Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Saúde e Bem-estar

Alimentação

Dicas e Curiosidades

Exames

Saúde Mental

Top10 Saúde

Saúde e Bem-estar

Cigarro eletrônico faz mal? Entenda

30 de

novembro

de 2023

cigarro eletrônico faz mal
assinatura vale saúde

Proibidos no Brasil, cigarros eletrônicos têm altos níveis de nicotina e são prejudiciais à saúde

O que é o cigarro eletrônico e como funciona?

Cigarro eletrônico é um sistema de inalação de nicotina que possui formato similar a uma caneta, pen-drive ou cigarro convencional. Nele, há uma bateria e um espaço para armazenar nicotina saborizada, que contém produtos solventes como glicerina vegetal e aromatizantes.

Os cigarros eletrônicos também são popularmente conhecidos como vape (o mais famoso), juul, ecigar e tabaco eletrônico. Chegaram ao mercado brasileiro em 2003, mas se popularizaram apenas há poucos anos. O produto veio como uma alternativa aos cigarros comuns, com a promessa de eliminar o vício em fumar.

Porém, com a falta de dados científicos em relação a sua eficácia no combate ao tabagismo, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu em 2009, com a RDC 46/2009, a comercialização do cigarro eletrônico.

Assine o App da Vale Saúde: Plano Individual por R$ 14,90/mês

Os perigos do vaping à saúde: comparações com o tabagismo convencional

De fato, os cigarros eletrônicos, em relação aos cigarros convencionais, têm menos quantidade de substâncias tóxicas, porém não são inofensivos. Muito pelo contrário.

Cientistas do mundo todo já conseguiram achar na composição dos cigarros eletrônicos muitos agentes químicos, como é o caso da nicotina, presente na maioria e a droga que causa a dependência do tabagismo.

Então, se você pensa em trocar seu modo convencional de fumar pelo cigarro eletrônico, saiba que estará trocando um cigarro por outro.

O papel da nicotina: efeitos na saúde e tratamentos

A nicotina é uma substância presente tanto nos cigarros eletrônicos quanto nos normais. Esse é um componente altamente viciante e que pode conter efeitos colaterais graves para a saúde. Confira os efeitos que ela traz para o organismo:

Este último tópico é o maior dos problemas, pois a nicotina é o que faz as pessoas terem a sensação de prazer e bem-estar. Por conta disso, a maioria dos fumantes acabam por ignorar os demais efeitos colaterais e permaneçam por anos a fio na dependência de cigarros.

Mas esses efeitos são apenas os iniciais do consumo, pois, mais à frente, o indivíduo poderá sofrer consequências muito sérias, como desenvolvimento de alguns tipos de cânceres. São os mais comuns:   de pulmão, câncer de laringe e câncer de boca.

Assine o App da Vale Saúde: Plano Familiar por R$ 21,90/mês

Há 8 decorrências graves em consumir nicotina. São elas:

  1. Envelhecimento precoce das células: o uso da nicotina tem elementos que aceleram o envelhecimento da pele, por isso que muitos fumantes têm manchas e rugas de maneira mais precoce
  2. Diminuição da capacidade respiratória: inalar constantemente a fumaça altera diretamente o aparelho respiratório e poderá causar problemas de fôlego que aumentam conforme o tempo de uso
  3. Diminuição da capacidade de circulação sanguínea: a nicotina faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que ocasiona uma circulação de sangue mais difícil
  4. Dependência química: como falamos anteriormente, a nicotina tem o poder de trazer essa sensação de prazer e bem-estar e isso causa dependência
  5. Mutações no DNA das células, o que resulta em câncer: o uso de todos os tipos de cigarros muda o DNA das células. Por isso, fumar é uma prática extremamente perigosa, e o câncer é uma das doenças que podem surgir
  6. Alteração no paladar e olfato: fumar pode alterar também a forma como você sente o sabor e o cheiro dos alimentos. Isso quer dizer que até a alimentação se altera
  7. Doenças respiratórias cardiovasculares: conforme o tempo passa, o fumante terá problemas cada vez mais graves, incluindo doenças respiratórias que afetam os brônquios, por exemplo
  8. Doenças que alteram o aparelho reprodutivo: esse é um dos problemas mais graves que fumar causa para as pessoas. As mulheres podem ter dificuldades em engravidar e, caso consigam, há o risco de a gravidez ser ectópica (quando o feto se desenvolve fora do útero). No caso dos homens, correm o risco de terem as taxas de fertilidade reduzidas e impotência sexual.

O tratamento para o tabagismo é feito com uma conversa profissional com o paciente que quer largar o vício, além de terapia medicamentosa, ou seja, será passada uma série de medicações que deverão ser tomadas corretamente.

Os danos da fumaça do cigarro eletrônico

Uma das grandes perguntas das pessoas é se o cigarro eletrônico faz mal. Aqui, você verá em detalhes os danos da fumaça eletrônica ao nosso corpo.

Primeiro de tudo, o vapor que o cigarro produz e todas as substâncias tóxicas contidas nele queimam as membranas dos pulmões. Isso faz com que haja uma certa interrupção na troca de oxigênio por CO2 (gás carbônico). Essa troca gasosa é muito importante para manter as células do corpo vivas, porque sem o oxigênio, elas morrem.

E-líquido: o fluido do cigarro eletrônico

O cigarro eletrônico, além da bateria, tem também um fluido que o alimenta. É com ele que o vapor e a nicotina são produzidos para serem fumados. O e-líquido também traz sabores dos mais diversos. Os mais comuns são melancia, menta, limão e laranja,

  • Os efeitos colaterais na saúde do usuário de e-líquido são os mesmos para quem usa nicotina tradicional, pois é o componente mais presente nele e que faz a dependência acontecer.

Como parar de fumar e manter saúde a longo prazo?

Para quem é viciado em fumar, a decisão de interromper esse vício é muito difícil, pois o processo é demorado e depende força de vontade da pessoa. Mas, mesmo assim, há alguns passos importantes para que o sonho de se livrar do tabagismo aconteça:

  • Estabeleça uma data para parar de fumar
  • Compartilhe com família e amigos sua decisão, pois sua rede de apoio lhe ajudará
  • Se livre de produtos que lembrem cigarros de qualquer tipo
  • Encontre substitutos saudáveis ao vício anterior
  • Caso sinta necessidade, não vá para eventos sociais em que sabe que terá fácil acesso

Assine o App da Vale Saúde: Desconto em medicamentos de até 35%

A Vale Saúde pode te ajudar a parar de fumar!

Escolha o melhor serviço de assinatura de saúde para você parar de fumar. Aqui na Vale Saúde, temos mais de 60 especialidades, incluindo os seguintes profissionais que poderão te ajudar a parar com o vício do tabagismo:

Venha nos conhecer ainda mais e escolha o melhor plano para você. Não deixe sua saúde para depois!

Cigarro eletrônico



vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Posts Relacionados

Tabagismo: você sabia que fumar causa mais de 50 doenças?

Tabagismo: você sabia que fumar causa mais de 50 doenças?

Um único cigarro possui mais de 4.720 substâncias e pode causar câncer de pulmão e ataques cardíacos

check-up médico

Você sabe o que é um check-up médico?

Quer saber como se cuidar? Faça o seu check-up regularmente e veja os benefícios

você sabe o que é um check-up médico

Você sabe qual é a diferenças das receitas médicas?

Ter uma receita médica é fundamental para adquirir alguns tipos de remédios

Receba novidades em seu email

Inscreva-se na nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com os termos de uso, a política de privacidade e em ser contatado por SMS, e-mail e telefone.