Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Saúde e Bem-estar

Quanto tempo dura o clareamento dental

17 de dezembro de 2024

quanto tempo dura clareamento dental

Procedimento dentário deve ser indicado e feito sob a orientação de profissionais da Odontologia.

assinatura vale saúde

O que é clareamento dental?

Como já falamos aqui anteriormente, a Odontologia Estética é uma das áreas odontológicas que só cresce. Além da beleza por si só, este segmento proporciona saúde e bem-estar a muitos pacientes, pois sabemos que a autoestima é um elemento muito importante para a nossa saúde mental.

Dentre os procedimentos mais procurados, o clareamento dental é um dos campeões, sendo esbanjar um grande sorriso sem constrangimentos o sonho de muitos brasileiros. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, na última década, o crescimento anual do tratamento foi de cerca de 30%, em média.

A coloração amarelada dos dentes é atribuída a diversos fatores como genética, idade (que pode levar ao desgaste do esmalte dos dentes expondo a dentina mais amarela), uso de antibióticos, altos níveis de flúor ou distúrbios do desenvolvimento, além do tabagismo ou bebidas escuras como café ou refrigerantes.

O clareamento dental é um tratamento que deixa os dentes mais brancos, harmonizando a arcada, trazendo mais segurança para o usuário do serviço. Sendo feito de forma profissional ou caseira, há vários tipos: em fita, a laser, em gel, com moldeira, enxaguantes e outros métodos (cada um com as suas particularidades).

Mesmo se for realizado fora de consultório ou clínica, esse procedimento só é seguro e eficaz se realizado com orientação de um dentista. Continue a leitura para conhecer mais sobre este tema e ter segurança na hora de optar por um tratamento dentário.

Clareamento dental assistido

O clareamento dental é um tratamento feito com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Como todo procedimento clínico na cavidade bucal, o clareamento deve ser realizado com a técnica correta, cuidadosa e sob a supervisão do cirurgião dentista.

Antes de iniciar o clareamento, é preciso passar por um criterioso exame clínico e radiográfico, para verificar os possíveis fatores como cáries e infiltrações, que conseguem influenciar na sensibilidade dental durante ou após a aplicação das técnicas escolhidas.

Algumas das opções com realização em consultório são:

Clareamento a laser

O clareamento a laser é realizado pelo dentista, no consultório, sendo feito com a aplicação de substâncias de branqueamento nos dentes altamente concentradas, que são muito mais forte do que os kits caseiros, e em seguida, é aplicado o laser na forma de luz pulsada, gerando calor, acelerando e intensificando o processo de clareamento.

Esse tratamento é a forma mais rápida de clarear os dentes e os resultados são instantâneos, pois os dentes ficam mais claros desde a primeira sessão, mas podem ser necessárias de 1 a 3 sessões para chegar aos resultados desejados.

Clareamento com gel

Nesse método de clareamento dental, é utilizada uma concentração de gel mais alta do que no modo caseiro. Utiliza-se uma barreira para proteger a área da gengiva e, assim, é aplicado o gel, que fica agindo por aproximadamente 50 minutos nos dentes do paciente, sendo removido posteriormente pelo odontologista.

Luz ultravioleta

A luz auxilia na atuação e eficácia do gel clareador. Esse método de clareamento dental se assemelha ao clareamento a laser, no entanto, utiliza-se a luz ultravioleta.

Clareamento interno

Pacientes que realizaram tratamento de canal, reações adversas e traumas são os que mais realizam esse tipo de clareamento dental.

Utiliza-se um gel clareador na região coronária dental, que deve ser atualizado semanalmente, até o resultado ser alcançado. Odontologistas acreditam que esse tipo de clareamento não oferece tanta eficácia.

Aplicação de facetas de porcelana ou de resina

Outra forma de tratamento feito pelo dentista que permite deixar os dentes mais brancos é a aplicação de facetas de porcelana ou resina, também conhecidos como “lente de contato”, usados para revestir os dentes, o que melhora a aparência e encobre imperfeições, conferindo ótimos resultados e de forma permanente.

Clareamento dental caseiro

Existem certos tipos mais populares de clareamento dental caseiro. Confira:

Com moldeira e gel clareador

É uma das formas mais comuns e recomendadas para a realização do clareamento dental, para a qual é produzida uma moldeira específica para a arcada dentária do paciente, onde será aplicado um gel clareador com seringa sob o molde (a moldeira deverá ser fixada aos dentes em torno de 1 hora por dia)

Com fita adesiva

O paciente aplica fitas adesivas com gel clareador nos dentes, sendo necessário seguir à risca o tempo e a frequência de aplicação de acordo com as orientações do dentista e fabricante do produto

Com caneta clareadora

Uma caneta clareadora contendo gel é aplicada diretamente aos dentes (para a eficácia e potência do clareamento, é necessária a ativação por luz ou calor)

Com pastas de dentes

Pode ser realizado em casa, diariamente, a cada escovação, permitindo clarear a cor dos dentes em cerca de um ou dois tons.

As pastas clareadoras normalmente contêm baixas quantidades de substâncias clareadoras como peróxido de carbamida, peróxido de hidrogênio ou citrato de sódio, que reagem quimicamente com os dentes, ou concentram sílica, carbonato de cálcio ou alumina, que ajudam a remover manchas mais resistentes, porém de uma forma mais abrasiva.

Essas pastas de dentes devem ser indicadas pelo dentista, que também irá orientar como e por quanto tempo utilizar.

Bandeja de clareamento

Envolve o preenchimento de uma bandeja com gel de clareamento contendo peróxido de carbamida, usado por 2 a 4 horas por dia ou durante a noite.

Geralmente, o clareamento dos dentes é observado em poucos dias em um ou dois tons. É possível que o tempo de tratamento dure por até quatro semanas, conforme orientação do dentista, dependendo do grau de clareamento desejado.

Enxaguantes bucais clareadores

Contêm fontes de oxigênio, como peróxido de hidrogênio, levando ao branqueamento dos dentes, de forma mais lenta do que as outras opções de tratamento, podendo demorar até 3 meses para observar o clareamento dos dentes em um ou dois tons.

Geralmente, os enxaguantes bucais de clareamento são usados bochechando a solução duas vezes por dia, por cerca de 60 segundos, após escovar os dentes.

Qual clareamento dental dura mais?

Seja o clareamento caseiro ou de consultório, ambos têm resultados e durabilidade semelhantes. As principais diferenças entre os dois se dá na duração do procedimento e pela forma como é feito.

No clareamento caseiro, o paciente aplica o gel em um molde de silicone, feito sob medida, em um período de 15 dias.

Quando feito no consultório, é possível notar os resultados do clareamento a partir da primeira ou segunda sessão de 50 minutos.

Os efeitos e a duração do clareamento dental mudam de pessoa para pessoa. Ainda assim, pesquisas mostram que cerca de 90% dos clareamentos mantêm uma boa durabilidade durante o primeiro ano. Já os fumantes, apreciadores de refrigerante, viciados em café e outras bebidas com corantes, a duração será encurtada para, em média, seis meses.

Se as instruções passadas pelo dentista forem seguidas à risca, o tratamento é capaz de durar por até três anos. Ou seja, o cuidado do paciente com a alimentação e a higiene bucal vão ser determinantes para o período de durabilidade dos efeitos.

A descoloração dos dentes ao longo do tempo é comum, como consequência do processo de envelhecimento natural e de fatores externos, como a alimentação. Ainda assim, mesmo que o dente volte a amarelar, a cor nunca voltará a ser como antes do clareamento.

Após uma pausa recomendada pelo dentista, é possível realizar um retoque do branqueamento, com um procedimento rápido e que requer menos tempo de aplicação do gel.

Cuidados necessários após o procedimento

Durante o clareamento dental, deve-se evitar o consumo de alimentos coloridos, como:

  • Cenoura
  • Beterraba
  • Café
  • Chás
  • Vinho tinto
  • Refrigerantes coloridos

Deve-se evitar também o consumo de sucos ácidos e bebidas gasosas de todos os tipos, pois podem aumentar a sensibilidade dos dentes.

Dicas de como prolongar o tempo de duração do clareamento

Confira abaixo algumas dicas para promover um efeito mais duradouro ao clareamento dental:

  • Fazer uma boa higienização da boca após cada refeição, incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal: essa é a melhor forma de prevenir manchas e remover placas bacterianas
  • Escolher pastas e enxaguantes bucais sem corantes: para não correr risco de manchar os dentes
  • Evitar ou parar de fumar: a nicotina e o alcatrão, química presente na fumaça do cigarro, deixam os dentes amarelados e ajudam na formação de tártaro, placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes
  • Utilizar canudo não descartável para ingerir bebidas como vinho, café, chá e isotônicos: para que o líquido e seus pigmentos não entrem em contato com os dentes
  • Evitar usar batons com cores muito fortes todos os dias: o pigmento consegue causar manchas entrando em contato com os dentes

É necessário relembrar que todo clareamento, independentemente do tipo escolhido para o tratamento, precisa de acompanhamento de um dentista para ter a indicação adequada e evitar eventuais problemas e reações.

Clareamento dental

vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda
Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil