Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Câncer de intestino

Doença é mais comum na região do intestino grosso e pode ser tratada com diagnóstico precoce

O que é o câncer de intestino?

O câncer de intestino surge por meio da mutação e do crescimento desordenado de células na região do intestino grosso que é chamada de cólon, no reto e no ânus. Também é conhecido como câncer colorretal.

Esse tipo de câncer também pode surgir no intestino delgado, mas esses casos são mais raros. No geral, os tumores no intestino grosso surgem com a evolução dos pólipos intestinais, que são aglomerados de células que crescem de maneira anormal na parede do intestino. Inicialmente são benignos, mas se não forem removidos, podem se transformar em câncer.

O câncer de intestino é um dos mais comuns no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele, do câncer de mama e do câncer de próstata. Além disso, é estimado que 90% dos casos aconteçam por conta de maus hábitos diários, como sedentarismo, tabagismo e dietas ricas em gorduras.

Quais são os principais sintomas?

  • Sangue nas fezes

  • Fraqueza ou anemia

  • Cansaço frequente

  • Dor ou desconforto abdominal, incluindo cólicas e gases

  • Prisão de ventre ou diarreia

  • Sensação de peso ou dor na região anal

  • Sensação de evacuação incompleta e vontade frequente de ir ao banheiro

  • Perda de peso sem realização de dietas

Quais são os fatores de risco? O que pode causar câncer de intestino?

As causas do câncer de intestino ainda não são totalmente claras. Mas, embora qualquer pessoa possa desenvolver a doença, ela é mais comum em:

  • Quem tem mais de 50 anos

  • Quem já teve histórico de câncer de intestino ou pólipos intestinais

  • Quem tem histórico familiar de câncer intestinal

  • Quem tem histórico familiar de doença de Lynch ou polipose adenomatosa familiar (PAF)

  • Quem tem alguma doença inflamatória intestinal, como colite ulcerativa ou Doença de Crohn

  • Quem fez sessões de radioterapia para curar outros tipos de tumores abdominais

Além disso, os riscos da doença aumentam se a pessoa:

  • Está acima do peso ou obesa

  • Mantém uma alimentação rica em gorduras, açúcares e alimentos embutidos

  • Não pratica atividades físicas com frequência

  • Consome álcool com frequência

  • Fuma

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito por um gastroenterologista ou por um proctologista. O paciente deve procurar um desses profissionais ao sentir alguns dos sintomas que citamos acima, principalmente se já tiver se recuperado de um câncer de intestino anteriormente.

O profissional irá solicitar exames como o de sangue oculto nas fezes, tomografia computadorizada e colonoscopia com biópsia. Além disso, o médico também pode pedir para o paciente mudar alguns hábitos diários, principalmente relacionados à alimentação e exercícios físicos.

Isso acontece porque alguns sintomas de câncer de intestino podem também surgir por conta de outras doenças, como Síndrome do Intestino Irritável e algumas intolerâncias. Nesses outros casos, a mudança na alimentação pode fazer com que os sintomas desapareçam.

Se os sintomas não desaparecerem, o médico vai analisar o resultado dos exames e constatar ou não a existência do câncer.

Câncer de intestino tem cura? Como é feito o tratamento?

Felizmente, o câncer de intestino tem um alto índice de cura, que atinge até 95% dos casos se for diagnosticado ainda nas fases iniciais da doença.

O tratamento vai depender do tipo de tumor desenvolvido, do local onde ele está localizado e do estágio do câncer. O mais comum é que o médico retire cirurgicamente as partes do intestino afetadas pela doença. A quimioterapia só é necessária em casos mais avançados.

Se o tumor estiver localizado no reto, a radioterapia pode ser recomendada antes da cirurgia. O mesmo acontece se o câncer estiver muito avançado e crescendo rapidamente. Nesses casos, a radioterapia e a quimioterapia são recomendadas para tentar barrar o crescimento dos tumores.

Como prevenir o câncer de intestino?

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de intestino está muito relacionado aos hábitos poucos saudáveis que uma pessoa adota ao longo da vida.

Por isso, é essencial se manter saudável. Algumas dicas são:

  • Evite comer alimentos industrializados e embutidos, e dê preferência para vegetais, legumes e frutas

  • Evite alimentos com corantes e conservantes, mantendo uma dieta rica em fibras

  • Faça exercícios diariamente, por pelo menos 30 minutos

  • Não fume

  • Não beba em excesso

Também é muito importante fazer o rastreamento da doença caso haja histórico de câncer de intestino na família. Consulte um gastroenterologista ou um proctologista com frequência para fazer exames e esclarecer dúvidas.

Após os 45 anos, é recomendado realizar colonoscopias com frequência. A colonoscopia é o exame que identifica a presença de pólipos intestinais, que devem ser retirados o quanto antes para não evoluírem o câncer.

Destacamos de novo que o diagnóstico precoce é o que garante as maiores chances de cura na maioria dos casos de câncer. Então não deixe de consultar um médico, fazer os exames de rotina e manter a sua saúde em dia.

Com a Vale Saúde, você encontra consultas acessíveis com diversos especialistas, incluindo o proctologista e o gastroenterologista. Saiba mais sobre como assinar e cuidar do seu corpo!

Assine e agende uma consulta

Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora:

Especialistas mais indicados para o tratamento

Gastroenterologista

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Moções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil