Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Especialidade da Psicologia associa estudos sobre comportamentos humanos com atividade do sistema nervoso

Neuropsicólogo

Especialidade da Psicologia associa estudos sobre comportamentos humanos com atividade do sistema nervoso

Qual a função de um neuropsicólogo?

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia, que tem como principal objetivo estudar as relações entre as funções cerebrais e comportamentos cognitivos, como memória, atenção, raciocínio, emoções e capacidade de julgamentos.

A área, portanto, atua no diagnóstico, tratamento e acompanhamento da personalidade de um indivíduo, relacionando esses pontos da personalidade com o comportamento cerebral. Dessa forma, o neuropsicólogo é responsável por tratar doenças neurológicas e psiquiátricas em pessoas de todas as idades.

Para se tornar um neuropsicólogo, é necessário ser formado em Psicologia e se especializar na área posteriormente, realizando o curso profissionalizante por dois anos ou comprovando, no Conselho Federal de Psicologia, mais de 5 anos de experiência na área.

Quando a Neuropsicologia surgiu?

No fim do século XIX e início do século XX, no retorno de soldados de guerra para casa, houve um aumento de necessidade de avaliar lesões cerebrais e relacioná-las com mudanças de comportamento, como problemas de fala, falta de memória e lentidão de raciocínio.

Nesse momento histórico, cresceu a percepção de que o cérebro está diretamente ligado com a nossa personalidade e, consequentemente, com quem somos. Por isso, foi necessário se aprofundar e criar uma especialidade que estudasse e tratasse cognição e sistema nervoso ao mesmo tempo.

Atualmente, as pesquisas sobre essa área da Psicologia só crescem e os neuropsicólogos contam com apoio multidisciplinar de outras especialidades para encontrar o melhor tratamento ao paciente que os procuram.

Quais são as principais doenças tratadas?

Neuropsicólogos podem tratar doenças neurológicas, como:

  • Demência
  • Parkinson
  • AVC
  • Epilepsia
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
  • Distúrbios de aprendizagem
  • Lesões cerebrais
  • Alzheimer

E também podem tratar doenças psiquiátricas, como:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Transtorno bipolar
  • Fobias
  • Esquizofrenia

A função do neuropsicólogo é investigar e avaliar o paciente para criar um plano de tratamento complexo, que muitas vezes envolve pesquisadores e profissionais de outras áreas da Psicologia e até da Medicina.

Geralmente, para traçar esse plano, o neuropsicólogo realiza testes e observações no paciente, e entrevista amigos e familiares para que o relatório de perfil do indivíduo seja realmente completo.

AVC

Ansiedade

Depressão

Esquizofrenia

Fobia social

Complexo de Inferioridade

Borderline

Síndrome de Tourette

Bulimia

Síndrome do Impostor

Transtorno bipolar

Fibromialgia

Parkinson

Síndrome do Pânico

TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo)

TDAH

Síndrome de Down

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Convulsão

Quais são as áreas de atuação desse profissional?

Os neuropsicólogos podem atuar clinicamente e na reabilitação de pacientes que já apresentam perda de funções cognitivas.

No primeiro caso, o profissional identifica possíveis lesões ou doenças que estejam causando déficits cognitivos e/ou psicológicos. Depois, é função do neuropsicólogo clínico também encontrar o melhor tratamento para esse paciente.

No segundo caso, o neuropsicólogo emprega estratégias e exercícios para estimular as funções neurológicas do paciente que perdeu as funções cognitivas básicas.

Em ambos os casos, o neuropsicólogo conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar, que pode envolver neurologistas, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e fisioterapeutas.

Quando devo procurar um neuropsicólogo?

Para que as nossas atividades diárias sejam bem feitas, é importante que todas as funções cognitivas estejam funcionando perfeitamente.

Por exemplo, doenças que afetam os movimentos, como Parkinson, provavelmente vão prejudicar tarefas de casa e do trabalho, levando a outros problemas, como estresse, ansiedade e até depressão.

Distúrbios de aprendizagem também afetam o dia a dia, principalmente em crianças. Por isso, quando os pais perceberem sinais de dificuldade na escola, é importante procurar um neuropsicólogo.

Muitas vezes, o neuropsicólogo é o profissional que faz a primeira avaliação de quem está sofrendo com dificuldades cognitivas. Isso acontece porque não há qualquer tipo de exame clínico ou de imagem que avalie as funções cognitivas, o que torna a análise do profissional de Neuropsicologia essencial.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Moções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil