Médico do trabalho
Especialidade tem como principal objetivo garantir a saúde de colaboradores em ambiente de trabalho
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Qual a função do médico do trabalho?
De acordo com a convenção número 155 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), da qual o Brasil faz parte, assim como as normas regulamentadas pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), o empregador é responsável e deve cuidar da saúde e da segurança dos seus colaboradores.
Dessa forma, a Medicina do Trabalho funciona como auxiliar das empresas, zelando pela promoção da saúde do funcionário e possibilitando que ele exerça sua função corretamente sem riscos ao dia a dia e à qualidade de vida do indivíduo.
Embora muitas empresas ainda compreendam o papel do médico do trabalho apenas como obrigatório para cumprir a burocracia da lei, esse profissional pode contribuir com um bom ambiente de trabalho, engajando funcionário e aumentando a produtividade.
Entretanto, para que a consulta seja efetiva, é importante que o médico do trabalho entenda com certa profundidade as atividades de cada profissão. Assim, ele conseguirá relacionar a saúde dos colaboradores com seus trabalhos, assegurando o bem-estar de cada um.
Quais são as atividades realizadas pelo médico do trabalho?
A Medicina do Trabalho segue obrigatoriamente o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que define pontos importantes sobre exames, cronogramas, relatórios e análises que devem ser feitos pelo médico do trabalho. Alguns deles são:
- Realizar exames e diagnósticos no atendimento médico
- Prestar atenção ao histórico do paciente
- Encaminhar o paciente se ele precisar de algum tipo de tratamento
- Notificar doenças e acidentes de trabalho
- Participar de atividades educativas na empresa e realizar inspeções em conjunto com órgãos de Saúde Ocupacional
Além disso, o médico do trabalho é muito conhecido por fazer vários exames, como:
- Exame admissional, que é feito antes da contratação de um colaborador com carteira assinada
- Exame periódico, que é feito de acordo com um intervalo de tempo determinado para avaliar a saúde dos colaboradores
- Exame de mudança de função, que é feito antes de um colaborador mudar de função ou setor que possa oferecer riscos
- Exame de retorno ao trabalho, que é feito quando o funcionário fica afastado por 30 dias ou mais e precisa retornar à função
- Exame demissional, que é feito quando o funcionário é desligado
Durante esses procedimentos, o médico pode enxergar a necessidade de solicitar exames complementares, como eletrocardiogramas, eletroencefalogramas, raio-X, audiometria, acuidade visual e exames laboratoriais, como de sangue, urina e fezes.
Os exames complementares também podem ser diferentes de acordo com a função que é ocupada pelo colaborador. Por exemplo, pessoas que trabalham em ambientes fabris precisam passar por audiometrias com maior frequência para detectar possíveis danos aos ouvidos, enquanto trabalhadores de escritórios (que utilizam muito computadores e ficam sentados por várias horas) terão foco em exames de imagem para acompanhar a coluna.
Quais são as principais doenças ocupacionais tratadas pela Medicina do Trabalho?
- Problemas de visão
- Catarata
- Lesão por esforço repetitivo (LER)
- Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT)
- Doenças psicossociais (ansiedade, depressão, burnout, estresse, síndrome do pânico, entre outras)
- Surdez definitiva ou temporária
- Asma
- Dermatose
- Antracose pulmonar (lesões no pulmão causadas pela inalação frequente de carvão ou poeira)
- Silicose (doença pulmonar causada pela inalação constante de sílica cristalina)
Toda empresa precisa de um médico do trabalho?
Todas as empresas que contratam em regime CLT são obrigadas a ter o PCMSO no regimento interno e contar com o atendimento de um médico do trabalho.
Além da parte burocrática e legislativa, o empregador precisa entender que desenvolver métodos para garantir a saúde do colaborador é importante para a empresa, para o próprio funcionário e para a família dele. É essencial que o indivíduo se sinta seguro para que ele consiga entregar o seu melhor no ambiente de trabalho.
Outro ponto importante a ser citado é que a ocorrência de doenças ou acidentes resultantes do trabalho causa um grande impacto negativo para o negócio, além de poder gerar processos trabalhistas no futuro.
Com que frequência funcionários devem consultar um médico do trabalho?
As regras de periodicidade das consultas variam, mas no geral elas são semestrais, anuais ou bienais:
- Exames semestrais: acompanham a saúde do colaborador por meio de monitoramentos biológicos.
- Exames anuais: aos colaboradores expostos a fatores de risco, portadores de doenças crônicas, menores de 18 ou maiores de 45 anos, é necessário realizar o exame todos os anos.
- Exames bienais: colaboradores entre 18 e 45 anos que não estão sujeitos a fatores de risco devem ser acompanhados a cada dois anos.