unhas, os pelos e as mucosas, como a gengiva, a língua, a boca, os lábios e a área genital. É função do dermatologista, o médico especialista desta área, examinar, prevenir, diagnosticar, tratar e monitorar condições que afetam essas regiões do corpo humano.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem mais de 3 mil condições médicas e doenças que podem afetar o tecido cutâneo e, portanto, são de responsabilidade dessa especialidade. Dentre as mais comuns, a instituição cita como exemplos a acne , as alergias , o vitiligo , a psoríase , a queda de cabelo , a hanseníase , as micoses diversas, o melasma e o câncer de pele.

Saiba mais sobre a função do dermatologista com a Dra. Andressa Sato

Quais são as doenças tratadas pelo profissional?

Quando devo procurar um dermatologista?

Agora que você já sabe o que é a dermatologia e o que faz um especialista na área, vamos ao que mais importa: quando devo consultar com um médico dermatologista? Quando ocorrerem os seguintes episódios:

Sinais suspeitos na pele

Manchas estranhas, que estão em desenvolvimento ou mudaram de cor, e pintas suspeitas são indicativos de que é hora de procurar um dermatologista.

É importante que você faça um check-up da sua pele em intervalo de tempo controlado por um médico. Devido à exposição solar e ao contato frequente com fatores externos, a pele sofre constantes agressões. Por isso, é necessário ficarmos atentos à sua condição e saúde, fiscalizando lesões, inflamações, entre outras questões.

São sinais suspeitos:

  • Manchas vermelhas ou que coçam
  • Manchas esbranquiçadas
  • Sinais com textura e bordas irregulares
  • Pintas que mudam de tamanho e cor

Acne severa

A acne é um distúrbio comum , principalmente durante a adolescência, devido à atividade hormonal. Mais conhecida como "espinha", é uma condição simples , pelo menos na maioria dos casos. Contudo, produz danos estéticos severos, que levam a prejuízos na autoestima e, assim, na qualidade de vida das pessoas.

Independente do quadro, é essencial buscar ajuda de alguém que realmente entende desta área da saúde. O dermatologista é o profissional capacitado a tratar a condição, evitando suas complicações.

Queda de cabelo

A queda capilar é um problema frequente e pode ter relação com questões genéticas, deficiência de nutrientes, distúrbios hormonais ou ainda com aspectos emocionais ( estresse , por exemplo).

Se o seu cabelo tem caído mais do que o normal, o que se percebe com facilidade pela quantidade de fios no ralo do chuveiro ou no travesseiro, se os fios não estão crescendo ou se tem percebido falhas em seu couro cabeludo, procure ajuda.

O dermatologista irá te ajudar a identificar a origem do problema. Saiba que é possível não só prevenir, como tratar a queda e ainda recuperar os fios perdidos investindo no tratamento adequado.

Unhas enfraquecidas

Unhas fracas, esbranquiçadas ou quebradiças também são motivo para agendar uma consulta com um dermatologista. Sintomas suspeitos em relação às unhas podem indicar distúrbios metabólicos, alterações hormonais e deficiências nutricionais, como a anemia.

Veja abaixo os principais sinais de problemas que atingem as unhas:

  • Infecções
  • Unhas amareladas
  • Descascamento
  • Dor

Outros problemas na pele ou mucosas

O dermatologista deve ser consultado quando surgir qualquer alteração na pele e nas mucosas. Outros sinais e sintomas que levam ao especialista para uma avaliação médica dessas regiões são vermelhidão, coceira, bolhas, queimação, inchaços, lesões e crostas ou cascas que aparecem repentinamente.

Motivações estéticas

Além disso, o paciente pode procurar esse especialista em busca de indicação para tratamentos estéticos, como os que objetivam o rejuvenescimento facial, controle de oleosidade da pele ou prevenção ao aparecimento de manchas e outros sinais. O dermatologista é habilitado para sugerir e realizar tratamentos preventivos, inclusive aqueles com Botox (injeções periódicas de toxina botulínica) ou preenchimentos com ácido hialurônico.

Como é a primeira consulta com um dermatologista?

Na primeira consulta com o dermatologista, o paciente expõe suas queixas e explica a razão que o levou a buscar a ajuda do especialista. O médico avaliará a pele do corpo todo, inclusive locais mais escondidos, como costas, couro cabeludo e pernas.

É comum que seja realizado um exame físico mais detalhado quando há alguma lesão ou pintas pelo corpo. O médico avalia a cor, consistência, formato e tamanho das manchas.

O especialista deve perguntar sobre os hábitos e rotina de cuidados com a pele, ou seja, se é realizada a higienização adequada, uso de protetor solar, sabonetes e cremes. Em seguida, o dermatologista pode solicitar alguns exames específicos ou iniciar um tratamento de acordo com o objetivo da consulta.

Quais são as áreas da Dermatologia?

  • Dermatologia clínica e preventiva: área mais comum de atuação, envolvendo o diagnóstico, tratamento, prevenção e acompanhamento de uma ampla gama de doenças e condições dermatológicas
  • Onicologia: subespecialidade da dermatologia que se ocupa do diagnóstico e do tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem as unhas
  • Dermatologia estética: atuação em prol da manutenção da beleza da pele
  • Dermatologia pediátrica: quando as condições da pele afetam adolescentes, crianças e bebês, como a pediculose (piolho) e a escabiose (sarna), até doenças como dermatite seborreica, que pode se apresentar como caspa, e a dermatite atópica, que faz com que a pele da criança tenha uma grande sensibilidade a substâncias como cloro de piscina, poeira e fumaça de cigarro
  • Cirurgia dermatológica: realização de procedimentos cirúrgicos para a remoção de lesões de pele e tumores cutâneos; tratamento de cicatrizes, reconstrução pós-cirúrgica; técnicas como excisão cirúrgica, curetagem e eletrodissecção; criocirurgia, cirurgia a laser e cirurgia micrográfica de Mohs
  • Alergo dermatologia: para tratar das alergias especificamente
  • Dermatopatologia: estudo e diagnóstico de doenças da pele através da análise de amostras de tecido (biópsias)
  • Dermatologia oncológica: responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de pele

Quais o profissional pode solicitar?

Além de ter a possibilidade de pedir quaisquer testes de laboratório (sangue e urina) e exames de imagem como os outros médicos, o dermatologista também realiza o exame físico de avaliação em consultório, depois da anamnese.

Existem outros testes e procedimentos que são típicos da especialidade:

  • Testes cutâneos de contato (para identificar agentes alérgenos e de dermatites)
  • Exames sorológicos (para averiguar se há alguma alteração hormonal, por exemplo)
  • Biópsia (quando há suspeita de que alguma lesão pode ser câncer de pele)
  • Luz de Wood (para identificar a extensão das lesões)
  • Diascopia (que avalia lesões ao pressioná-las com uma lâmina)
  • Raspados (médico raspa a lesão para ser levada ao laboratório para análises no intuito de confirmar o diagnóstico de infecções fúngicas)
  • Citodiagnóstico de Tzanck (para detectar lesões causadas por vírus, como as bolhas do herpes)

Dermatologia na telemedicina

Não são todas as causas para uma consulta dermatológica que podem ser examinadas remotamente. Em alguns casos, como a avaliação de manchas e pintas na pele, há a necessidade de ir até um consultório presencialmente. Fotografias e mostrar as áreas pela câmera do celular ou computador talvez não sejam suficientes.

No entanto, é possível agendar um atendimento online com um dermatologista, para tirar dúvidas, pensando na agilidade e praticidade. Essa modalidade facilita a vida de pacientes que têm a agenda cheia e nem sempre possuem tempo para se locomover até as clínicas.

É possível agendar uma teleconsulta primeiramente, para conversar com o especialista sobre seus sintomas e queixar, e ter a requisição dos exames adequados para estabelecer um diagnóstico certeiro, sem precisar sair de casa neste momento inicial. Ainda há a possibilidade de o profissional de saúde enviar receitas médicas e atestados pela internet.

Quanto custa uma consulta com um dermatologista?

Com as assinaturas da Vale Saúde você pode marcar consultas presenciais ou por telemedicina (videochamada pelo aplicativo), com médicos especialistas e qualquer profissional de saúde que faça parte da nossa rede de atendimento.

São mais de 60 especialidades , incluindo dermatologistas, custando a partir de R$ 70,00*!

Assinantes também têm descontos em exames, cirurgias e medicamentos. Continue interagindo com a gente e aproveite os benefícios disponíveis para você e sua família.

Escolha a assinatura da Vale Saúde e cuide da sua saúde!

Síndrome dos ovários policísticos

Rosácea

Melasma

Eczema

Estrias

Micose

Miosite

Língua geográfica

Catapora (varicela)

Xantelasma

Albinismo

Varíola dos Macacos

Câncer de pele

Sarna

Psoríase

Vitiligo

Leucoplasia

Melanoma

Icterícia

Unha encravada

Acne

Urticária

Neuralgia do Trigêmeo

Herpes Zóster

Sarcoidose

Bicho geográfico

Queda de cabelo

Esclerodermia

Choque anafilático

Sudorese

Leia mais no nosso blog Saúde V