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Unindo as ciências psicologia e pedagogia, especialidade dedica-se ao processo de aprendizagem humana

Psicopedagogo

Unindo as ciências psicologia e pedagogia, especialidade dedica-se ao processo de aprendizagem humana

Qual a função do especialista?

A Psicopedagogia é uma especialização feita após a graduação em Pedagogia ou Psicologia. A área reúne as duas profissões e seus conhecimentos, tendo como foco os processos mentais que envolvem a aprendizagem.

O psicopedagogo é habilitado para auxiliar pacientes que apresentam dificuldades em processos de aprendizagem, independentemente do motivo. Essas fraquezas podem ser tanto de natureza emocional quanto de natureza social, física ou mental. A partir dessa análise, o profissional pode aplicar métodos para a solução ou a prevenção dos problemas. Inclusive, ajuda em casos de distúrbios ou transtornos (TDAH ou TEA, por exemplo).

O especialista estuda os meios como o ser humano consegue entender novas informações e todas as variáveis que podem influenciar esse processo. Ele busca compreender as formas de absorção de conteúdos e a construção de conhecimentos dos indivíduos em todas as fases da vida humana.

Para identificar dificuldades e falhas no processo de ensino, o campo da Psicopedagogia abrange ainda os conteúdos e diretrizes de outras áreas, como a Antropologia, a Psicanálise, a Neurologia, a Fonoaudiologia e a Psicolinguística.

Quando o profissional se especializa nesta área, pode diagnosticar a disfunção e suas razões – a partir disso, pensar em tratamentos, acompanhamentos e terapias que possam melhorar o processo de aprendizagem. Isso vale tanto para o desenvolvimento intelectual de crianças, nas escolas, quanto pra adultos, no ambiente de trabalho.

Muito presentes em instituições de ensino, os psicopedagogos podem observar a relação entre os professores e o processo de ensino/aprendizagem. Essa análise é importante para identificar brechas de melhoria que possam ser aproveitadas para aprimorar o trabalho da instituição e o aproveitamento dos alunos.

Embora atuem bastante em ambientes escolares, os psicopedagogos também podem atuar de forma clínica. Segundo a legislação que regulamenta a profissão de psicopedagogo, as principais atividades e atribuições desses profissionais são:

  • Intervenção psicopedagógica, objetivando a solução dos problemas de aprendizagem, com enfoque no indivíduo ou na instituição de ensino
  • Realização de diagnóstico e intervenção psicopedagógica, mediante utilização de instrumentos e técnicas da Psicopedagogia
  • Consultoria e assessoria psicopedagógicas
  • Apoio psicopedagógico aos trabalhos educacionais
  • Orientação, coordenação e supervisão de cursos de Psicopedagogia
  • Direção de serviços de Psicopedagogia em estabelecimentos públicos ou privados
  • Produção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico relacionado à aprendizagem humana

Essa profissão também está presente em outras áreas, como a de Recursos Humanos. Em setores de RH, por exemplo, os psicopedagogos dão assessoria a empresas, organizações não-governamentais (ONGs) e órgãos públicos.

Quais são os problemas que podem ser trabalhados com um psicopedagogo?

  • Dificuldade na aprendizagem
  • Dislexia e discalculia
  • Síndrome de Asperger e outros níveis de autismo
  • Síndrome de Down
  • Dificuldade com raciocínio lógico, leitura e escrita
  • Falta de atenção e foco
  • Dificuldades no relacionamento com colegas
  • Baixo desempenho no trabalho ou nos estudos
  • Falta de motivação em aprender novas informações
  • Problemas em compreender conteúdos

Quando devo consultar um psicopedagogo?

Quando sinais de interferência na aprendizagem forem notados, é possível buscar um psicopedagogo. Embora esses profissionais estejam associados predominantemente às crianças e adolescentes, adultos também podem precisar de avaliação psicopedagógica.

Quando os problemas para aprender não são notados e/ou tratados na infância, eles tendem a se alastrar para a adolescência e, consequentemente, a vida adulta. O indivíduo pode acreditar que possui uma inaptidão inerente para os estudos ou para realizar determinadas atividades cotidianas.

Geralmente, esses adultos são inseguros, submissos e com baixa autoestima. Ao contrário do que podem pensar, a sua dificuldade para aprender pode ser corrigida ou minimizada com o atendimento psicopedagógico.

Já quando se trata de crianças, a situação é um pouco diferente. Os pequenos não conseguem identificar ou compreender com exatidão o objeto de seu descontentamento e, por isso, não expressam como se sentem aos pais e/ou cuidadores por meio de palavras. Anormalidades em seu comportamento tendem a se refletir em seu desempenho escolar, hábitos incomuns e condutas atípicas.

Encontrar um psicopedagogo é ainda mais importante nesse cenário. O profissional vai investigar as razões das dificuldades da criança, bem como identificar o melhor método de aprendizagem para o seu perfil.

Quais são os sinais de dificuldades de aprendizagem?

Crianças e adolescentes se frustram com a sua inabilidade de aprender e desempenhar satisfatoriamente na escola. Eles naturalmente se comparam aos colegas, alimentando a própria frustração. Com o tempo, podem ficar deprimidos, irritadiços ou ansiosos.

A dificuldade de aprendizagem não impacta somente a capacidade de um indivíduo de aprender, absorver conhecimento, pensar logicamente e executar tarefas. Ela também interfere em sua autopercepção e autoconfiança.

Os fatores emocionais quase sempre estão ligados aos cognitivos. Se o indivíduo se sente incapaz ou inferior aos outros, é provável que deixe de se esforçar e desenvolva condutas que reforçam essa crença, como preguiça ou procrastinação.

Ser capaz de identificar sinais de dificuldades de aprendizagem em todas as faixas etárias é necessário para dar início a um acompanhamento profissional adequado. É importante esclarecer que o tratamento psicopedagógico é mais efetivo quando realizado na infância. No entanto, nada impede que ele seja feito em outras fases da vida.

Os sinais comuns de dificuldade com o aprender são:

  • dificuldade para pronunciar palavras
  • lentidão para adquirir vocabulário
  • desinteresse
  • dificuldade para seguir uma rotina e compreender instruções
  • hiperatividade
  • inversão de letras, sílabas ou palavras
  • caligrafia ilegível
  • lapsos de memória
  • dificuldade de entregar trabalhos no prazo
  • falta de motivação para estudar ou ir à escola
  • confusão com o som das palavras ou sílabas
  • isolamento
  • leitura e escrita muito lentas para a idade
  • falta de organização e de concentração na sala de aula
  • comportamento agressivo com outras crianças
  • distração

A recorrência desses impasses indica a necessidade de investigação da capacidade de aprendizagem da criança, adolescente ou adulto.

Para melhorar a relação com os estudos, a terapia psicopedagógica é o tratamento mais recomendado. Ela pode auxiliar o paciente a aprender mais facilmente, bem como a tratar questões emocionais que pesam na hora de estudar.

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