Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Saúde V


Saúde e Bem-estar

Alimentação

Dicas e Curiosidades

Exames

Saúde Mental

Dicas e Curiosidades

24 de Abril: Dia Mundial de Enfrentamento à Meningite

24 de

abril

de 2023

dia mundial de enfrentamento da meningite
assinatura vale saúde

Data é celebrada todos os anos no dia 24 de abril e busca conscientizar a população a respeito da doença

A importância de conscientizar e prevenir a meningite

A meningite é uma doença que se caracteriza pela inflamação das meninges e é tão preocupante que, em 2008, foi criado o Dia Mundial de Enfrentamento à Meningite.

A enfermidade pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, sendo que contaminação viral é mais comum.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a meningite é uma doença com alto índice de mortalidade. Em alguns casos, mesmo quando a condição é diagnosticada precocemente e o tratamento é iniciado, entre 5 e 10% dos pacientes não sobrevivem. A morte geralmente ocorre entre 24 e 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas.

Sem um tratamento adequado, a taxa de mortalidade é ainda mais preocupante e pode chegar a 50% de casos fatais. A meningite bacteriana tem chances mais altas de óbito.

Além das mortes, a meningite também causa sequelas. É estimado que, de cada 10 casos, dois pacientes sobrevivem, mas ficam com complicações geradas pela doença.

Assine o App da Vale Saúde: Plano Individual por R$ 14,90/mês

Quem é mais vulnerável à doença?

A meningite é transmitida por meio da fala, da tosse, de espirros ou beijos de pessoas portadoras da doença. No entanto, nem todo mundo fica doente nessas situações, porque grande parte já possui um sistema imune preparado para combater a enfermidade.

Crianças de 6 meses a 1 ano, por outro lado, são extremamente vulneráveis porque geralmente ainda não tiveram contato com os vírus e bactérias que causam a doença. Por isso, precisam de muita atenção e tratamento médico imediato.

Imunossuprimidos (como portadores de HIV), diabéticos, grávidas e pessoas que retiraram o baço também têm maior chance de contrair meningite. Dessa forma, necessitam de vacinar e se prevenir ainda mais contra a doença.

Em outro artigo, publicado no portal da Vale Saúde, falamos mais sobre a meningite infantil. Além deste tema, você também pode conferir neste link os sintomas, os outros tipos e o tratamento adequado para a condição, e ainda descobre quais são as melhores maneiras de prevenir a doença.

Por que o Dia Mundial de Enfrentamento à Meningite foi criado?

Como você pode perceber, a meningite é uma doença que requer muito cuidado. Ter atenção aos primeiros sintomas e saber reconhecer o perigo da situação é essencial para que o diagnóstico precoce seja feito.

E isso vale para todos. No caso de crianças, os pais e familiares precisam entender quais são os sintomas iniciais para buscar atendimento médico o mais rápido possível. Nos hospitais, a equipe médica também precisa estar preparada para reconhecer a doença o quanto antes.

Em diagnósticos de meningite bacteriana, todo minuto é fundamental para evitar a morte e possíveis sequelas. Por isso, a conscientização da população é indispensável.

E esse é o objetivo do Dia Mundial de Enfrentamento à Meningite, que foi comemorado pela primeira vez em 2008. Desde então, a Confederation of Meningitis Organisations (CoMO) utiliza essa data para levantar bandeiras, como a importância da vacinação, e alertar sobre a doença.

O panorama da meningite até 2030

Em 2021, a OMS, junto com várias outras entidades, lançou o “Global Roadmap to Defeat Meningitis by 2030”, uma estratégia que busca eliminar as epidemias de meningite bacteriana até 2030.

O objetivo é reduzir as mortes em 70% e diminuir o número de casos pela metade. A OMS destaca que, cumprindo essas metas, será possível salvar mais de 200 mil vidas por ano, além de reduzir significativamente as complicações causadas pela doença.

Para isso, a organização entende que é necessário ter foco em dois pontos-chave:

  • A prevenção, que deve ser feita, principalmente, por meio da vacinação
  • A melhoria do atendimento, proporcionando um diagnóstico mais ágil para iniciar o tratamento adequado o quanto antes

O calendário nacional de vacinação no SUS inclui vacinas para prevenir meningococo do tipo C, Haemophilus Influenzae do tipo B, Pneumococo e Tuberculose, que são responsáveis por causar os principais tipos de meningite bacteriana.

Na rede privada, o ciclo vacinal é mais completo e existem vacinas para meningococo dos tipos A, B, Y e W 135.

Outros tipos de prevenção à doença incluem:

  • Lavar bem as mãos
  • Não compartilhar objetos íntimos e de higiene
  • Manter a saúde e a imunidade em dia
  • Ter uma dieta balanceada
  • Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir

Fique atento aos sintomas!

Como falamos, ter atenção aos sintomas é essencial para o diagnóstico precoce da meningite. Os principais são:

Assine o App da Vale Saúde: Plano Familiar por R$ 21,90/mês

Quais são as sequelas causadas pela meningite?

A meningite afeta as meninges, que são membranas que revestem completamente o cérebro e a medula espinhal. Dessa forma, a doença pode causar complicações sérias, como:

  • Dificuldades de memória
  • Perda de audição
  • Danos cerebrais
  • Problemas de aprendizagem, em casos de meningite infantil
  • Dificuldade para andar
  • Falência renal

Tenha todo o cuidado necessário com a Vale Saúde

A Vale Saúde foi feita para cuidar da sua saúde. Pensando nisso, os assinantes têm acesso a mais de 60 especialidades médicas.

Para pais de crianças, o pediatra consegue orientar sobre a vacinação contra a meningite, além de alertar a respeito dos sintomas que precisam de atenção.

Além disso, também há clínicos gerais e neurologistas capacitados para diagnosticar e tratar a doença o quanto antes.

Saiba mais sobre as assinaturas disponíveis na Vale Saúde e não deixe sua saúde de lado!

*Valores de referência em SP, Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o valor preciso será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Meningite



vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Posts Relacionados

Você sabe qual é a diferença entre telemedicina e teleconsulta

Quando posso fazer uma consulta por telemedicina?

Saiba quais são as especialidades que atendem em consultas online

médico generalista

Médico generalista ou clínico geral: qual devo escolher?

Saiba qual médico é o mais adequado para o que você precisa

check-up médico

Você sabe o que é um check-up médico?

Quer saber como se cuidar? Faça o seu check-up regularmente e veja os benefícios

Receba novidades em seu email

Inscreva-se na nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com os termos de uso, a política de privacidade e em ser contatado por SMS, e-mail e telefone.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Moções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil