Saúde e Bem-estar
Será que vó realmente sempre tem razão?
15 de janeiro de 2023
Alerta polêmica! Confira algumas frases ditas por ela e verifique se são mitos ou verdades na área da saúde.
Se mãe já protege os filhos, o que dizer sobre as vovós? Amorosas, cuidadosas e cheias de dicas para garantir a melhor pra todos nós, não é mesmo? Mas será que tomar chá cura, colocar casaquinho evita gripe e tantos outras frases realmente têm fundamento científico? Não conta pra ninguém, mas nem sempre.
Leia o texto até o final, reconheça essas ‘verdades’ que rondaram a nossa infância e veja se elas são verdades ou mitos.
“Vem que cá que a vovó dá um beijinho e você vai sarar.”
Caiu, bateu a perna ou simplesmente deu aquela ralada no dedão e lá estão elas, nossas vovós, para nos acalmar e dizer a famosa frase. Infelizmente, nem beijar ou assoprar vão ajudar em uma queda, batida ou ralada, mas é fato que esse carinho é muito acolhedor para qualquer neto/neta.
Ainda assim é válido lembrar as vovós que o ato de beijar ou assoprar machucados não é recomendado pelos médicos devido ao risco de contaminação por bactérias.
“Você vai estragar a vista se continuar fazendo lição no escuro.”
Fazer lição ou ler no escuro não estraga a vista, fique tranquilo. Ufa! Mas é fato que essas atividades devem ser realizadas em um ambiente bem iluminado, o que evita, por exemplo, cansaço para os olhos e dores de cabeça.
Ainda assim, nada de miopia, astigmatismo ou qualquer outra doença ocular poderão ser causadas por não acender a luz para fazer suas atividades.
“Vai colocar um chinelo, menina, ou você vai ter cólica!”
Fiquem tranquilas, meninas. Ficar descalça não vai te fazer ter cólica. O que faz você ter cólica é a liberação de uma substância chamada prostaglandina que promove a contração do útero para a eliminação do sangue menstrual.
Outros fatores que podem fazer com que você tenha cólicas fortes são algumas doenças, como a endometriose ou até mesmo os pólipos e miomas uterinos.
Por isso, é fundamental agendar uma consulta com um ginecologista após a primeira menstruação e pelo menos 1 vez por ano fazer seus exames de rotina.
“Se você não quer ter artrose, então para de estalar os dedos!”
Estala os dedos a todo momento? Pois então, sentimos em informar, mas com o tempo esse hábito pode te levar a ter inchaço nas juntas e a diminuir a força de suas mãos.
Mas não há qualquer relação entre artrose e estalar os dedos.
“Não sai sem levar um casaquinho pra não ficar resfriado(a)!”
Não há uma confirmação de que vento ou frio intenso sejam os causadores de gripes ou resfriados, mas se a pessoa for sensível ao frio ou tiver baixa imunidade a chance de contrair as doenças são maiores.
Mas o casaquinho não protege da gripe, tá?
“Não come muito para não ter pesadelos.”
Os médicos dizem que comer uma quantidade grande de comida ou escolher alimentos mais pesados e gordurosos, como os hambúrgueres e pizzas, por exemplo, não têm relação com pesadelos. O máximo que pode acontecer é você ter insônia ou até não ter um sono tranquilo.
“Azeite cura a otite.”
O azeite não tem ação anti-inflamatória e pode prejudicar o diagnóstico. A otite é uma inflamação no ouvido, que causa bastante dor e, em alguns casos, até febre.
O melhor remédio para curá-la é consultar um otorrinolaringologista para que ele possa avaliar o caso, indicar a medicação adequada como também o tempo de uso.
Não só não use azeite no ouvido como também não use hastes flexíveis – aquele objeto de plástico e com algodão na ponta, pois ele empurra a cera para dentro do ouvido e pode também causar lesões no canal auditivo.
“Nada de tomar leite com manga porque faz mal.”
Só faz mal se você não for intolerante à lactose ou tiver intestino solto. A manga é um excelente alimento, rico em vitaminas A e C e o leite, além de ser fonte de cálcio também tem vitamina B2 em sua composição.
Mas, diante de tantos mitos, será que as vovós nunca têm razão?
A gente te conta que algumas frases são verdadeiras, continue lendo para descobrir. Como, por exemplo:
“Não estoure a bolha.”
Em casos de bolhas por machucados ou queimaduras, as vovós têm razão ao dizer que não se deve estourá-las. O certo é deixar que a água presente na bolha saia naturalmente. Então, para de cutucar as bolhas, hein.
“Tem que esperar 2 horas depois de comer para entrar no mar para não ter congestão.”
Vovós têm razão. Não por conta da água, mas porque ao entrar no mar após uma refeição, por exemplo, nos leva a nadar, pular e brincar, o que pode gerar algum mal-estar. Por isso, coma tranquilo e depois descanse. Isso vale para piscinas e lagos também, viu?
Mas se tem uma coisa que é muito verdade é o amor que nossas vovós têm por nós. E que tal retribuir a atenção e o amor por meio de cuidado? Na Vale Saúde os idosos não vão pagar mais caro para serem atendidos e não importa se já tenham alguma doença preexistente.
Contamos com médicos atenciosos e prontos para atendê-los 24h. Acesse o nosso site e conheça as nossas assinaturas.
Escrito por Vale Saúde
A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.