Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Saúde V


Saúde e Bem-estar

Alimentação

Dicas e Curiosidades

Exames

Saúde Mental

Saúde e Bem-estar

Pós-bariátrica: cuidados necessários depois da cirurgia

26 de

abril

de 2023

bariátrica problemas e cuidados pós cirúrgico
assinatura vale saúde

Procedimento costuma ser seguro, mas é necessário ter uma série de cuidados no pós-cirúrgico

O que é cirurgia bariátrica?

A bariátrica é um procedimento em  que o cirurgião diminui o tamanho do estômago do paciente, auxiliando no processo de perda de peso. Por isso, a cirurgia também é conhecida como “redução de estômago”.

Uma pessoa com o estômago natural, ou seja, que ainda não foi operada, consegue consumir cerca de 1 litro a 1,5 litro de alimentos. No pós-bariátrica, a capacidade diminui para 200 ml (ou um copo americano).

Dessa forma, o paciente não tem capacidade estomacal para comer tanto assim. Outro ponto que auxilia no emagrecimento é que o procedimento afeta a produção do hormônio da saciedade, o que diminui a vontade de comer.

Para quem o procedimento é recomendado?

No geral, pessoas com indicadores de IMC (índice de massa corpórea) elevados e já classificados como obesidade grau III podem ser candidatas à cirurgia.

Algumas doenças associadas à obesidade também podem ser levadas em consideração na hora do médico endocrinologista  optar pela bariátrica. Algumas são:

O médico também deve observar o dia a dia do paciente para entender se não é possível alcançar a perda de peso por meio de reeducação alimentar e exercícios físicos.

Se realmente não for uma opção, a pessoa é direcionada para os cuidados pré-operatórios.

Assine o App da Vale Saúde: Plano Individual por R$ 14,90/mês

O que deve ser feito antes da cirurgia bariátrica?

Antes de realizar a cirurgia de fato, a pessoa passa por uma avaliação rigorosa com o cirurgião bariátrico, que vai fazer exames físicos, consultar peso e altura e procurar saber tudo sobre o histórico do paciente, incluindo doenças existentes, como começou a engordar e se já tentou emagrecer.

Se o paciente for aprovado nessa avaliação, ele é encaminhado para fazer uma bateria de exames, que inclui exames laboratoriais de sangue, endoscopia digestiva e ultrassom abdominal.

Também é necessário se consultar com vários profissionais especialistas, como cardiologista, endocrinologista, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta.

E quais são os cuidados que devem ser tomados no pós-bariátrica?

Toda cirurgia necessita de cuidados. Afinal, são procedimentos muitas vezes invasivos, que podem colocar a vida do paciente em risco. E com a bariátrica não é diferente.

O pós-bariátrica pode ser doloroso e complicado. No entanto, grande parte das cirurgias bariátricas são feitas por videolaparoscopia. Dessa forma, o paciente volta ao quarto  podendo se levantar, sentar e ir ao banheiro por conta própria.

Mesmo assim, alguns cuidados específicos devem ser tomados pelo próprio paciente, como:

Atenção com a alimentação

Nos primeiros 15 dias, a alimentação é totalmente líquida, com objetivo de proteger a cirurgia e o paciente, e não forçar as suturas do estômago.

Ainda no hospital, deve receber algum tipo de líquido entre as 12 ou 24 primeiras horas. Depois, já em casa, é necessário seguir à risca a dieta orientada pelo nutricionista, que geralmente indica 2 litros de líquidos a cada 24 horas. Com isso, é possível evitar complicações cirúrgicas, além de desidratação, trombose e cálculos renais.

De acordo com a evolução do quadro, o paciente é introduzido à dieta pastosa, depois à dieta branda e, por último, pode voltar à alimentação normal. Lembrando que não é a alimentação normal que a pessoa tinha antes da cirurgia, mas sim uma dieta com alimentos sólidos e nutritivos, incluindo muitos legumes, vegetais e frutas.

Assine o App da Vale Saúde: Plano Familiar por R$ 21,90/mês

Alerta com os movimentos físicos

É importante ter em mente que a cirurgia bariátrica é uma parte do tratamento da obesidade. Ela não é a cura. Portanto, o paciente precisa buscar por uma vida mais saudável para melhorar a sua saúde de fato.

Dependendo do tipo de cirurgia que foi feita, já é indicado caminhar pela casa logo após a alta. É essencial consultar o médico para saber os níveis de exercícios físicos que podem ser feitos, mas o paciente não deve ficar parado por muito tempo.

Com a cirurgia já curada e com indicação médica, é interessante realizar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia.

Necessidade de suplementação vitamínica

Quem passa por uma cirurgia bariátrica vai precisar realizar suplementação vitamínica pelo resto da vida. Isso acontece porque as técnicas cirúrgicas mudam o sistema que o corpo utiliza para absorver os nutrientes.

Desse modo, o médico vai prescrever uma suplementação vitamínica, geralmente feita por meio da ingestão de comprimidos polivitamínicos. O paciente deve tomar as vitaminas todos os dias.

Se esquecer ou optar por não utilizar os polivitamínicos, pode enfrentar problemas como:

  • Alterações neurológicas, como demência, depressão e confusão mental
  • Alterações dermatológicas, como queda de cabelos e unhas enfraquecidas
  • Alterações ósseas, como ossos mais frágeis

Complicações que podem acontecer depois da bariátrica

Mesmo seguindo todas as indicações do médico, o paciente ainda pode, sim, apresentar problemas. Aqui, é importante lembrar que a bariátrica é extremamente invasiva e modifica o tamanho do estômago, o que vai, querendo ou não, modificar várias ações do organismo.

Algumas das reações que os pacientes de bariátricas mais apresentam são:

  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia
  • Fraqueza geral
  • Cálculos na vesícula
  • Hipoglicemia
  • Desnutrição
  • Úlceras no estômago
  • Síndrome de Dumping (quando o paciente consome alimentos ricos em açúcar e passa a ter sintomas de mal-estar, dores abdominais e sensação de desmaio)
  • Vazamento na conexão cirúrgica entre o estômago e intestino (acontece quando a cicatrização interna da cirurgia não ocorre corretamente e é um sintoma muito grave)

A importância do acompanhamento psicológico no pós-bariátrica

Além de se alimentar bem e fazer exercícios físicos, o paciente também precisa fazer orientação psicológica. Todo o acompanhamento psicológico é imprescindível, pois é o que garante a mentalidade forte necessária para seguir com a vida após o procedimento.

A mudança brusca no peso, no estilo de vida e principalmente na alimentação faz com que tenha um aumento de até 50% nas chances de automutilação por meio de traumas físicos e consumo abusivo de álcool e drogas.

Então, é importante não subestimar a importância do acompanhamento psicológico. E o psicólogo auxilia em várias etapas e desafios, como:

  • Na compreensão e na relação do paciente com a sua nova imagem
  • Na adaptação e dificuldade nos novos hábitos alimentares
  • No incentivo do autocuidado, estimulando que o paciente siga com os cuidados necessários
  • Na atenção necessária de sintomas psicológicos que podem surgir, como estresse, ansiedade e depressão
  • No incentivo de novos projetos de vida, por meio da adaptação à nova rotina do paciente.

A Vale Saúde pode te ajudar!

A Vale Saúde foi feito para cuidar da sua saúde! Com a assinatura, você tem direito a fazer exames laboratoriais e de imagem, que são importantes antes e após a cirurgia.

Além disso, também é possível se consultar com psicólogos, cardiologistas, endocrinologistas, nutricionistas e fisioterapeutas e várias outras especialidades médicas.

Saiba mais sobre como assinar e cuide agora de si mesmo!

* Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o valor preciso será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Bariátrica



vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Posts Relacionados

Como o nutricionista atua no controle e prevenção de doenças?

Como o nutricionista atua na prevenção de doenças?

Nutrição é fundamental no acompanhamento e tratamento de pacientes com problemas crônicos

Alimentos ricos em proteínas: por que você precisa ampliá-los em sua dieta?

Alimentos ricos em proteínas: por que você precisa ampliá-los em sua dieta?

Quais são os alimentos mais ricos em proteínas e por que é importante consumi-los

O golpe tá aí: alimentos que parecem saudáveis, mas não são

O golpe tá aí: alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Peito de peru e suco de caixinha fazem parte dessa lista

Receba novidades em seu email

Inscreva-se na nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com os termos de uso, a política de privacidade e em ser contatado por SMS, e-mail e telefone.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Moções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil