Vale Saúde - Logomarca

Sobre a Vale Saúde

Rede de Atendimento

Blog

Ajuda

Cirurgião odontológico é especializado na cirurgia de reconstrução e de outras patologias da face

Bucomaxilofacial

Cirurgião odontológico é especializado na cirurgia de reconstrução e de outras patologias da face

Qual a função de um cirurgião bucomaxilofacial?

A área de cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade integrada à odontologia, que tem como principais objetivos diagnosticar e tratar distúrbios e patologias que acometem a região da face e dos maxilares.

Dessa forma, um cirurgião bucomaxilofacial atua reconstruindo traumas e fraturas nos ossos da face, tratando tumores nos maxilares, consertando deformidades no crânio e no rosto, cuidando de doenças da Articulação Têmporomandibular (ATM), que prejudicam fala, mastigação e causam incômodos, entre outros.

Geralmente, esse cirurgião trabalha em conjunto com outros especialistas, como ortodontistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e até otorrinolaringologistas, de acordo com a patologia que está sendo tratada. Isso acontece porque muitos dos problemas tratados pelo bucomaxilo afetam fala, mastigação e respiração, precisando do auxílio desses outros profissionais para garantir melhor recuperação ao paciente.

Quais são as principais doenças tratadas?

  • Tumores malignos e benignos
  • Cistos nos maxilares
  • Fraturas e traumas no rosto
  • Queixo proeminente
  • Deformidades faciais, do crânio e dos maxilares
  • Disfunções da ATM
  • Dores orofaciais
  • Apneia obstrutiva do sono, se for relacionada ao crescimento maxilomandibular
  • Dentes inclusos

Quando devo procurar um cirurgião bucomaxilofacial?

Esse profissional pode ser procurado em questões de emergência e em patologias que acompanham o paciente já algum tempo. Esse é o caso de algumas características físicas que podem prejudicar fala e mastigação, como mandíbula retraída ou protraída, queixo pequeno ou para frente, dentes inclusos, etc.

Dores agudas ou crônicas na região da cavidade oral, estalos ao movimentar a boca e o maxilar, e aumento de volume intraoral ou da face também são alguns sinais que indicam a importância de consultar um bucomaxilofacial.

Em momentos de emergência, geralmente causada por traumas e fraturas nos ossos da face e/ou de origem dentária, e desvios da ATM, é importante ir a um pronto-socorro para ser atendido e tratado o quanto antes.

O atendimento do cirurgião bucomaxilofacial acontece principalmente em ambulatórios, consultórios e hospitais. Se o procedimento for menor e requerer apenas anestesia local (como remoção de dentes inclusos e tumores benignos), pode ser realizado no consultório ou no ambulatório. Mas, em casos mais complexos, como retiradas de tumores malignos e reconstruções faciais, as cirurgias serão feitas em um hospital adequado.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Moções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil