Dicas e Curiosidades
Nimesulida: bula, para que serve, quando tomar
01 de
outubro
de 2024Anti-inflamatório pode ser utilizado para tratar dores, inflamações e febre
O que é nimesulida?
A nimesulida é um medicamento anti-inflamatório que pode ser utilizado para combater febres, dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa e dor de garganta.
Esse medicamento é conhecido como um AINE (Anti-Inflamatório Não Esteroidal), ou seja, uma classe de medicamentos que tem ação analgésica, anti-inflamatória e antipirética (controla a febre).
Pode ser encontrado em farmácias e drogarias em forma de comprimidos e gotas (para uso oral), em gel (para uso local) e em supositório (para uso retal).
A nimesulida não é indicada para menores de 12 anos, e adolescentes maiores de 12 anos só devem tomar esse medicamento com prescrição e orientação do médico.
Para que serve a nimesulida?
A nimesulida em comprimido, gotas ou supositório pode ser utilizada para tratar:
- Dor de ouvido
- Dor de garganta
- Dor após cirurgias dentárias
- Dor de dente
- Dor de cabeça
- Dor nas articulações
- Dor causada por cálculo renal
- Cólicas menstruais
- Febre
- Gota
Já a versão em gel pode ser utilizada para:
- Dor nos tendões
- Dor nos ligamentos
- Dor nas articulações
- Dor nos músculos
Lembre-se que a nimesulida, assim como qualquer medicamento, pode causar efeitos colaterais e não é 100% seguro. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), é necessário utilizá-lo de maneira racional, isto é, na dose certa e no tempo adequado, seguindo a prescrição médica.
Não faça a automedicação, pois pode ser extremamente perigoso para a sua saúde. Consulte sempre um médico para que ele faça o receituário correto do remédio e passe as orientações certas.
Qual a dose ideal e como tomar?
As doses e o melhor método de uso vão depender se a nimesulida for em comprimido, gota ou gel. Não se esqueça de seguir as dosagens indicadas pelo fabricante, médico ou profissional de saúde.
Confira as doses recomendadas para adultos e crianças maiores de 12 anos:
Comprimidos de 100 mg
A dose recomendada é de 50 a 100 mg, o que equivale a meio comprimido ou um comprimido inteiro por via oral, de 12 em 12 horas.
Cápsulas de 200 mg
O paciente deve tomar 1 cápsula por via oral, apenas uma vez ao dia.
Comprimidos dispersíveis (que se dissolvem em água) de 100 mg
É necessário dissolver 1 comprimido em cerca de 100 ml de água em um copo e tomar por via oral de 12 em 12 horas.
Solução em gotas de 50 mg/mL
O paciente deve tomar 1 gota por cada kg de peso corporal por via oral, de 12 em 12 horas.
Gel
Deve ser aplicada uma fina camada na pele na região afetada de 2 a 3 vezes ao dia, durante 7 a 15 dias. É importante massagear o local até que a cor do medicamento desapareça e, nas primeiras horas após a aplicação, não se deve lavar a região. A nimesulida em gel deve ser utilizada somente na pele e não pode ser ingerida.
Supositório de 100 mg
O recomendado é utilizar 1 supositório de 100 mg por via retal a cada 12 horas. A aplicação deve ser feita apenas no reto (ânus), e o supositório não pode ser ingerido.
O que fazer se eu me esquecer de tomar o medicamento no horário prescrito pelo médico?
Se você esquecer ou não conseguir tomar o remédio de acordo com o seu receituário, tome assim que se lembrar. Se já estiver perto do horário da próxima dose, pule a dose que foi esquecida e tome a próxima, voltando a seguir corretamente o que está na receita médica.
Não tome a medicação duas vezes para compensar a dose que foi esquecida. Se tiver qualquer dúvida, volte ao consultório médico.
Como a nimesulida funciona?
Para diminuir a ação da dor, a nimesulida bloqueia os processos orgânicos que geram o incômodo e a inflamação. Além disso, é um medicamento de fácil absorção pelos tecidos do corpo, o que faz com que o tempo de espera para os efeitos analgésicos funcionarem sejam relativamente baixos.
Em média, é necessário esperar entre 15 e 30 minutos para que a nimesulida comece a aliviar as dores. O tempo mínimo de duração é de 12 horas.
Em caso de febre, a resposta do remédio acontece cerca de 1 a 2 horas depois do uso e dura aproximadamente 6 horas.
Quais são os possíveis efeitos colaterais da nimesulida?
Entre 10% dos pacientes que utilizam o medicamento, surgem efeitos colaterais como:
- Vômito
- Diarreia
- Náuseas
Em casos mais incomuns (que acontecem entre 0,01 e 0,1% dos pacientes), também podem ocorrer:
- Suor excessivo
- Coceira
- Inchaço
- Prisão de ventre
- Gases intestinais em excesso
- Gastrite
- Tontura
- Aumento da pressão arterial
- Alterações em exames do fígado (exames hepáticos)
Já em casos raros (que acontecem em menos de 0,01% dos pacientes), pode acontecer:
- Cor avermelhada da pele
- Dermatite
- Ansiedade, nervosismo e pesadelos
- Visão borrada
- Hemorragia
- Dor na hora de urinar
- Sangramento na urina
- Dificuldade de urinar completamente
- Anemia
- Mal-estar e fraqueza generalizada
A nimesulida também pode aumentar os riscos de irritação gástrica e sangramento, o que a torna contraindicada para crianças.
A nimesulida é utilizada em todos os países?
Não. Nos Estados Unidos, Finlândia, Espanha, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Alemanha e Canadá, por exemplo, as autoridades sanitárias decidiram restringir totalmente o uso do remédio após casos graves de toxicidade hepática ou renal.
Atualmente, a nimesulida segue sendo observada e alguns outros países limitaram o uso e aumentaram os cuidados com grupos específicos, principalmente os que possuem problemas hepáticos ou renais.
No Brasil, no entanto, nunca houve qualquer tipo de relato sobre esse tipo de efeito colateral. Portanto, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) considera o medicamento seguro, desde que as recomendações do fabricante e do médico sejam seguidas à risca.
Quem não pode tomar nimesulida?
A nimesulida não deve ser usada por:
- Crianças menores de 12 anos
- Mulheres grávidas ou que estão amamentando
- Pessoas que têm úlceras no estômago ou que sofrem de azia e/ou gastrite
- Pessoas que sofrem de hemorragia ou sangramento no trato gastrointestinal
- Pessoas que têm insuficiência renal, cardíaca ou hepática
- Pessoas que têm problemas de coagulação sanguínea
- Pessoas que têm asma, rinite, pólipos nasais ou urticária
- Pessoas que têm alergia à nimesulida ou qualquer outro tipo de anti-inflamatório, como ibuprofeno, diclofenaco ou ácido acetilsalicílico (AAS).
Idosos devem tomar cuidado devido às chances de toxicidade renal ou hepática. O medicamento só deve ser utilizado com recomendação médica.
Mulheres que amamentam podem tomar o medicamento?
Embora não esteja estabelecido que a nimesulida seja excretada no leite humano, mulheres em fase de amamentação não devem utilizar o medicamento.
O uso de nimesulida também não é recomendado para mulheres que estão tentando engravidar ou que já estão grávidas.
Para as que possuem dificuldade para engravidar ou que estão sob investigação de infertilidade, o uso do remédio deve ser indicado por um médico, porque a utilização também não é garantidamente segura.
Posso tomar o remédio por conta própria?
Ninguém deve tomar qualquer tipo de medicamento por conta própria. No caso da nimesulida, além dos efeitos colaterais que uma dosagem errada pode causar, é possível, também, que febres relacionadas a infecções bacterianas sejam mascaradas, prejudicando diagnósticos e colocando a vida do paciente em risco.
Esse remédio também não pode ser combinado com outros AINEs, como ibuprofeno e diclofenaco. Portanto, se sentir sintomas como febre e dores, procure um médico para que ele analise o quadro e diagnostique a doença corretamente.
Faça o acompanhamento médico com a Vale Saúde!
Com a Vale Saúde, você tem acesso a mais de 60 especialidades médicas, incluindo clínico geral, que é o responsável por analisar seu caso e prescrever medicamentos indicados, como a nimesulida.
Não se automedique! Conheça agora as assinaturas da Vale Saúde e comece a cuidar da sua saúde de maneira segura e eficaz!
Escrito por Vale Saúde
A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.