Vale Saúde - Logomarca
Fisioterapeuta especializado em Reeducação Postural Global aplica exercícios para melhorar a postura e aliviar a dor

RPG

Fisioterapeuta especializado em Reeducação Postural Global aplica exercícios para melhorar a postura e aliviar a dor

Consultas presenciais com RPG

A PARTIR DE

R$ 70*

Ligue Saúde: orientação médica por telefone

24H POR DIA

Incluso

Pronto atendimento online com Clínico geral e Pediatra

24H POR DIA

R$ 49,90/consulta

Qual a função do especialista?

A Reeducação Postural Global (RPG) é um tratamento realizado de forma individual, no qual o fisioterapeuta aplica técnicas e exercícios para corrigir a postura, aliviando a dor crônica e melhorando a vida do paciente.

Como utiliza conceitos de cadeia muscular, a RPG exercita a globalidade do corpo, tratando dores e a má postura por meio de sessões que trabalham a maioria da musculatura e todas as articulações.

Além de atender pacientes com dores crônicas, a RPG também é recomendada para portadores de patologias da coluna (grande curvatura, escoliose, cifose, hérnia de disco, protusões discais), distúrbios de articulação temporomandibular e síndrome do túnel do carpo e para corrigir a má postura, tanto pelo mau uso do corpo, como na má postura da adolescência e alterações posturais gestacionais.

A técnica também ensina posições corporais corretas para a realização de tarefas domiciliares, atividade profissional, cuidados pessoais, exercícios físicos e até mesmo atividades de lazer. As sessões são individuais, com frequência semanal, e conduzidas por profissional com graduação em Fisioterapia e especialização em RPG. O especialista corrige problemas de postura por meio de técnicas específicas de alongamento do tecido muscular.

Atualmente, pelo estudo da Biomecânica, sabe-se que a RPG é um tratamento conservador que pode ser utilizado em conjunto com outras técnicas, a fim de evitar procedimentos cirúrgicos.

Origem da RPG

Criado em 1981 pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, a partir do trabalho de Françoise Mézières e de vários anos de estudos e pesquisas em Biomecânica e Física, o método atua de forma global e individual, promovendo o alinhamento de todo o corpo.

Por meio da RPG, se ganha consciência corporal, flexibilidade muscular, melhora da respiração, uma boa postura e a eliminação de dores recorrentes.

Três princípios fundamentais do método

  • Individualidade: cada ser humano é individual e reage de forma diferente, não sendo indicado nenhum tratamento padrão por sintoma ou idade
  • Causalidade: a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, não devendo apenas ser tratado o local da dor
  • Globalidade: o corpo é tratado como um todo, de forma a identificar os responsáveis pelas alterações musculoesqueléticas

Quais são as condições que podem ser tratadas pelo especialista?

  • Problemas de coluna (escoliose, cifose, lombalgia, cervicalgia, hérnia de disco, ciática)
  • Dores crônicas
  • Cefaleias (dores de cabeça tensionais)
  • Torcicolos
  • Disfunção da ATM (articulação da mandíbula)
  • Problemas no joelho
  • Pé plano
  • Alteração de equilíbrio
  • Espondilite anquilosante (inflamação das grandes articulações como quadris e ombros)
  • Tendinites e bursites
  • Contraturas musculares
  • Síndrome do túnel do carpo e outras lesões por esforço repetitivo (LER)

Quais são os benefícios do RPG?

Os benefícios da Reeducação Postural Global podem ser percebidos desde as primeiras sessões, pois a pessoa se torna mais consciente da sua postura corporal, o que já é um estímulo para que ela se esforce em manter boas posições nas tarefas do seu dia. Outros benefícios são:

  • Combater a dor nas costas e realinhar a coluna
  • Eliminar a dor ciática
  • Curar o torcicolo
  • Corrigir o posicionamento dos joelhos
  • Melhorar a respiração e a movimentação do tronco em pessoas com espondilite anquilosante
  • Solucionar problemas de coluna como escoliose e hérnia de disco
  • Contribuir para o tratamento de alterações nas articulações como na dor crônica do quadril
  • Eliminar a cefaleia tensional (dor de cabeça por tensão nos músculos das costas e do pescoço)
  • Eliminar dores causadas por alterações na articulação têmporo-mandibular
  • Corrigir o pé plano, por promover realinhamento das forças da gravidade
  • Melhorar a respiração por permitir uma maior amplitude dos músculos respiratórios
  • Melhorar a posição da cabeça, em muitos casos, mais para frente que o ideal
  • Melhorar o posicionamento dos ombros, que ficam mais virados para frente.

Quando devo procurar um profissional de RPG?

Quem sofre dos problemas citados acima pode encontrar benefícios com o tratamento da Reeducação Postural Global (RPG). Geralmente, médicos ortopedistas e traumatologistas encaminham para esta prática pacientes com patologias de coluna e desvios posturais, além de outras lesões de articulações que podem ser tratadas com este fisioterapeuta especialista.

Por conta, o indivíduo que sente recorrentemente dores ou desconfortos nas costas, ombros, cabeça, quadril e outras articulações após a realização de suas tarefas diárias pode buscar um profissional de RPG para uma avaliação a fim de verificar se pode encontrar melhorias no seu cotidiano com esta prática.

Na RPG, os exercícios são indicados levando em consideração a necessidade de cada pessoa e por isso a prescrição é individual, não havendo recomendação generalizada, uma vez que cada pessoa tem características únicas que devem ser levadas em consideração.

Normalmente, cada sessão de RPG dura aproximadamente uma hora, e a quantidade de sessões necessárias pode variar de acordo com o objetivo do tratamento e a postura de cada pessoa.

Não há idade limite para o tratamento com RPG, que pode ser praticada desde a infância. Quanto melhor a consciência e a concentração melhor serão os resultados. Quando há contraindicação, costuma ser de origem médica, então sempre é bom consultar o ortopedista ou fisiatra antes de partir para algum método de fisioterapia.

Como funciona o tratamento com RPG?

Ao longo das sessões de fisioterapia de RPG, o especialista determina posturas e sua forma de aplicação, realizando microajustes em alongamentos sentados, deitados ou em pé. No tratamento, em sessões semanais de aproximadamente uma hora, são trabalhados todos os tipos de musculaturas: estáticos, dinâmicos e respiratórios. Esse método não tem contraindicações para faixas etárias.

A partir da avaliação de cada paciente, o fisioterapeuta consegue identificar os locais que requerem tratamento para então tratá-los com posturas adequadas: durante a execução das posturas, as áreas rígidas são realinhadas pelo profissional, de forma guiada e suave, devolvendo a harmonia e o bom funcionamento ao corpo, além de tornar o indivíduo mais consciente do mesmo.

O tratamento consiste em uma técnica de ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo, por meio do estiramento do tecido muscular retraído para reequilíbrio dos músculos que mantém a postura, utilizando ainda o princípio da "fluagem" (que é o estado fisiológico da forma ou contração constante dos músculos da postura) para manter o alinhamento do corpo. Além disso, utiliza técnicas manuais para a liberação das fáscias, tecido conjuntivo que reveste os músculos e órgãos do nosso corpo.

Para a manutenção dos resultados, o ideal é praticar atividades físicas, manter a hidratação e adotar uma alimentação equilibrada.

Qual a diferença entre fisioterapia e RPG?

O fisioterapeuta pode atuar como instrutor de Reeducação Postural Global (RPG), desde que realizada a respectiva especialização na área (pós-graduação). Método da fisioterapia que visa reeducar a postura de um paciente por meio de técnicas de alongamento e fortalecimento dos músculos, a técnica de RPG foi criada da década de 80, na França, e é utilizada também para aliviar tensões acumuladas nas costas do paciente.

A principal distinção entre o tratamento clássico e o realizado na RPG é o fato de que o tratamento fisioterapêutico tradicional trata os locais específicos do corpo onde a dor é acusada. Ou seja, se o paciente chega à clínica com o diagnóstico de uma cervicalgia, o terapeuta vai tratar apenas as dores na região da coluna cervical.

Enquanto isso, na RPG, o tratamento abrange o sintoma e também a causa da dor. Ou seja, o objetivo da Reeducação Postural é tratar a verdadeira causa do problema que provoca as dores ou demais incômodos e limitações relatadas pelo paciente. Por isso, a RPG é ampla, trata da causa e da consequência.

Há ainda um outro método dedicado a essa parte do corpo, que é chamado de Reequilíbrio da Coluna Vertebral (RVC). Esse tratamento é indicado para quem sofre com dores agudas e crônicas, como hérnia de disco, dor ciática, escoliose, lombalgia, entre outros.