Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Estrias

Marcas que aparecem na pele são muito comuns, inofensivas e ficam menos visíveis com o tempo

O que é estria?

As estrias são linhas irregulares e sem cor que aparecem na pele e podem ser consideradas um tipo de cicatriz. Elas aparecem quando a pele se estica ou encolhe rapidamente e são um pouco mais fundas em relação a área ao seu redor.

Em geral, as estrias aparecem na área da barriga, coxas, mamas, parte inferior das costas, parte superior dos braços e nas nádegas.

Nem sempre é possível prevenir as estrias, porém, a melhor maneira de diminuir o aparecimento delas é manter um peso saudável.

Saiba mais sobre como cuidar das estrias com a dermatologista Dra. Andressa Sato

O que causa estrias?

Quando a pele se estica ou encolhe rapidamente, isso faz com que a elastina e o colágeno (proteínas presentes na pele) se quebrem. Enquanto o principal papel da elastina é permitir que a pele se estique, a função do colágeno é fornecer estrutura, força e suporte à pele.

Conforme a pele vai cicatrizando, as estrias aparecem nas áreas onde a elastina se rompeu, mas nem todo mundo desenvolve essas marcas na pele.

Quem tem histórico de pessoas com estrias na família também pode apresentar um risco maior de apresentar as marcas.

Algumas outras causas de estrias são:

  • Uso excessivo de cremes de cortisona para a pele
  • Formação anormal de colágeno ou uso de medicamentos que bloqueiam a formação de colágeno
  • Síndrome de Cushing, distúrbio em que o corpo apresenta um alto nível do hormônio cortisol
  • Síndrome de Ehlers-Danlos, doença marcada por uma pele muito elástica e que se machuca facilmente.

Quais os sintomas das estrias?

Os sintomas das estrias podem incluir:

  • Linhas profundas na pele
  • Descoloração e marcas
  • Coceira
  • Irritação
  • A pele tornar-se gradualmente brilhante e aparece estriada em prata ou branco.

As estrias não doem, mas podem afetar a saúde mental da pessoa. Elas podem causar preocupação com a forma como os outros olham para você e também podem afetar a maneira como você vê a si mesmo.

Isso pode gerar estresse, ansiedade e depressão, portanto, é importante consultar um médico caso esteja preocupado com a aparência da sua pele ou se as estrias cobrirem grandes áreas do seu corpo. Desta forma, o médico pode ajudar a determinar a causa das estrias e discutir as opções de tratamento.

Em casos raros, as estrias podem cobrir grandes áreas do corpo e isso pode resultar do uso de medicamentos corticosteróides ou de uma doença como a síndrome de Cushing.

Toda grávida tem estrias?

As estrias são comuns na gravidez, principalmente no último trimestre. Em geral, elas surgem na barriga ou, às vezes, nas coxas e nos seios. Para cada mulher, isso ocorre de maneira diferente e o primeiro sinal é a coceira em torno da área onde a pele está ficando mais fina.

Na gravidez, alterações hormonais podem afetar a pele com maior risco de surgirem estrias e a quantidade depende de fatores como genética e grau de estresse na pele. Após o bebê nascer, as marcas vão suavizando, mas podem não sumir totalmente.

É mais provável que a gestante tenha estrias se o ganho de peso for maior do que a média das mulheres na gravidez (entre 10 e 12 quilos), mas não é algo que possa ser prevenido durante a gestação. É importante não tentar perder peso durante a gravidez comendo menos, por exemplo. Então é importante manter uma dieta saudável.

Quais são os diferentes tipos de estrias?

Nem todas as estrias são iguais, no entanto, elas podem variar dependendo de quanto tempo surgiram, o que as causou, onde elas estão localizadas no corpo e o tipo de pele da pessoa. Variações comuns incluem:

  • Estrias ou linhas menores na barriga, seios, nádegas, quadris ou outras áreas do corpo
  • Estrias vermelhas, descoloridas, rosa, pretas, azuis ou roxas
  • Listras brilhantes que desbotam para uma cor mais clara
  • Estrias presentes em áreas grandes do corpo.

Quando surgem pela primeira vez, as estrias tendem a ser rosa, vermelhas, azuis, roxas, marrom-escuras ou marrom-avermelhadas, a depender da cor da pele da pessoa. As primeiras marcas podem parecer levemente elevadas e a estria coça.

Com o tempo, as listras afundam sob a pele e a cor desbota e, ao tocar uma estria mais velha, muitas vezes sente-se uma leve profundidade se comparado a área ao seu redor.

Quais os fatores de risco?

Qualquer um pode ter estrias, mas é mais provável que a pessoa desenvolva estrias se:

  • Estiver grávida
  • Ganhar ou perder muito peso rapidamente
  • Ganhar músculos rapidamente com musculação ou levantamento de peso
  • Estiver passando por um surto de crescimento durante a adolescência
  • Tiver histórico familiar de estrias (condição genética)
  • Tiver síndrome de Cushing ou síndrome de Ehlers-Danlos
  • Estiver tomando o medicamento prednisona há muito tempo
  • Fazer uso de hormônios esteroides
  • Fazer cirurgia de aumento de mama
  • Fazer exercícios e uso de esteroides anabolizantes.

Quais os tratamentos para estrias?

As estrias são inofensivas e não precisam de tratamento. Em geral, elas se tornam menos visíveis com o tempo e somem por conta própria entre 6 e 12 meses. O tratamento é difícil, mas melhora a aparência das marcas, no entanto, elas podem não desaparecer completamente.

Tratar estrias quando elas surgem pela primeira vez costuma produzir melhores resultados, porém, marcas mais antigas são mais difíceis de desaparecer. Em estudos, nenhum tratamento se mostrou melhor do que os outros. Além disso, todos têm efeitos colaterais.

Consulte seu médico antes de tratar estrias se estiver grávida ou amamentando, pois determinados produtos contêm componentes, como o retinol, que podem ser prejudiciais ao bebê. As opções de tratamento de estrias incluem:

Terapias de luz e laser

Há uma variedade de terapias de luz e laser disponíveis que podem estimular o crescimento de colágeno ou promover a elasticidade. O médico pode ajudar a determinar qual técnica é mais adequada para o seu caso.

Dermoabrasão

Nesse procedimento, o médico usa um instrumento para raspar as estrias e esse processo faz com que o contorno da pele melhore e resulte em uma nova pele suave. Os resultados completos surgem várias semanas ou meses após o procedimento.

Microagulhamento

Durante o procedimento, o médico cutuca a pele com agulhas finas, fazendo pequenas perfurações que estimulam o crescimento de elastina e novas fibras de colágeno, o que cria uma pele mais firme. Costuma exigir entre três e seis sessões para ter resultado.

Retinol

O retinol vem da vitamina A e está em muitos cremes antienvelhecimento devido à sua capacidade de melhorar as rugas, a textura e os níveis de hidratação da pele. O retinol pode exigir pelo menos seis meses de uso regular antes de ver resultados visíveis.

Remédios caseiros

Muitos cremes, pomadas e outros produtos costumam ser sugeridos para prevenir ou tratar estrias como: azeite, óleo de amêndoa e produtos à base de manteiga de cacau, vitamina E e ácido glicólico. Eles não são prejudiciais, mas, em estudos, remédios caseiros não funcionaram.

Medicina alternativa

A ideia de que a pessoa pode prevenir ou tratar estrias com cremes, óleos ou loções em sua pele não é apoiada por evidências. Caso esteja grávida, fale com um médico antes de usar produtos alternativos que pretendem tratar ou prevenir estrias.

Como prevenir as estrias?

Você não pode fazer nada que garanta que não desenvolverá estrias. Mas uma combinação de hidratação, dieta e exercícios pode ajudar a reduzir o risco.

Hidratação

Beba muita água, pois ela ajuda a manter a pele macia e, assim, reduz a probabilidade de você desenvolver estrias.

Dieta

Também é uma boa ideia comer alimentos que promovam uma pele saudável, incluindo alimentos:

  • Rico em zinco, como nozes ou peixe
  • Rico em vitaminas A, C e D, como cenoura, frutas cítricas e leite
  • Rico em proteínas, como lentilhas, feijão, brócolis, carne magra e frango

Exercícios

Atividades físicas aumentam a circulação e ajudam o corpo a produzir colágeno. Isso contribui para que sua pele fique mais forte e elástica.

Assine e agende uma consulta

Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora:

Especialistas mais indicados para o tratamento

Dermatologista

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Moções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil