Dia do Homem chama atenção para cuidados com saúde masculina
Publicado em
•
Revisado em
Neste 15 de julho, saiba mais sobre as rotinas de prevenção específicas para eles

Em nosso país, a cada 15 de julho, empresas, instituições e órgãos governamentais investem em campanhas para estimular o autocuidado e a promoção da saúde masculina.
Essas iniciativas de chamar a atenção dos homens para a importância do cuidado com o próprio bem-estar são essenciais porque, historicamente, esse é o público que raramente vai ao médico e não criou o hábito de frequentar consultas preventivas.
Alguns dados relacionados à saúde do sexo masculino para lembrar nesta data:
- A taxa de suicídio é 3 vezes maior entre os homens
- Homens vivem, em média, 7 anos a menos que as mulheres
- Há quase o dobro de chance de desenvolver doenças do coração entre o sexo masculino
- Homens têm quase o dobro de chances de apresentarem câncer de pulmão do que mulheres
Entre as causas de morte prematura estão a violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos. Por isso, o Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. A seguir, vamos falar mais sobre a criação do Dia do Homem e quais são os temas relacionados com a data. Continue lendo!
História do Dia Nacional do Homem
No Brasil, o Dia Nacional do Homem foi criado pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Embora a data tenha começado como uma brincadeira entre os membros do coletivo, ela tem se tornado, ao longo do tempo, um símbolo para reflexão sobre saúde. Ela impulsiona ações que ampliam o acesso da comunidade masculina a atendimento médico, atitudes preventivas, métodos diagnósticos e tratamento de condições que afetam mais os indivíduos do sexo masculino.
Desde a década de 90, as atenções para tal data vêm se tornando crescentes, sobretudo por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem.
Na cidade de São Paulo, para comemorar o Dia do Homem, a Sociedade Brasileira de Urologia promove, na Avenida Paulista, um mutirão de saúde voltado a esse público. Mais recentemente, o 15 de julho tem sido explorado como uma data comercial, para venda de produtos masculinos.
Qual é o Dia Internacional do Homem?
Em outros países, a data é celebrada em 19 de novembro. O Dia Internacional do homem foi proposto em 1999, pelo médico Jerome Teelucksingh (professor de História na Universidade das Índias Ocidentais), em Trinidad e Tobago, para chamar a atenção da comunidade internacional à saúde do gênero masculino.
Logo, a data recebeu o amplo apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e de vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, da Europa, da África e da Ásia. Foi por isso que o mês de novembro foi escolhido globalmente para reforçar as ações contra o câncer de próstata, o já reconhecido Novembro Azul na área da saúde.
Há relatos de que este dia já havia sido sugerido por Mihkail Gorbatchev, ex-presidente da extinta União Soviética. Gorbatchev teria defendido a ideia de que o Dia do Homem fosse celebrado no primeiro sábado de novembro.
A data foi criada com o objetivo de promover a saúde desse público e salientar as contribuições do homem para a sociedade e a família e em outras áreas do conhecimento.
A importância da prevenção para saúde e bem-estar masculino
Diversas doenças podem ser evitadas, curadas ou controladas se forem prevenidas ou diagnosticadas e tratadas em tempo adequado. Muitos homens ainda são negligentes quando se trata de sua saúde e bem-estar. Esse é um dos fatores que contribui para que eles tenham expectativa de vida menor em comparação com as mulheres (7 anos, em média, no Brasil).
Cuidar da saúde é também prevenir. E é por isso que médicos e especialistas recomendam a realização de consultas e exames preventivos. Além de monitorar as mudanças no organismo, esse acompanhamento permite que o histórico do paciente seja avaliado de forma completa e contínua.
Além dos exames de rotina como hemograma, eletrocardiograma, colesterol e glicemia, o check-up de cuidados da saúde do homem também deve incluir os específicos, principalmente para aqueles acima dos 40 anos, como o exame de toque para diagnosticar câncer de próstata.
Quais são doenças que mais afetam a saúde masculina?
Devido a questões genéticas e até comportamentais, os homens ficam mais suscetíveis a algumas doenças. Existem também aquelas que estão associadas exclusivamente ao sexo masculino. Saiba mais sobre nove dessas condições:
Doenças cardiovasculares
Homens com mais de 50 anos apresentam mais doenças cardiovasculares do que mulheres na mesma fase da vida, pois eles são mais propensos a desenvolver certos tipos de hábitos, como:
- Alcoolismo
- Hipertensão arterial
- Sedentarismo
- Colesterol alto
- Obesidade
- Diabetes
Em relação às doenças cardíacas, as mais prevalentes no sexo masculino são o infarto do miocárdio, a angina e o acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a segunda principal causa de mortes masculinas em todo o mundo. E esse cenário pode piorar até 2030.
O consenso médico sugere que os homens devem fazer exames cardiovasculares de rotina a partir dos 40 anos. Além disso, devem adotar hábitos mais saudáveis em suas vidas, como balancear a alimentação e começar a praticar alguma atividade física, a fim de prevenir esse tipo de condição.
Câncer de pulmão
O câncer de pulmão atinge quase duas vezes mais homens do que mulheres. A maioria dos casos está relacionada ao tabagismo. Tosse constante, dor no tórax, escarros com sangue e falta de ar são alguns dos principais sintomas.
Câncer de próstata
Este é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens, principalmente a partir dos 40 anos. As chances de cura do câncer de próstata são altas quando o diagnóstico e tratamento são realizados no início. É indicado a realização periódica do exame de PSA – Antígeno Prostático Específico – e também a consulta ao urologista, para fazer o exame de toque retal.
Câncer de testículo
Apesar de atingir os homens em menor proporção, diferentemente do câncer de próstata, o câncer de testículo é mais comum na fase reprodutiva, dos 15 aos 50 anos. As chances de cura também são altas quando o tratamento é realizado ainda no início. Para o seu diagnóstico, é essencial que os homens realizem o autoexame mensalmente e consultem o urologista caso percebam alguma alteração.
Câncer de pênis
Está relacionado a condições precárias de higiene com o órgão sexual. No Brasil, representa 2% de todos os casos de câncer no homem e é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.
Câncer de pele
O câncer de pele é o tipo da doença que mais atinge homens e mulheres, dividindo-se em dois tipos: melanomas e não melanomas. A maioria dos casos tem origem na irradiação solar, e são eles os que menos usam o filtro solar, imprescindível na prevenção da enfermidade.
Doenças hepáticas
As doenças que atingem o fígado também são mais comuns nos homens, como:
Essas condições podem ser causadas por predisposições genéticas ou vírus, mas também pelo consumo excessivo de álcool e estilo de vida pouco saudável. A idade e a obesidade aumentam a probabilidade de desenvolver uma doença hepática.
Obesidade
A obesidade é o acúmulo de gordura corporal ocasionado quase sempre por uma ingestão energética maior durante as refeições do que o corpo necessita para se manter e realizar as atividades diárias. A condição é alarmante, pois as pessoas obesas são mais propensas a ter problemas como:
- Pressão alta
- Diabetes
- Problemas nas articulações
- Falta de ar
- Pedras na vesícula
- Alguns tipos de câncer
Segundo o IBGE, 16,8% dos homens brasileiros são obesos, com taxas de obesidade aumentando 67,8% nos últimos 13 anos. Essa alta porcentagem é frequentemente causada por sedentarismo e alimentação excessiva, já que os homens consomem menos frutas, verduras e legumes do que as mulheres.
Diabetes
A diabetes é uma doença silenciosa que atinge um número cada vez maior de homens, no Brasil e no mundo. Cerca de 90% dos casos de diabetes tipo 2 estão relacionados a hábitos não saudáveis. Ela tem as mesmas causas das doenças cardiovasculares, como o consumo inadequado de alimentos ricos em calorias e gorduras, além do sedentarismo. Também está ligada ao desenvolvimento de outras doenças e problemas nos homens, como a disfunção erétil.
Encontre o atendimento necessário na Vale Saúde!
Na Vale Saúde você encontra consultas com mais de 60 especialidades, incluindo urologista!
Saiba mais sobre nossas assinaturas e comece a cuidar da sua saúde agora mesmo!

Escrito por Vale Saúde
A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.