Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Saúde V


Saúde e Bem-estar

Alimentação

Dicas e Curiosidades

Exames

Saúde Mental

Dicas e Curiosidades

Devemos retirar a casquinha de machucado?

17 de

setembro

de 2024

criança colocando curativo sobre casquinha de machucado no joelho
assinatura vale saúde

Novo sangramento na ferida inicia outro processo de cicatrização e deixa o local exposto a infecções

O que é a casquinha de machucado e por que ela se forma?

Quando você era criança, com certeza você já se feriu e ficou com vontade de tirar a casquinha de machucado que se formou, não é mesmo? A coceira no local e a crosta em alto relevo tornam praticamente irresistível o desejo de retirar a casca. Mas devemos realmente fazer isso?

Provavelmente sua mãe não deixava você mexer em machucados que estavam em processo de cicatrização. No geral,   não falam um motivo concreto e científico para isso, mas é um consenso popular de que não devemos cutucar a casquinha das feridas. E elas estão certas!

A casquinha de machucado faz parte do processo natural de cicatrização. Quando a pele é lesionada, o corpo inicia um processo de cura para reparar o tecido danificado. Dessa forma, o sangue coagula por meio das  , que formam uma barreira protetora sobre a ferida. Essa crosta ajuda a proteger a área contra infecções, microrganismos e outras agressões externas enquanto a pele se regenera por baixo dela.

A seguir, vamos explicar se é recomendado tirar a casquinha, se a formação da crosta é um sinal de boa cicatrização e ainda vamos oferecer dicas para você cuidar bem de ferimentos e ter uma cura sem complicações. Confira!

Pode tirar a casquinha de machucado?

Essa é uma dúvida muito comum, mas a verdade é que não devemos retirar a casquinha de machucado. Independentemente da idade, cutucar o machucado pode causar uma série de problemas, como:

  • Deixar o corpo vulnerável a infeções: a casquinha é uma proteção e parte da cicatrização natural do organismo. Ao retirá-la, você abre uma porta de entrada para bactérias e outros microrganismos, que causam inflamações e infecções. Além disso, tenha em mente que as unhas são os lugares que mais possuem bactéria, e há a possibilidade de você se contaminar na hora que estiver cutucando o machucado.
  • Formar cicatrizes: ao tirar a casquinha, é possível que você aprofunde a ferida cada vez mais, o que vai gerar uma cicatriz que provavelmente irá te acompanhar pelo resto da vida.
  • A ferida não cicatrizar: quando a crosta é retirada e há um novo sangramento, o processo de cicatrização começa novamente. Dessa forma, o organismo entra em um ciclo vicioso, em que a ferida consegue permanecer aberta por meses e ter um potencial maior de complicação.

Outro ponto importante é que esse processo de reinício da cicatrização é capaz de gerar crostas muito profundas, que precisarão ser retiradas por um dermatologista, em um processo conhecido como assepsia total, que tem como objetivo limpar completamente o local e proporcionar uma cura saudável para o machucado.

Qual é a melhor maneira de deixar uma ferida cicatrizar?

Agora que você já sabe que não deve retirar a casquinha de machucado, você deve estar se perguntando: e o que fazer para que um machucado cicatrize sem complicações?

A resposta vai depender, é claro, do tamanho da ferida. Cortes com mais de 4mm já rompem vasos, o que faz com que escorra sangue. Se o machucado for pequeno, é recomendado apenas lavá-lo com água e sabão e deixar o corpo seguir com o processo natural de cicatrização.

A casquinha é muito importante nesse processo porque, por baixo dela, a pele está se regenerando lentamente. Por isso, é indicado deixar que ela caia sozinha, sinalizando que a pele já está pronta para ser exposta novamente.

O tempo de cicatrização depende de cada organismo e do tipo de ferida que foi aberta. Lesões pequenas demoram, em média, de 3 a 7 dias, enquanto cortes mais profundos levam até 3 semanas para curar completamente. Já os ferimentos cirúrgicos muitas vezes ultrapassam os 60 dias até cicatrizarem totalmente.

A casquinha é um sinal de que o machucado está cicatrizando bem?

Sim, no geral, a presença da casquinha é sinal de que a lesão está em um bom processo de recuperação, já que ela se forma quando o sangue coagula por meio de acúmulo de plaquetas, criando uma barreira protetora sobre a ferida.

No entanto, é preciso ter atenção: se a crosta ou a área ao redor do machucado estiver vermelha, quente, inchada, dolorida e com a formação de pus (secreção em tom amarelado), pode ser um indicativo de inflamações ou até mesmo infecções.

Nesses casos, é aconselhado buscar atendimento médico com um clínico geral para que ele avalie o ferimento, faça o curativo adequado, dê as orientações para os cuidados em casa e, se houver necessidade, também prescreva antibióticos.

Se machucou? Confira dicas para evitar infecções e garantir uma boa cicatrização

Acidentes acontecem e se machucar é relativamente comum. Por isso, para garantir a sua saúde, separamos algumas dicas sobre o que você deve fazer ao sofrer um ferimento:

  • Limpe a ferida com água e sabão neutro logo após se machucar, a fim de remover sujeiras e bactérias. Evite usar álcool, pois isso é capaz de irritar a pele.
  • Se possível, aplique um antisséptico suave, como iodo ou clorexidina, para prevenir infecções.
  • Se a ferida for pequena ou superficial, não é necessário cobri-la. No entanto, se for mais profunda ou estiver em uma área de atrito, é indicado fazer um curativo ou cobrir com uma gaze esterilizada para protegê-la contra sujeiras e bactérias. Troque o curativo diariamente ou se ficar molhado ou sujo.
  • Mantenha a ferida ligeiramente úmida com pomadas cicatrizantes ou antibióticas indicadas pelo médico, pois isso consegue acelerar o processo de cicatrização e reduzir o risco de cicatrizes.
  • Não coce, esfregue ou arranque a casquinha do machucado.
  • Tenha uma alimentação balanceada e procure consumir alimentos ricos em vitaminas e proteínas, que ajudam na regeneração da pele. A vitamina C, por exemplo, é importante para a formação de colágeno.
  • Evite expor a ferida ao sol para não causar manchas ou cicatrizes. Após a cicatrização inicial (quando a casquinha cair), comece a usar protetor solar na área.
  • Se a ferida for profunda, estiver infeccionada, não cicatrizar adequadamente ou demorar muito tempo para curar, consulte um médico para que ele indique tratamentos adicionais.

Cuide da sua saúde com uma assinatura que cabe no seu bolso!

Você sabia que com uma assinatura da Vale Saúde, você tem acesso a mais de 60 especialidades médicas, incluindo dermatologistas e clínicos gerais, com consultas presenciais ou via telemedicina?

Além disso, é possível obter até 60% de desconto em medicamentos nas farmácias credenciadas, e a assinatura não possui carência, nem restrições a doenças pré-existentes.

Saiba mais sobre a Vale Saúde e comece a cuidar de você mesmo!

Casquinha de machucado



vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Posts Relacionados

Colágeno hidrolisado: o que é e para que serve

Colágeno hidrolisado: o que é e para que serve

Além da pele, proteína ajuda a manter a saúde de cabelos, unhas, articulações e músculos.

Vitamina E: O antioxidante que você precisa para melhorar a saúde da sua pele

Vitamina E: O antioxidante que você precisa para melhorar a saúde da sua pele

Como a Vitamina E pode beneficiar na saúde da pele e cabelos através do consumo de alguns alimentos.

o que é cid

O que é CID (Classificação Internacional de Doenças)

Publicado pela OMS, a CID reúne revisões de doenças por meio de classificação de números e letras

Receba novidades em seu email

Inscreva-se na nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com os termos de uso, a e em ser contatado por SMS, e-mail e telefone.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil