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Especialidade une psicologia e pedagogia e dedica-se ao processo de aprendizagem humana

Psicopedagogo

Especialidade une psicologia e pedagogia e dedica-se ao processo de aprendizagem humana

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Qual a função do psicopedagogo?

A psicopedagogia é uma área de estudo e atuação que se dedica a compreender e intervir nos processos de aprendizagem humana. Ela combina os conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia para compreender como as pessoas aprendem e quais são os obstáculos que surgem nesse processo.

O psicopedagogo, profissional especializado nessa área, é responsável por identificar e analisar dificuldades e distúrbios relacionados à aprendizagem, bem como, desenvolver estratégias e intervenções para auxiliar na superação e no alcance de um melhor desempenho educacional.

Além disso, a psicopedagogia se preocupa com a análise e o desenvolvimento de métodos educacionais, considerando as características individuais de cada aluno, para promover um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e inclusivo. Este campo também está envolvido na avaliação e no planejamento de políticas educacionais.

Quais são os campos de atuação da psicopedagogia?

A atuação do psicopedagogo se divide em dois campos: clínico e institucional.

O psicopedagogo clínico atua em consultório, na investigação, diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas de aprendizagem em crianças, adolescentes e adultos.

Também desenvolve estratégias para orientar os pais, capacitando-os a oferecer suporte e encorajamento conforme cada situação. Seus atendimentos são realizados individualmente, para buscar a estimulação no progresso cognitivo do paciente por meio de exercícios intelectuais. Durante essas sessões, quando necessário, é comum que se envolva a família e os professores, para garantir uma abordagem abrangente e eficaz.

Por outro lado, o psicopedagogo institucional é responsável por avaliar o comportamento de alunos, pacientes ou funcionários, identificando fatores que interferem no desempenho e na aprendizagem desses indivíduos.

Ele oferece soluções personalizadas para aprimorar esses aspectos, conduzindo atividades tanto em grupo quanto individualmente.

Em ambientes educacionais e corporativos, ele observa e identifica questões relacionadas ao aprendizado, propondo soluções institucionais para melhorar as oportunidades de aprendizagem.

Geralmente, atua em instituições de ensino, mas também pode trabalhar em hospitais, asilos, ONGs, empresas de diversos setores, clínicas com equipes multidisciplinares e outros estabelecimentos desta natureza.

Durante sua atuação, é essencial que o psicopedagogo colabore com outros profissionais de saúde, como pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, neuropsicólogos, entre outros. Juntos, eles buscam resolver, ou reduzir, possíveis obstáculos no aprender.

O que é tratado por esse especialista?

Os psicopedagogos lidam com uma variedade de dificuldades relacionadas ao processo de aprendizagem. Algumas delas são:

  • Leitura e escrita
  • Concentração e atenção
  • Organização e planejamento
  • Desmotivação, conflitos familiares, falta de estímulos e de apoio escolar
  • Baixa autoestima
  • Dislexia
  • Discalculia
  • TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)
  • Transtornos psíquicos como ansiedade, depressão, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) e TAB (transtorno afetivo bipolar)

Quando devo procurar um psicopedagogo?

É importante buscar um psicopedagogo se a criança, adolescente ou adulto:

  • Apresentar dificuldades específicas de aprendizagem em leitura, escrita, matemática, entre outras
  • Há uma queda significativa no desempenho escolar sem causa aparente
  • Exibir dificuldades persistentes de concentração, atenção ou memória que afetam a aprendizagem
  • Manifestar comportamentos inadequados relacionados à escola ou ao ambiente de aprendizagem
  • Quando há necessidade de orientação aos pais e educadores sobre estratégias e práticas educacionais para melhorar o processo de aprendizagem

Quais são os tipos de tratamento?

Os psicopedagogos realizam intervenções variadas para auxiliar o paciente com dificuldades específicas. Algumas delas são:

Orientação à família e professores

Trabalho em conjunto com a família e os professores para entender o contexto do aluno. O psicopedagogo fornece orientações sobre estratégias de ensino e adaptações curriculares para melhor atender às necessidades do estudante.

Intervenções individuais

Reeducação cognitiva

Desenvolve habilidades como memória, atenção, raciocínio lógico e organização.

Estimulação da linguagem e leitura

Intervenções específicas para melhorar a compreensão e expressão oral e escrita.

Treinamento em habilidades sociais

Desenvolve habilidades sociais e emocionais para interagir com os colegas e professores.

Técnicas de estudo

Ensina estratégias eficazes de organização, planejamento e memorização.

Atividades lúdicas e criativas

Utiliza jogos, histórias e atividades artísticas para estimular o aprendizado e a motivação.

Intervenções grupais

Grupos de apoi

Grupos com alunos que enfrentam desafios semelhantes para promover a troca de experiências e estratégias.

Oficinas pedagógicas

Oficinas com professores para compartilhar conhecimentos e práticas eficazes.

Palestras e capacitações

Eventos para educadores e pais sobre temas relacionados à aprendizagem e desenvolvimento infantil.

Mediação de conflitos

O psicopedagogo atua como mediador em situações de conflito entre alunos, professores e famílias, buscando soluções que beneficiem o processo de aprendizagem e o bem-estar emocional de todos os envolvidos.

Reeducação das dificuldades de aprendizagem

Visa reeducar e superar dificuldades específicas de aprendizagem, como dislexia, disgrafia, discalculia e TDAH. Utiliza-se de métodos e técnicas específicas para desenvolver habilidades nas áreas afetadas.

Orientação vocacional

Ajuda adolescentes e jovens adultos a explorarem opções de carreira e a fazer escolhas informadas sobre seu futuro profissional. Inclui testes vocacionais, avaliação de interesses, habilidades e personalidades, entrevistas e conselhos, sessões de orientação individual para discutir resultados e possibilidade de carreira.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC)

Embora a TCC seja comumente associada a psicólogos, alguns psicopedagogos também são treinados para usar essas técnicas, ajudando alunos a desenvolver habilidades de autocontrole, gerenciar a ansiedade, melhorar o comportamento e o desempenho acadêmico.

Uso de tecnologias educacionais

Implementação de softwares e aplicativos educativos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades específicas, como leitura, escrita e matemática.

Sessões de reabilitação neuropsicológica

Para alunos que apresentam déficits cognitivos específicos, esse tratamento foca na reabilitação de funções cognitivas por meio de exercícios e atividades direcionadas.

Psicoterapia psicopedagógica

Combina técnicas de psicoterapia com intervenções psicopedagógicas para abordar não apenas dificuldades de aprendizagem, mas também questões emocionais e comportamentais subjacentes.

Cada um desses tratamentos é adaptado para atender às necessidades específicas de cada aluno, para promover um desenvolvimento educacional e pessoal harmonioso e adequado.

Como é a consulta com o psicopedagogo?

O psicopedagogo inicia a consulta com uma anamnese, na qual conversa com o paciente (ou com os pais, no caso de crianças) para entender o histórico, as queixas e as expectativas.

É fundamental compartilhar informações sobre o contexto escolar, emocional e familiar.

Durante a consulta, observa o comportamento do paciente e coleta informações relevantes. Ele pode aplicar testes específicos para avaliar habilidades cognitivas, emocionais e de aprendizagem. Essa avaliação ajuda a identificar possíveis dificuldades, transtornos ou defasagens no desenvolvimento.

Com base nos dados coletados, o psicopedagogo analisa os resultados, identificando padrões, pontos fortes e áreas que precisam de intervenção. Assim, elabora um plano de mediação personalizado para o paciente, que inclui:

  • Atividades específicas: exercícios direcionados para desenvolver habilidades de leitura, escrita, cálculo, entre outras.
  • Orientações aos pais e professores: estratégias para apoiar o aluno em casa e na escola.
  • Acompanhamento: monitora o progresso do paciente ao longo do tempo.

O trabalho do psicopedagogo envolve colaboração com outros profissionais, como professores, psicólogos e fonoaudiólogos. O objetivo é promover a inclusão e o desenvolvimento integral do paciente, considerando suas particularidades.

Cada consulta varia de acordo com as necessidades individuais especificas. A duração é geralmente de 40 a 50 minutos, conforme combinado com a família. As sessões podem ocorrer uma ou duas vezes por semana.

Quais avaliações o psicopedagogo faz?

O psicopedagogo utiliza uma variedade de testes e instrumentos para avaliar as dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos. Eles ajudam a identificar áreas específicas que estão afetando o processo educacional. Os mais utilizados são:

Avaliação da aprendizagem formal

Verifica o conhecimento do aluno em áreas como esquema corporal, lateralidade, posição, direção, espaço, tamanho, quantidade, forma, discriminação visual, discriminação auditiva, verbalização de palavras, análise/síntese e coordenação motora.

Teste de Competência de Leitura de Palavras Isoladas (TCLPP)

Avalia a habilidade de leitura silenciosa de palavras isoladas.

Avaliação da compreensão leitora de textos expositivos

Auxilia na avaliação de diferentes processos implícitos na capacidade de compreender textos informativos. compreensão leitora dos pacientes encaminhados a psicopedagogos e fonoaudiólogos.

Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS)

Avalia a consciência de um indivíduo em relação a estrutura sonora das palavras, de forma abrangente e sequencial, considerando a relação com a hipótese da escrita.

Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC)

Amplamente utilizado por fonoaudiólogos, psicólogos e professores para avaliar crianças com dislexia e dificuldades de aprendizagem.

Teste de Desempenho Escolar (TDE)

Oferece uma avaliação objetiva das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, incluindo leitura, escrita e aritmética. Pode ser aplicado do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental.

Avaliação Cognitiva (Torre de Hanói)

Avalia atenção, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

Avaliação neuropsicológica cognitiva

Fornece subsídios para a avaliação neuropsicológica, considerando as funções executivas como atenção, percepção, memória de trabalho, controle, ideação, planificação, flexibilização, metacognição, decisão e execução.

Avaliação de Bateria Cognitiva (ABC)

Avalia coordenação motora, memória visual, percepção verbal, entendimento e interpretação de texto, memória auditiva, consciência fonológica, percepção visual e motora.

Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA)

Entrevista detalhada para compreender o processo de aprendizagem do paciente.

Proposta de Avaliação de Dificuldades Escolares (PROADE)

Proporciona uma avaliação abrangente das dificuldades escolares.

Instrumento de Avaliação Básica para Alfabetização (IAR)

Avalia pré-requisitos para leitura, escrita e matemática.

Bateria de Avaliação das Competências em Leitura e Escrita (BACLE)

Analisa habilidades específicas relacionadas à leitura e escrita.

Bateria de Avaliação das Competências Matemáticas (BACMAT)

Examina as competências matemáticas.

Lembrando que cada paciente é único, e a escolha dos testes deve considerar suas particularidades.

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